Banca de DEFESA: ÁTILA GONÇALVES BARCELOS DA SILVA DUVAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ÁTILA GONÇALVES BARCELOS DA SILVA DUVAL
DATA : 18/01/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Plataforma teams
TÍTULO:

Campanha eleitoral presidencial 2022 do Brasil: Relações verbais e metacontingências em práticas culturais de candidatos no Twitter, Plataforma X


PALAVRAS-CHAVES:

Campanha eleitoral presidencial; Relações Verbais; Metacontingência; Práticas culturais; Mídia social Twitter (Plataforma X)


PÁGINAS: 92
RESUMO:

A internet transformou as campanhas eleitorais com mensagens direcionadas, análise de dados e segmentação de público. As mídias sociais amplificam o impacto do comportamento verbal, criando comunidades verbais online e novas formas de contracontrole sobre instituições de poder em forma de práticas culturais, que podem ser estudadas pela Análise do Comportamento. O presente estudo investiga a eleição presidencial de 2022 no Brasil no Twitter, mídia social X, avançando a partir do trabalho pioneiro de Fonseca (2012), que analisou a eleição de 2010 sob a ótica da contingência tríplice e metacontingências na mesma plataforma. Foram realizadas investigações de categorias temáticas abordadas pelos candidatos em suas postagens, assim como operantes verbais, molduras
relacionais, macrocontingências e metacontingências, nas interações verbais dos candidatos Bolsonaro, Ciro Gomes e Lula com suas audiências no transcorrer de 103 dias de campanha, 20 de julho a 30 de outubro de 2022. Foram coletadas 4.821 postagens – C. Lula (n = 2.435); C. Ciro Gomes (n = 1.489); C. Bolsonaro (n = 897). A postagem mais comentada de cada dia foi selecionada para análise temática (n = 309 mensagens), e a de destaque a cada 10 dias, junto a três respostas, para a análise funcional (n = 120 mensagens). O estudo revelou que, embora o C. Lula tenha postado com mais alta frequência, o C. Bolsonaro obteve maior engajamento por postagem, e o C. Ciro teve a postagem com o maior número de respostas. Ações de Campanha geraram mais engajamento que Propostas deGoverno para os três candidatos, mostrando que a audiência reforça a visibilidade imediata, quando comparado a debates sobre propostas de governo. O C. Bolsonaro usou mais de mídias [o quer vc quer dizer com isso? Diferentes mídias ou mais recursos da mídia Twitter?] como recurso e de ironias em suas postagens mais respondidas, enquanto o C. Ciro apresentou maior frequência de mandos e mandos disfarçados. A audiência do C. Bolsonaro mostrou mais alta frequência do uso de ironia e de reforço social positivo, enquanto a audiência do C. Ciro usou em maior frequência o procedimento de punição. A audiência do C. Lula apresentou maior uso da moldura de distinção e de mandos. O estudo destacou o impacto da polarização nas interações enquanto prática cultural, não tendo sido registrado na mídia social X debates sobre propostas governamentais de candidatos em campanha eleitoral presidencial. Os dados obtidos sugerem novas abordagens que podem destacar o Brasil na forma como se utiliza mídias sociais em processos eleitorais, considerando estratégias que podem motivar e evocar interações verbais que contribuam para o voto informado, enfraquecendo tendências nacionais e internacionais de polarização em campanhas políticas. Tudo isso tem impacto sobre a sociedade, garantindo que os novos governantes mostrem seu comprometimento com temas urgentes como as mudanças climáticas e eventos extremos em alta probabilidade de ocorrência, a saúde pública e campanhas de vacinação, a diminuição de inequidade social, em uma sociedade com extrema desigualdade social, valorizando a carreira de professores no país.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LUCAS COUTO DE CARVALHO - UNESP
Presidente - 2172145 - LAERCIA ABREU VASCONCELOS
Externo à Instituição - MARCIO BORGES MOREIRA - UNICEUB
Interna - 1299509 - NATALIA MARIA AGGIO
Notícia cadastrada em: 17/01/2025 17:16
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