Banca de QUALIFICAÇÃO: Ana Carolina Esteves da Silva Pereira

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ana Carolina Esteves da Silva Pereira
DATA : 06/12/2023
LOCAL: Núcleo de Medicina Tropical

CUSTOS DAS HOSPITALIZAÇÕES POR SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE DEVIDO À COVID-19 EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PÚBLICO DE REFERÊNCIA DO DISTRITO FEDERAL (2020-2021)

Covid-19; hospitalizações; SRAG; custo de doença

Introdução: A pandemia causada pela covid-19 impactou profundamente vários aspectos da sociedade, incluindo a saúde pública e a economia global. Nesse contexto, os estudos de custos de doença podem auxiliar na compreensão do impacto econômico causado pela pandemia no Brasil. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi estimar os custos das hospitalizações de pacientes adultos com Infecção Respiratória Aguda Grave (SRAG) devido à COVID-19 em um Hospital Público Universitário. Método: Trata-se de estudos de custos baseados em uma coorte de pacientes hospitalizados por SRAG associada à covid-19 em um Hospital Público Universitário localizado no Distrito Federal, realizado entre 2020 e 2021. Foram propostos três estudos: i) O primeiro foi utilizado uma abordagem baseada no macrocusteio, considerando os custos por paciente identificados nas Autorizações de Internação Hospitalar (AIH). Foram analisados os custos hospitalares, profissionais e totais em dois níveis de agregação identificados nas AIH, por grupo (maior agregação) e por procedimento (menor agregação); ii) o segundo utilizará uma abordagem baseada no microcusteio e está sendo conduzido na perspectiva da sociedade, considerando o período de hospitalização no hospital e o período prévio à sua hospitalização. Para a identificação dos custos desembolsados pelos pacientes, foi utilizada entrevista direta com o paciente e/ou seu familiar. Foram conduzidas entrevistas com os profissionais e será utilizado método TDABC para estimar os custos relativos aos profissionais de saúde envolvidos na atenção; para a identificação dos custos desembolsados pelo SUS, serão estimados os custos dos procedimentos diagnósticos, médicos e outros serviços do SUS realizados durante a internação; iii) O terceiro estudo será conduzido com o intuito de comparar os resultados identificados nos estudos anteriores. Resultados: A partir do estudo baseado no macrocusteio, foram identificadas 1.015 AIH, de 622 pacientes. O custo total das internações foi de R$ 2.875.867,18 para os anos de 2020 e 2021. Deste total, 86,41% foram referentes aos serviços hospitalares e 13,59% aos serviços profissionais. O custo mediano por paciente para o mês de maio de 2020 foi o maior identificado (R$ 19.677,81 IQ [3.334,81 – 33.041,43]), enquanto o menor foi em janeiro de 2021 (R$ 1.698,50 IQ [1602,70 – 2.224,11]). O valor individual da internação por paciente variou de R$ 129.228,14 a R$ 215,33. O estudo de microcusteio encontra-se em desenvolvimento. Até o momento foram conduzidas entrevistas com pacientes/familiares para o levantamento dos custos do paciente; entrevistas com profissionais; coleta de informações em prontuário eletrônico de procedimentos e exames realizados durante o período de internação. O estudo de comparação não foi iniciado. Conclusão: A partir dos resultados obtidos no primeiro estudo, evidencia-se o substancial custo das hospitalizações dos pacientes. Os estudos de microcusteio em andamento e a futura comparação têm o potencial de oferecer uma visão mais abrangente e minuciosa dos custos associados à doença, o que, por sua vez, pode enriquecer a nossa compreensão dos custos com internações, informando diretrizes futuras para a gestão de recursos e cuidados de saúde de maneira mais informada e eficaz.

Presidente - 3011946 - HENRY MAIA PEIXOTO
Interna - 2487183 - ELZA FERREIRA NORONHA
Externo ao Programa - 1681340 - EVERTON NUNES DA SILVA - UnBExterna à Instituição - ERIKA SANTOS DE ARAGÃO - UFBA
Externa à Instituição - FLÁVIA TAVARES SILVA ELIAS