Banca de DEFESA: Luan Augusto Langaro Teixeira

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Luan Augusto Langaro Teixeira
DATA : 11/12/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Departamento de Música
TÍTULO:

MILONGA SOLTA NO ESPAÇO: A MÚSICA EM TRÂNSITO A PARTIR DA (DES)CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA EM RAMIL E DREXLER


PALAVRAS-CHAVES:

milonga, cultura, transformação, Vitor Ramil, Jorge Drexler.


PÁGINAS: 175
RESUMO:

A presente pesquisa busca analisar a milonga e suas características transitórias na fronteira sul do Brasil, exemplificadas pelas obras de dois compositores, Vitor Ramil e Jorge Drexler. Baseado em autores dos campos da musicologia (Cook, 2001), antropologia (Canclini, 2008, Martin-Barbero, 1997, Grimson, 2011) e estudos culturais (Hall, 2006), leva-se em conta as transformações presentes no desenvolvimento do gênero e sua relação com o meio cultural, através das construções e desconstruções culturais e suas relativas dinâmicas estéticas, as quais são expressas nos exemplos propostos. Sobre a milonga, é analisado o seu surgimento e sua inevitável transformação dentro da música popular, a partir da sua gênese e sua relação com o espaço geográfico-cultural, bem como sua evolução em termos dos seus materiais musicais intrínsecos. Dessa forma, contextualiza-se o intercâmbio de sonoridades que fica inerente a esse processo e que transforma a milonga em um agente de significação estético-cultural dentro da obra dos compositores estudados. Com especial atenção ao território gaúcho e brasileiro, busco entender o desenvolvimento da cultura criada no Rio Grande do Sul e sua relação crítica e estética com o trabalho de Ramil, através principalmente da sua obra A Estética do Frio. Utilizo-me também de Drexler, uruguaio, para triangular esse processo e procurar a reverberação da mesma ideia cultural e musical em outro lado da fronteira, através do conceito de Templadismo, buscando exceder o limite geográfico e assim entender as relações de tempo e espaço que os autores descrevem em sua obra. Para tanto, além da aproximação conceitual, analiso duas canções, uma de cada compositor, utilizando-as como objeto de materialização dos conceitos apresentados. De Ramil, escolhi a canção Indo ao Pampa, enquanto para exemplificar os processos de Drexler, faço uso de Milonga del Moro Judío.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1123205 - BEATRIZ DUARTE PEREIRA DE MAGALHAES CASTRO
Externo à Instituição - FELIPE BATISTELLA ALVARES
Interno - 404555 - FLAVIO SANTOS PEREIRA
Interno - ***.343.471-** - MATTHIAS LEWY - DWIH
Notícia cadastrada em: 13/11/2023 08:02
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