Os detalhes sobre a produção de pesquisa podem ser acessados no Lattes, todavia, penso que é interessante indicar aqui que até janeiro de 2019 estive na educação básica, vinculada à Secretaria de Educação Municipal de Nova Iguaçu (SEMED), no Rio de Janeiro, atuando como professora e como gerente de projetos na Secretaria, cuidando dos projetos externos à SEMED em todas as Unidades de Ensino. Essa caminhada foi muito importante para a jornada que faço agora no Ensino Superior, na área de Educação Infantil, considerando também os estágios na primeira etapa. Gosto muito da docência e estar com pessoas, em troca constante. Acho importante os momentos em que integramos nossas experiências e discutimos teoricamente algumas questões.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Fiz a minha graduação, mestrado e doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, aqui na UnB, sou Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre os Estudos Sociais da Infância (GEPESI/UnB), junto com a Profa. Dra. Monique Voltarelli e integrante do Grupo de Pesquisa em História e Historiografia da Educação da Universidade de Brasília (GRUPHE-UnB), coordenado pelo Prof. Dr. Juarez José dos Anjos e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE-UFPR). Atualmente estou como coordenadora do Centro de Educação e Memória da Faculdade de Educação (CEDUC/FE), na Universidade de Brasília, e como coordenadora do curso de Pedagogia a Distância (FE/UnB).
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
A minha experiência é na área de Educação, com ênfase em História da Educação, História da Infância e História da Assistência à Infância. estudos se voltam para os seguintes temas: criança, infância, cultura material escolar, educação infantil, formas de expressão da criança, estudos sociais da infância, estudos comparados, proteção integral e prioridade absoluta da criança nas políticas públicas e avaliação da educação infantil. Tenho trabalhado também com pesquisas e disciplinas voltadas aos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, considerando uma incursão na Socioeducação e Políticas Públicas.