O caminho se faz ao caminhar : Projetos de Vida com a música de duas cantoras de Brasília
projeto de vida de duas cantoras; pesquisa (auto)biográfica; sujeito musicobiográfico.
Este trabalho tem como objeto de estudo o projeto de vida com a música de duas cantoras residentes em Brasília. Estabeleci como objetivo geral: compreender nas narrativas autobiográficas de duas cantoras, modos de constituir-se nos projetos de vida com a música. Nesta direção, os objetivos específicos foram: evidenciar como as experiências com a música delinearam os caminhos traçados na configuração de seus projetos de vida; analisar como elas dão sentidos a uma vida projetada com a música; e compreender como elas se reconhecem como cantoras. Para chegar a compreensões e reflexões sobre a proposta desse estudo, a pesquisa (auto)biográfica revelou-se como mais apropriada, fundamentada no conceito projeto de vida de Maria da Conceição Passeggi e Luciana Medeiros da Cunha, baseada na figura do indivíduo-projeto de Christine Delory-Momberger; e dos sujeitos empírico, epistêmico, biográfico de Passeggi e sujeito musicobiográfico de Delmary Abreu. O dispositivo para a coleta de dados foi a entrevista narrativa autobiográfica. No diálogo com as duas cantoras, foram revelados como trilhas indicativas de seus modos de constituir-se com a música: a escolha pela música, a constituição na formação e nas experiências com a música e o reconhecimento que elas fazem de si com a música. Dessa forma, o projeto de vida com a música, se constitui como um processo de ações minúsculas praticadas pelas cantoras no interior de cada contexto, cada palco por onde seu cantar permeia, e também por cada atividade desempenhada com a música. Essas ações vão constituindo as cantoras em profissionais