ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: REPERCUSSÕES NA VIDA ESCOLAR DOS ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Palavras-chave: pandemia; ensino remoto;desempenho escolar; alfabetização.
O trabalho teve como objetivo compreender como o ensino remoto repercutiu na vida escolar dos estudantes da rede pública dos anos iniciais da Região Administrativa de São Sebastião-DF. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de um formulário, com pais e responsáveis e entrevistas com professores e gestores de quatro escolas urbanas de São Sebastião- Distrito Federal. A análise dos resultados da pesquisa foi realizada por meio dos Fatores Associados ao Desempenho Escolar em Tempos de Pandemia que foram compilados por meio de análise exploratória da literatura. O ensino remoto emergencial deixou marcas importantes na comunidade escolar pesquisada. Foi um momento difícil para professores, alunos e as famílias. Um período para superar mais obstáculos do que os que comumente aparecem no ensino presencial. Os principais resultados revelaram as preocupações dos pais/responsáveis com a aprendizagem dos filhos, dificuldades em organizar a rotina de estudos e auxiliá-los no período. Já a pesquisa com os professores e gestores revelou os sentimentos de insegurança e estresse diante do período difícil.