CONSTRUÇÃO DO TIMBRE DO CLARINETISTA: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO SONORA COM BASE NOS PRINCÍPIOS DA PSICOACÚSTICA
clarineta; psicoacústica; timbre do clarinetista; acústica; performance musical.
O timbre possui sua grande relevância dentro da performance musical do clarinetista, e com isso, a psicoacústica torna-se um parâmetro importante para a construção particular do timbre de cada instrumentista, fazendo com que o músico possa utilizar diferentes ferramentas dentro do processo de emissão do som com o intuito de atingir o timbre uma vez idealizado sem a necessidade de alteração de configurações no instrumento. Foram propostos dois exercícios (com e sem referência) para que fosse possível mapear as diferenças por meio da utilização da psicoacústica como processo na construção do timbre. Roederer (1998) é um importante teórico que aborda aspectos e definições trazidos desde a acústica musical até a psicoacústica. As definições de acústica e psicoacústica trazidas também por diferentes autores são de fundamental importância para que se entenda sobre como poderiam estar diretamente vinculadas ao processo modificador do timbre dentro da performance musical do clarinetista por meio do feedback sonoro.