NARRATIVAS DA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM MÚSICA: UM ESTUDO DE ENTREVISTA NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA COM UMA EDUCADORA MUSICAL WALDORF
Pedagogia Waldorf. Educadora Musical. Pesquisa (Auto)biográfica. Narrativas de formação.
Esta pesquisa tematiza a experiência da formação com o uso das narrativas (auto)biográficas de uma educadora musical Waldorf. O objetivo da pesquisa consiste em compreender as experiências da formação de Inês Hartt. Ao analisar a relação do fazer musical da educadora com a pedagogia Waldorf, evidenciamos as contribuições musicais que essa profissional traz para a formação de outros profissionais que atuam com esta pedagogia. O referencial teórico consiste nos fundamentos das narrativas de formação em educação embasados por Delory-Momberger. A metodologia está centrada no método (auto)biográfico cuja fonte incide na entrevista narrativa (auto)biográfica. Para o processo de análise as unidades temáticas foram pensadas em tramas narrativas na perspectiva de Paul Ricoeur. Os resultados mostram que as narrativas de formação (auto)biográficas enlaça a experiência da formação como dispositivo formativo de professores de música em cursos de formação inicial e continuada.