Manifestações expressivas na prática musical de crianças que se encontram nos estágios de imitação da Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin E. Gordon
imitação; manifestações expressivas; Teoria de Aprendizagem Musical; Edwin E. Gordon.
A imitação pode ser entendida como reprodução de uma ação observada de forma semelhante. Apesar disso, a compreensão sobre o que é imitação, como ocorre e qual é sua função na aprendizagem musical de bebês e crianças pequenas abrange uma certa complexidade de definição, por envolver diversos aspectos musicais, sociais, emocionais e cognitivos. O referencial teórico está baseado na Teoria de Aprendizagem Musical (TAM) de Edwin E. Gordon (2015) que aponta a imitação como parte do desenvolvimento musical das crianças. O objetivo desta pesquisa, é investigar as manifestações expressivas envolvidas na prática musical de crianças que se encontram nos estágios de imitação da Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin E. Gordon. De abordagem qualitativa, esta pesquisa se utilizará do estudo de casos múltiplos (Yin, 2001), no qual pretende-se cruzar dados semelhantes de cada caso único, relacionando e categorizando as manifestações expressivas imitativas. Serão selecionadas crianças entre 2 a 5 anos que se encontram nos estágios de imitação da TAM e estão matriculadas no Centro de Desenvolvimento Musical Mifásol-lá. Este espaço foi selecionado por ser especializado na TAM. A observação direta intensiva (LAKATOS, 2003) será utilizada para coletar as manifestações expressivas imitativas, ocorrendo em dois momentos: entrevistas semi-estruturadas e observação naturalística com gravação de vídeos das aulas de musicalização. Para analisar os dados, será utilizada a análise microgenética (GOÉS, 2000) e videografia (MEIRA, 1994), buscando uma análise minuciosa das manifestações expressivas imitativas. Como considerações preliminares, supõe-se que a aprendizagem musical não ocorre somente a partir da imitação de padrões tonais e rítmicos como propõe Edwin Gordon, mas que existem outras vias de imitação que compõe o desenvolvimento musical da criança, tais como: afetivas, emocionais, comportamentais, sócio-culturais e cognitivas. Sendo assim, a imitação na prática musical de crianças ocorre por diversas vias, tornando-a dinâmica.