Banca de DEFESA: MAIRA ROCHA SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAIRA ROCHA SANTOS
DATA : 20/11/2023
LOCAL: Ambiente virtual - Microsoft Teams

Habilidades Digitais de Pessoas Idosas para Uso do E-Governo: em busca da inclusão

Inclusão digital, Pessoas idosas, E-Governo, Habilidades digitais, Aprendizagem Digital ao Longo da Vida, Gerações, Equações Estruturais, Observatório de Pesquisa, Brasil

O trabalho consiste em uma coletânea de artigos que abordam uma questão premente no cenário brasileiro: a desigualdade digital, com foco nas pessoas idosas e, como desenvolver as habilidades digitais desse grupo, pode colaborar para uma participação cidadã dessas pessoas.
Com o advento da era da informação e do envelhecimento, a relação dessa parcela da população com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) se torna cada vez mais crucial. O desafio está em incluir essas gerações mais experientes na revolução tecnológica, especialmente no contexto do e-governo, onde serviços públicos e informações estão cada vez mais digitalizados.
Para isso, realizou-se, por exemplo, a análise dos fatores críticos relacionados ao e-governo para as pessoas idosas e observou-se que a temática da exclusão digital, que era uma preocupação predominante antes da pandemia, mas esta cedeu lugar à relevância do "governo móvel" no período pós-COVID-19. Além disso, questões relacionadas à qualidade, ausência e difusão da informação continuam a ser elementos-chave a serem considerados, independentemente do contexto. A preocupação com a “confiança” surgiu após o período da COVID-19.
Nesse sentido o trabalho se propõe a desenvolver e aplicar um modelo teórico na metodologia de equações estruturais para explicar e explorar as habilidades digitais propostas, a saber: Computer Literacy, Digital Literacy e Digital Competence no contexto da aprendizagem Digital ao Longo da Vida. Em última análise, a busca por um modelo de aceitação do e-governo por pessoas idosas enfatiza a importância das habilidades digitais. A Digital Competence emerge como o fator mais influente na adoção do e-governo, com a Digital Literacy desempenhando um papel de mediação crucial.
O trabalho também aborda a heterogeneidade da população idosa e usa a teoria das gerações para ajudar a explicar o contato e desses indivíduos com a tecnologia e a influência desse fator geracional a partir da geração a que essa pessoa idosa pertence. Os resultados das habilidades digitais e uso da internet por gerações deixa visível a exclusão digital de determinados grupos, sobretudo homens e mulheres pretos.
Nesse contexto desafiador, as universidades desempenham um papel fundamental na promoção das habilidades digitais ao longo da vida. A criação de Observatórios de Pesquisa, como o exemplo do "Observatório da Longevidade Digital," representa uma abordagem que visa combinar pesquisa, ensino e extensão. Isso não apenas facilita a organização e disseminação de informações relevantes sobre esse cenário, mas também capacita a sociedade, incluindo a população idosa, na era digital.
Assim, promover ativamente as habilidades digitais entre as pessoas idosas é fundamental para reduzir a desigualdade digital e permitir sua participação efetiva no e-governo, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, cidadã e tecnologicamente capacitada.

Externa à Instituição - CLARISSA GUIMARÃES RODRIGUES - INEP
Interna - 1144924 - LEIDES BARROSO DE AZEVEDO MOURA
Presidente - 2859300 - MARILIA MIRANDA FORTE GOMES
Externo à Instituição - PATRICIO ESTEBAN RAMIREZ CORREA - UCN