PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DA CLARINETA NA INFÂNCIA
larineta, clarineo, dood, chalumeau, infância
A presente pesquisa descreve os processos de aprendizagem da clarineta na terceira infância, assim como os fatores determinantes para a construção da aprendizagem instrumental de crianças, levando em conta suas capacidades físicas. A clarineta em si bemol é o modelo tradicionalmente utilizado na inicialização ao estudo do instrumento, seu peso e tamanho são incompatíveis na iniciação instrumental de crianças na terceira infância. Com foco na aprendizagem instrumental e utilizando quatro instrumentos de proporções diversas, é proposto uma sequência de utilização de forma a atender às necessidades ergonômicas das crianças. Os processos de aprendizagem da clarineta estão relacionados à emissão do som, manuseio do instrumento, equilíbrio e sustentação. O estudo de caso em questão contou com cinco participantes que iniciaram seus estudos na clarineta com instrumentos de menores proporções, avançando para clarinetas maiores à medida em que suas condições físicas e motoras os permitissem. A análise dos resultados foi realizada a partir das observações de aulas, vídeos e entrevistas. Foi constatada a evolução das crianças no estudo da clarineta e a viabilidade da utilização de clarinetas de tamanhos diferentes durante o ensino do instrumento.