Construção da performance musical de crianças ao piano: um estudo à luz da aprendizagem autorregulada
metacognição, performance infantil, o piano e a criança, Barry Zimmerman.
A presente pesquisa busca compreender as formas de manifestação da aprendizagem autorregulada em alunos de piano com idades entre 6 e 11 anos. A proposta parte de questões sobre a estimulação da aprendizagem autorregulada na construção de performances musicais em crianças, a partir da reflexão sobre quais aspectos estão envolvidos na autorregulação manifestados pelas crianças em contextos de sala de aula e nas sessões de práticas de estudos em casa. Para o referencial teórico, os autores escolhidos foram Barry Zimmerman (1989, 2009), por sua abordagem multidimensional e sociocognitiva da autorregulação, Garry McPherson (2001, 2009) e Zachariou (2019, 2023), por conversar com essa teoria trazendo para a perspectiva da aprendizagem musical importantes discussões sobre os elementos que influenciam e estão envolvidos neste processo. A pesquisa tem caráter qualitativo e exploratório e parte das observações dos relatos e reflexões dos alunos, além de suas externalizações comportamentais com relação à prática instrumental tanto em sala de aula quanto nos ambientes de estudos em casa. O estudo trará importantes reflexões para a prática docente no intuito de incentivar alunos a serem atores de seu próprio processo de aprendizagem e mais conscientes sobre a sua performance musical.