Banca de DEFESA: Amanda Martins Barbosa

DISCENTE : Amanda Martins Barbosa
DATA : 25/01/2023
LOCAL: Sala do PPG- MUS/Online

Mùsica Popular e currículo: lógicas de recontextualização na Bituca - Universidade de Música Popular

Ensino de música popular. Bituca. Currículo. Lógicas de recontextualização.

A pesquisa apresentada trata-se de um estudo de caso que teve como objetivo principal conhecer e analisar a proposta curricular da Bituca – Universidade de Música Popular, de Barbacena – MG. Elegeu-se como objeto de pesquisa as lógicas recontextualizadoras que organizam o currículo do ensino de música popular em uma escola livre de música. A investigação surgiu da possibilidade de analisar uma proposta de formação singular: que tem a música popular brasileira como foco e que recebe alunos advindos de diferentes contextos e formações. Como técnicas de construção de dados, foram utilizadas a pesquisa documental, a realização de entrevistas semiestruturadas com coordenadores e “mestres” da Bituca, e a aplicação de questionários online com egressos dessa instituição. A fundamentação teórica foi construída a partir da compreensão dos níveis da prática curricular de Sacristán, do dispositivo epistêmico-pedagógico proposto por Maton e da leitura desse dispositivo feita por Richardson que estruturou conceitualmente a arena social do jazz. Como resultados pode-se observar que há uma prescrição curricular extraoficial que dialoga com a tradição estabelecida ressignificando-a a partir de uma lógica de recontextualização caracterizada por um repertório especifico – a música popular brasileira, pela centralidade da prática e pela flexibilidade na seleção e organização do ensino.

Externo à Instituição - DANIEL MENEZES LOVISI - UFU
Interna - 2947380 - DELMARY VASCONCELOS DE ABREU
Presidente - 055.973.456-56 - MARCUS VINICIUS MEDEIROS PEREIRA - UFMS
Interno - 1800845 - PAULO ROBERTO AFFONSO MARINS