Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL DI MARIA MITROVICK PACHECO PEREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAQUEL DI MARIA MITROVICK PACHECO PEREIRA DA SILVA
DATA : 14/12/2023
LOCAL: Departamento de Música - Sala do PPGMUS

Conhecimento poderoso em movimento: Um estudo de caso sobre o currículo e as práticas musicais humanizadoras nas Escolas Parque de Brasília

Conhecimento PoderosoPráticas Musicais Humanizadoras. Currículo em Movimento.

O presente trabalho pretende apresentar os resultadosde uma pesquisa de abordagem qualitativa que adotou como procedimento o estudo de caso explanatório. Realizada nos ambientes das cinco Escolas Parque localizadas no Plano Piloto de Brasília, contou com a colaboração de 16 professores de música atuantes nessas escolas. A justificativa da pesquisa se dá a partir do desejo da pesquisadora de (re)conhecer as potencialidades do ensino de música das Escolas Parque a partir das perspectivas dos professoresA pesquisa objetivou de forma geral analisar em que aspectos o Currículo em Movimento instiga o ensino de música humanizador nas Escolas Parque de Brasília e mobiliza o desenvolvimento do que Young (2007) denomina "Conhecimento Poderoso". Para o alcance desse objetivo maior foram traçados os seguintes objetivos específicos: Constatar se os participantes implementam o Currículo em Movimento em suas práticas pedagógicas e como o fazem; pontuar quais práticas de ensino são priorizadas nas aulas de música dessas escolas numa perspectiva humanizadora e finalmente, identificar e relacionar os significados de “Conhecimento Poderoso” às práticas musicais das Escolas ParqueAreferências bibliográficas fundamentais contaram com oconceitos de “Conhecimento Poderoso” de Michael Young (2007) e de Educação Humanizadora de Paulo Freire (1970)Como base para a análise curricular das Escolas Parque, trago referências em Dermeval Saviani (2009 e 2014) e o próprio Young (2007, 2013, 2014, 2017), que defendem a educação, o conhecimento escolar e, consequentemente, o desenvolvimento intelectual dos estudantes como meio de transformação social.

Presidente - 2528601 - FLAVIA MOTOYAMA NARITA
Interna - 2947380 - DELMARY VASCONCELOS DE ABREU
Externa ao Programa - 1277924 - MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO - UnBExterna à Instituição - MAURA LUCIA FERNANDES PENNA - UFPB
Notícia cadastrada em: 14/11/2023 12:46