Banca de DEFESA: Jéssica Franciéli Fritzen

DISCENTE : Jéssica Franciéli Fritzen
DATA : 15/12/2023
LOCAL: PPGMUS

A IMITAÇÃO RECÍPROCA DOS PADRÕES TONAIS NA TEORIA DE APRENDIZAGEM MUSICAL DE EDWIN E. GORDON

imitação vocal; imitação recíproca; padrões tonais; Teoria de Aprendizagem Musical; Edwin E. Gordon.

A presente dissertação apresenta resultados sobre como ocorre a imitação vocal na aprendizagem musical de crianças de dois anos que frequentam aulas de musicalização. A problemática desta pesquisa surge a partir da dualidade da imitação na aprendizagem musical. Por um lado, ela é entendida como um processo de aprendizagem, por outro lado, uma ação mecanizada que não gera criatividade. Tendo como referencial teórico, Edwin E. Gordon (2015) apresenta esta dicotomia em sua Teoria de Aprendizagem Musical (TAM) e explica que as crianças aprendem música, assim como, aprendem a falar. Os modelos de voz cantada, bem como, os padrões tonais são os meios para ensinar a criança a cantar. Explica ainda, que as crianças passam por três tipos de aprendizagem musical: aculturação, imitação e assimilação. Tendo em vista estas considerações, a presente dissertação buscou compreender como ocorre a imitação dos padrões tonais de crianças de dois anos em aulas de musicalização. A revisão da literatura apontou que a imitação vocal é uma comunicação entre adulto e bebê que gera sincronia tonal, temporal e afetiva entre a díade. De abordagem qualitativa, esta pesquisa investigou uma turma de musicalização de crianças com idades entre dois e três anos de uma escola de música privada de Brasília/DF, no qual tem sua base pedagógica a TAM. Utilizou-se o estudo de casos múltiplos (YIN, 2001) para cruzar dados de cada caso único, identificando e categorizando as manifestações musicais e expressivas imitativas dos padrões tonais. Foram utilizadas a observação participante (GIL, 2008), a entrevista estruturada (GIL, 2008) e a videogração (CARVALHO, 2004) como procedimentos metodológicos. Utilizou-se a análise qualitativa de episódios de interação (PEDROSA; CARVALHO, 2005) como procedimento analítico. Como resultados, foi identificado que a imitação dos padrões tonais de crianças de dois anos em aulas de musicalização ocorre de diversas formas, especialmente pela imitação recíproca, compreendida como um diálogo imitativo recíproco em que adulto e criança trocam um conhecimento musical de forma mútua. A afetividade é a base da imitação, tendo em vista os vínculos seguros proporcionados pelos cuidadores e professores de música, os modelos de voz cantada,  o contato visual, o direcionamento, a atenção, o engajamento e o silêncio como emergentes da imitação na aprendizagem musical. A imitação recíproca foi identificada como um processo de audiação preparatória, tendo como função a organização e a discriminação dos padrões tonais e rítmicos por meio da interação musical recíproca, potencializando a audiação preparatória da criança. A intencionalidade, a discriminação dos padrões tonais, a sintaxe musical, a sincronia tonal foram identificadas como processos de aprendizagem musical por meio da imitação recíproca. A orientação bidirecional do professor de música, potencializa a aprendizagem musical por meio da imitação. Do contrário, a orientação unidirecional, pode estabilizar a aprendizagem musical na imitação.

Presidente - 302327 - RICARDO JOSE DOURADO FREIRE
Interna - 2947380 - DELMARY VASCONCELOS DE ABREU
Externa ao Programa - 2686011 - SANDRA FERRAZ DE CASTILLO DOURADO FREIRE - UnBExterna à Instituição - ANGELITA MARIA VANDER BROOCK SCHULTZ - UFMG
Externa à Instituição - FABIANA LEITE RABELLO MARIANO - IFSP