Banca de DEFESA: Carlos Eduardo Santos Oliveira

DISCENTE : Carlos Eduardo Santos Oliveira
DATA : 06/12/2023
LOCAL: Sala Samambaia

ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA TÉCNICA DE ARCO EM 13 DOS 26 PRELÚDIOS CARACTERÍSTICOS E CONCERTANTES PARA VIOLINO “SÓ” DE FLAUSINO VALLE

Violino. Flausino Valle. Prelúdios. Música Brasileira.

Além de outras qualificações como advogado, professor de história da música, virtuoso do violino e compositor, Flausino Valle desempenhou um importante papel em Belo Horizonte na primeira metade do século XX. Deixou obras para violino e piano, voz e piano, flauta e piano, coro e violino solo, além de inúmeros arranjos para violino. Seus 26 Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino “Só” são uma obra altamente original dentro do repertório violinístico brasileiro, combinando técnica tradicional com temas folclóricos e um uso inusitado do instrumento. Esta pesquisa visa compreender o conteúdo musical da obra de Flausino Valle através dos 26 Prelúdios Característicos e Concertantes Para Violino Só, a fim de fornecer subsídios para uma interpretação musical coerente com as intenções do compositor. A metodologia adotada nesta pesquisa foi a de caráter exploratório, tendo como objetivos específicos: i) guiar e fornecer orientações sobre a forma de interpretar a escrita de Flausino Valle nos Prelúdios para Violino Só: ii) como aplicar a escrita de Flausino Valle ao violino, com foco na técnica de arco; iii) propor às instituições de ensino musical, escolas de violino, a aplicação de alguns dos Prelúdios de Flausino Valle como parte do programa de formação de violinistas. Conclui-se que a inovação na obra de Valle está presente principalmente no uso e combinação de técnicas instrumentais usadas por ele para reproduzir influências de seu meio social, e seu nacionalismo descritivo se mostra presente em todos Prelúdios para Violino “Só”. Os prelúdios escolhidos pelo autor vão de encontro com a clara intenção de Flausino Valle de introduzi-los academicamente no repertório para formação de jovens violinistas.

Presidente - 302327 - RICARDO JOSE DOURADO FREIRE
Interno - 1123186 - SERGIO NOGUEIRA MENDES
Externo ao Programa - 1340901 - JOAO PAULO MACHADO - UnBExterno à Instituição - RUBENS RUSSOMANNO RICCIARDI - USP-RB
Notícia cadastrada em: 20/11/2023 16:40