ÉTICA PARA USO DE IA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
Inteligência Artificial na Educação Superior; Política Institucional; Ética em Inteligência Artificial
A inteligência artificial é uma inovação tecnológica proveniente do Norte Global com o potencial de desafiar o modo como vivemos, produzimos e disseminamos conhecimento no Sul Global. Estudos descrevem tecnologias e tendências tecnológicas baseadas em inteligência artificial, que estão sendo incorporadas à educação superior, com o poder de determinar o acesso a direitos e oportunidades, logo, o destino das pessoas e da sociedade. O desenvolvimento da ciência e da tecnologia estão no centro das causas de transformações paradigmáticas na história, contudo, no cenário atual permanece o paradoxo entre notáveis avanços e o acirramento das desigualdades, decorrentes, em boa parte, de lutas geopolíticas por poder e mercados. A Agenda 2030 da ONU chama atenção para a necessidade de priorizar o desenvolvimento sustentável, e estabelece metas específicas para educação de qualidade. Uma vez que o emprego da inteligência artificial tem influência significativa no futuro da educação superior, e considerando que a educação superior é direito fundamental e um setor estratégico para o desenvolvimento econômico e social do país (BRASIL, 2014), bem como que não existe um marco regulatório da inteligência artificial, especialmente na educação, no Brasil, a finalidade da pesquisa proposta é apontar diretrizes para o uso ético de tecnologias baseadas em inteligência artificial na educação superior brasileira, a partir de uma revisão narrativa e da análise de conteúdo de documentos selecionados.