PRÁTICAS DE CANTO CORAL INFANTOJUVENIL EM CONTEXTOS ESCOLARES: UM ESTUDO À LUZ DA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA
Coral Infantojuvenil Escolar; Pesquisa (auto)biográfica; Biogramas; Entrevistas Narrativas.
A presente pesquisa tem por objetivo geral compreender, à luz das narrativas formativas, como as trajetórias de vida e formação musical de regentes de coros infantojuvenis vêm se configurando no cenário escolar da Educação Básica do Distrito Federal. Como referencial teórico –metodológico nos ancoramos na Pesquisa (auto)biográfica. A metodologia escolhida para a presente pesquisa consiste nas fontes primárias – entrevistas narrativas e secundárias - biogramas. Essas fontes serão instrumentos de análise dos regentes, que são os colaboradores desta pesquisa. Dentro dessa perspectiva será possível trazer a trajetória de vida dos professores regentes de coros infantojuvenis nos contextos escolares da Educação Básica, como fatores estruturantes das visões de mundo, daqueles que tornam suas experiências com educação musical algo constitutivo nas suas histórias de vida profissional. Espera-se com esta pesquisa trazer discussões que possam aprofundar as práticas de canto coral escolar no Distrito Federal nos seus processos históricos, culturais, pedagógicos e musicais.