Banca de DEFESA: Daniel Aragão Parente Valentim

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Daniel Aragão Parente Valentim
DATA : 27/07/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma TEAMS
TÍTULO:

AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ESTUDO COMPARADO COM OS SISTEMAS DO CHILE, DO MÉXICO E DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação superior. Regulação. Avaliação. Qualidade.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

A premissa do sistema regulatório da educação superior brasileira é atender aos interesses estratégicos do país. Nesta perspectiva, entender a regulação passa pela abordagem do sistema avaliativo, pois seu produto é elemento central no processo decisório do poder público.
Ao corroborarmos que o objetivo de uma política pública é enfrentar um problema público e dar-lhe solução efetiva, faz-se pertinente trazer experiências inerentes à educação superior de outros países. A pesquisa aqui esboçada tem como objetivo comparar a legislação regulatória brasileira com as respectivas normas do Chile, do México e dos Estados Unidos.
Esta escolha não é aleatória. A exemplo do Brasil, o sistema de educação superior mexicano e americano se caracterizam pela coexistência de instituições públicas e privadas. Em contrapartida, o Chile possui um sistema fundamentado no pressuposto de que os agentes privados executam as políticas educacionais universitárias.
Identificar as nuances de cada um desses sistemas e evidenciar as similitudes e diferenças com sistema brasileiro é o que se almeja ao fim da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARISTIDES CIMADON
Interna - 1324168 - DORIANA DAROIT
Externa ao Programa - 2552149 - FERNANDA DE SOUZA MONTEIRO - nullPresidente - 404071 - JOAQUIM JOSE SOARES NETO
Notícia cadastrada em: 05/07/2023 08:48
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app42_Prod.sigaa36