Banca de QUALIFICAÇÃO: Maíra Rocha Santos

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Maíra Rocha Santos
DATA : 21/11/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Ambiente Virtual - Microsoft Teams
TÍTULO:

E-gov e a Pessoa Idosa no Brasil: Políticas de Incentivo para a Alfabetização Digital


PALAVRAS-CHAVES:

E-governo, Literacia Digital, Pessoa Idosa, Brasil


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Contextualização: A inserção cada vez maior das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) para a melhoria dos processos empresariais, já demonstra uma crescente nos nos últimos anos. Contudo, devido à pandemia da COVID19, elas se tornaram imprescindíveis para instituições e indivíduos diante dessa nova realidade. A necessidade de sobreviver neste período desafiador proporcionou um impulso não só nas empresas privadas, mas também se estendeu ao setor público que se viu diante do desafio de se comunicar com os cidadãos, e precisou alavancar suas as estratégias do e-governo no Brasil. Contudo, o uso imperativo das TICs compromete o exercício da cidadania junto ao Estado em relação a diversos grupos, dentre eles, a população idosa. Nesse contexto, a exclusão digital, ou a “Digital Divide” levantou os primeiros problemas quanto ao acesso à tecnologia, não só material, mas também quanto ao acesso motivacional, o acesso ao uso e o acesso às habilidades dos indivíduos. Esse acesso às habilidades pode ser traduzido como a Literacia Digital ou Alfabetização Digital do grupo de pessoas idosas frente às novas tecnologias. Além da destreza em manipular os equipamentos e navegar na internet, cargas físicas, emocionais e psicológicas do idoso se somam ao problema trazendo questões como medo, falta de confiança ou falta de privacidade, tornando o problema ainda mais complexo e multifacetado. Políticas Públicas de incentivo à alfabetização desse idoso auxiliam no quadro da inclusão do grupo. Contudo, elas demandam a construção de programas e em sua menor unidade, ações bem definidas e sistematizadas por meio de um estudo acurado.
Objetivo: Propor etapas de alfabetização digital por meio de um roadmap com a finalidade de tornar o processo de digitalização do governo mais inclusivo para os idosos.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, explicativa, exploratória, do tipo mista que irá utilizar de metodologias como Revisão da Literatura (TEMAC e Bibliometria) pesquisa Quantitativa (Equações Estruturais) e Qualitativa (Entrevistas em profundidade). Técnicas complementares como o Design Science Research (Observatório do Idoso Digital), a criação de Personas e a Elaboração de um roadmap de ações também serão utilizadas para que os objetivos da Tese sejam atingidos.
Resultados: Como resultados para a qualificação da Tese apresenta-se a construção teórica do trabalho a partir de diversos artigos publicados em congressos, bem como a sugestão do modelo quantitativo (com suas perguntas e construtos), do roteiro de entrevistas para a parte qualitativa da tese e os primeiros resultados do Observatório do Idoso digital.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - PATRICIO ESTEBAN RAMÍREZ CORREA
Externa à Instituição - PAULA MIRANDA RIBEIRO
Interna - 404700 - ANA MARIA NOGALES VASCONCELOS
Presidente - 2859300 - MARILIA MIRANDA FORTE GOMES
Externa ao Programa - 1650604 - REJANE MARIA DA COSTA FIGUEIREDO
Notícia cadastrada em: 26/10/2022 08:29
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app37_Prod.sigaa31