NARRATIVAS DA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM MÚSICA: UM ESTUDO DE ENTREVISTA NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA COM UMA EDUCADORA MUSICAL WALDORF
Educadoras Musicais. Pedagogia Waldorf. Pesquisa (Auto)biográfica.
Esta pesquisa está centrada na produção de uma documentação narrativa, inseridos na Pedagogia Waldorf, relacionando-os com a biografia de duas educadoras musicais brasileiras. A pesquisa-formação-ação se concentra também em aspectos pedagógicos das contribuições metodológicas e musicobiográficas dentro do contexto educacional proposto para o campo da educação musical sob um olhar de professoras atuantes em dois ambientes waldorf do país: Encanto Espaço Musical, em Florianópolis; e Faculdade Rudolf Steiner, em São Paulo-SP. A contribuição da pesquisa consiste em fazer expandir pesquisas que agreguem estudos relacionados a educação musical escolar e cursos livres sob a ótica das Histórias de Vida de profissionais da área, no sentido de fortalecer os saberes da experiência de professores de música em diálogo com os conhecimentos prescritos nos currículos e pedagogias já estabelecidas em contextos de escolas de educação básica para que, assim, possa-se produzir novos conhecimentos sobre o tema.