FRONTEIRAS CULTURAIS: EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO NO QUILOMBO LINHARINHO/ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Quilombo. Educação. Cultura. Memória. Bem-Viver.
Esta pesquisa aborda as dimensões históricas, políticas, econômicas e sociais que envolvem questões de educação relacionadas às comunidades quilombolas no Brasil, tendo como foco o Quilombo Linharinho, localizado no município de Conceição da Barra (ES). Nesse sentido, busca compreender o processo de reorganização das escolas quilombolas a partir da Lei nº 10.639/2003 e dos seus desdobramentos concernentes à relação entre cultura e educação, que implicam em considerar saberes e conhecimentos da tradição negra e quilombola gerando práticas sociais, culturais, pedagógicas e outras maneiras de ser, estar, pensar, sentir, saber, fazer, lutar, existir e viver (bem-viver), nas fronteiras étnicas e sociais do dia a dia da escola e da comunidade. Além de uma documentação oficial e não oficial, a metodologia do trabalho de campo articula experiência e o conceito de memória benjaminiana, emergindo daí narrativas orais que dialogam com os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa, fundamentados nas fronteiras culturais, por meio dos estudos de Philippe Poutignat, Stuart Hall e Homi Bhaba, e no pensamento decolonial, baseado nas obras de Achille Mbembe, Joaze Bernardino-Costa e Catherine Walsh, dentre outros.