Banca de DEFESA: Felipe Marques de Oliveira Rodrigues

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Felipe Marques de Oliveira Rodrigues
DATA : 10/03/2025
HORA: 08:00
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_NTMyZDcyNzgtMDBkMi00MDBlLTljZWItZjhlNTQyNTc4M
TÍTULO:

Comportamento precorrente auxiliar em tarefa matemática: Efeitos da correlação entre situação problema e estímulo auxiliar


PALAVRAS-CHAVES:

comportamento precorrente auxiliar; correlação; transferência de estímulos; tarefa matemática; latência.


PÁGINAS: 165
RESUMO:

Trabalhos anteriores indicaram que a duração do comportamento precorrente auxiliar (e latência das respostas) diminuem em função do aumento de exposição ao treino, sem suprimir o comportamento corrente. O presente estudo investigou, em duas condições, os efeitos da correlação entre os estímulos da situação problema e os estímulos precorrentes auxiliares em dois experimentos, utilizando tarefas matemáticas com estudantes universitários; bem como se a exposição ao treino sob ambas as condições afeta a latência das respostas. Os participantes foram expostos a 50 problemas aritméticos de “matemática artificial”, divididos em cinco blocos de tentativas (e.g., 3$4;), sob duas condições envolvendo níveis de correlação diferentes (i.e., Condição 1,0 e Condição 0,50). Era possível acessar uma tela de auxílio que apresentava uma dica sobre a resolução do problema vigente (i.e., resposta precorrente auxiliar). A resposta precorrente auxiliar por corretas e a latência das tentativas por corretas foram medidas em ambos os experimentos. No Experimento 1, foram utilizados problemas com três valores de altura e oito valores de base (i.e., altura: três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez e 11; base: três, quatro e cinco). A resposta de consulta (i.e., precorrente auxiliar) apresentava a solução final para a resolução do problema, juntamente com a operação matemática que deveria ser aprendida (e.g., 3+2+1=6). No Experimento 2, foram utilizados problemas contendo o mesmo número e valores tanto para altura quanto para a base (i.e., três, quatro e cinco) e o estímulo precorrente auxiliar não apresentava a resposta final para a resolução do problema, apenas a operação que deveria ser aprendida (e.g., 3+2+1=). Os resultados de ambos os problemas indicam que o nível de correlação afeta diferencialmente tanto a duração da resposta precorrente auxiliar, evidenciando uma relação inversa entre o nível de correlação e a duração da resposta bem como a latência das tentativas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS BARBOSA ALVES DE SOUZA - UFPA
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO COSTA - UEL
Externo à Instituição - FÁBIO HENRIQUE BAIA - UNIRV
Presidente - 404900 - JORGE MENDES DE OLIVEIRA CASTRO NETO
Externa ao Programa - 2283679 - RAQUEL MOREIRA ALO - null
Notícia cadastrada em: 05/03/2025 20:18
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