Oficina de Música Experimental e Humanização em Formação Continuada nos Centros de Vivências Lúdicas de Brasília
Oficina de música, humanização, formação continuada, educação libertadora.
Esta dissertação busca analisar a prática de uma Oficina Musical para vinte e três professoras e três professores de Ensino Fundamental não especialistas em música para discutir processos humanizadores em educação. Este grupo, "Centro de vivências Lúdicas- Oficinas Pedagógicas", trabalha em um contexto de formação continuada para professores de escola pública. Como objetivos secundários, esta pesquisa pretendeu: 1) refletir sobre os processos de aprendizagem musical em uma abordagem colaborativa; e 2) analisar meu próprio processo de humanização na oficina. Esta pesquisa baseia-se em estudos teóricos de autores como Paulo Freire e José Pacheco para explicar a humanização como uma busca pelo “ser mais” no conhecimento de si e do mundo. A Arte, como vivência e aprendizado, pode desempenhar um papel importante neste contexto. Este estudo qualitativo foi conduzido por uma pesquisa-ação-existencial segundo Barbier (2002). Pontos importantes nesta metodologia são participação ativa, inventividade e autonomia nos processos educativos, arte, discussão e reflexão sobre os temas propostos. A coleta de dados foi realizada durante o ano de 2022 por meio de observação participante, questionário, rodas de conversa e entrevistas semiestruturadas com os participantes em um período de quatro meses. Por meio da triangulação de dados e análise temática, concluí esta investigação ressaltando a importância da humanização nesta formação continuada. Destaco o cuidado com o outro desde as instâncias institucionais às relações comunitárias e pessoais em um ver/acolher como uma porta respeitosa e afetiva da cultura, das potencialidades e dificuldades do outro. A liberdade responsável como uma porta para a ação educativa criativa, refletida, eficaz e partilhada. Por fim, a potência educacional estética como possibilidade de vivenciar conhecimentos artísticos e afetivos na prática educativa.