Banca de DEFESA: Rosana Eulâmpio de Moraes

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rosana Eulâmpio de Moraes
DATA : 06/12/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Ambiente virtual - Microsoft Teams
TÍTULO:

Educação Intergeracional ao longo do curso da vida: conceitos teóricos, atividades e experiências


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Intergeracional; Idadismo; ações


PÁGINAS: 170
RESUMO:

Introdução: O aumento do envelhecimento populacional apresenta oportunidades para contatos e interações entre gerações e, ao mesmo tempo, desafio para o combate de estereótipos, preconceitos e discriminações relacionados ao envelhecer que colocam em risco o bônus da longevidade, a qualidade de vida e o bem-estar nas sociedades contemporâneas. A Educação Intergeracional contínua potencializa as ações, práticas e projetos intergeracionais na promoção, formação e transformação social, no conhecimento do processo de envelhecimento, no combate ao idadismo – preconceito com a idade, independente de qual seja, principalmente com a pessoas idosas – e no contributo da criação de uma sociedade inclusiva, solidária e justa para todas as gerações que fortalecem as relações intergeracionais. Objetivo: Esse estudo tem como objetivo identificar na revisão narrativa estudos que a literatura apresenta sobre a Educação Intergeracional como potencializadora de interações, intercâmbios e solidariedades entre gerações ao longo do curso da vida. Método: Trata-se de uma revisão da literatura, com estudo de abordagem narrativa, desenvolvido a partir de duas revisões de literaturas. Resultado: Identificou-se uma Educação Intergeracional potencializadora e promotora de interação, intercâmbios e solidariedade entre as gerações ao longo do curso da vida. Identificou-se fatores estruturantes relacionados aos aspectos de ambiências, ações e atividades intergeracional para as práticas pedagógicas interdisciplinares de uma Educação intergeracional crítica para todas as gerações. Conclusão: Ao final são recomendados estudos e pesquisas para enfatizar a necessidade do fortalecimento da temática, na perspectiva de uma cidadania intergeracional. Indica-se analisar as diversas formas de práticas e estudos intergeracionais, a fim de construir interações, intercâmbios e vivências dos diversos sujeitos sociais para uma educação ao longo do curso da vida, com respeito a diversidade e dignidade para todas as gerações. As ações, atividades e experiências intergeracionais são ferramentas que fortalecem os vínculos afetivos, a cooperação e a solidariedade mútua, impulsionado por uma Educação Intergeracional contínua e crítica.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - AUREA ELEOTERIO SOARES BARROSO - USP
Interna - 1666951 - GRASIELLE SILVEIRA TAVARES
Presidente - 1144924 - LEIDES BARROSO DE AZEVEDO MOURA
Externa à Instituição - PATRICIA ARAUJO BEZERRA - TUDELFT
Notícia cadastrada em: 09/11/2023 11:27
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