Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UnB

2025
Dissertações
1
  • NAIARA MONÇÃO DE LIMA
  • GEOLEITURA DOS BECOS DA MEMÓRIA: LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA E OS CONCEITOS GEOGRÁFICOS NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO
  • Orientador : EDILENE AMÉRICO SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DÉBORA MARIA DE SANTANA RODRIGUES
  • EDILENE AMÉRICO SILVA
  • EGUIMAR FELICIO CHAVEIRO
  • FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
  • Data: 03/02/2025

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa busca relacionar a literatura brasileira contemporânea e as aulas de Geografia para o Ensino Médio. A escolha da temática nasceu da inquietação gerada durante a prática docente com relação às dificuldades de leitura e interpretação de texto dos estudantes desta etapa. A importância do tema e a justificativa para a sua escolha estão na centralidade que as capacidades de interpretação e compreensão ocupam na cognição do ser humano, bem como no potencial da literatura para contribuir com esse desenvolvimento. Portanto, o objetivo é analisar a contribuição de uma obra da literatura brasileira contemporânea para o ensino dos conteúdos de Geografia nas aulas do 1º ano do Ensino Médio. A obra escolhida foi "Becos da Memória", da escritora mineira Maria da Conceição Evaristo, e o foco é no conceito geográfico de Lugar e em como ele aparece na narrativa. Será também traçado um paralelo com as habilidades e competências do currículo escolar. O trabalho parte da perspectiva do ensino, e seu objeto final é uma unidade curricular eletiva, ferramenta de auxílio para construção da mediação no cotidiano em sala de aula. A pesquisa está em desenvolvimento em uma Unidade Escolar da rede pública de ensino do Distrito Federal, e metodologicamente consiste na aplicação de questionário que propicie diagnóstico das práticas de leitura dos estudantes. Em seguida, foi ofertada a eletiva para posterior avaliação das suas potencialidades e fragilidades. Os resultados, analisados à luz da teoria, permitiram consolidar uma ementa aplicável por outros colegas professores.

  • Mostrar Abstract
  • This research explores the intersection of contemporary Brazilian literature and high school Geography classes, motivated by concerns about students' reading and text interpretation difficulties. The significance of this study lies in the critical role that interpretation and understanding skills play in human cognition, and the potential for literature to enhance these abilities. The aim is to examine how a contemporary Brazilian literary work can enrich Geography education for first-year high school students. The selected book is "Becos da Memória" by Maria da Conceição Evaristo, with a focus on the geographical concept of "Place" as depicted in the narrative. The study also aligns the literary analysis with the skills and competencies outlined in the school curriculum. The research is conducted from a teaching perspective, aiming to develop an elective curricular unit that facilitates classroom mediation. It takes place in a public school in the Federal District and employs a methodological approach involving a questionnaire to diagnose students' reading habits. Following this, the elective course was implemented to evaluate its effectiveness. The findings, analyzed through a theoretical framework, helped to create a curriculum that can be adopted by other educators.
2
  • ÁLISSON BRITO DE SIQUEIRA
  • USO DO MAPBIOMAS E GOOGLE EARTH PARA ENSINO DA CATEGORIA PAISAGEM – UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

  • Orientador : RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ERCILIA TORRES STEINKE
  • RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
  • REGINA DE SOUZA MANICOBA
  • RUTH ELIAS DE PAULA LARANJA
  • Data: 21/02/2025

  • Mostrar Resumo
  • O trabalho aborda desafios da educação, especialmente no ensino de Geografia, frequentemente percebida como tradicional e centrada em métodos passivos. Com o avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), como a internet, o texto propõe uma metodologia ativa para o Ensino Fundamental, utilizando ferramentas como Google Earth e MapBiomas. O objetivo é promover uma interpretação ampla da paisagem e das atividades humanas que a modificam, incentivando o raciocínio geográfico prático e o protagonismo dos estudantes. Também serão avaliados os resultados da aprendizagem por meio de questionários objetivos.


  • Mostrar Abstract
  • The work addresses challenges in education, especially in the teaching of Geography, often perceived as traditional and centered on passive methods. With the advancement of Digital Information and Communication Technologies (TDICs), such as the internet, the text proposes an active methodology for Elementary Education, using tools such as Google Earth and MapBiomas. The objective is to promote a broad interpretation of the landscape and the human activities that modify it, encouraging practical geographic reasoning and student protagonism. Learning results will also be assessed through objective questionnaires.

3
  • REJANE BARBOSA DE SOUSA
  • FESTIVAL DE DANÇA E MÚSICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE PLANALTINA-DF

  • Orientador : MARIZANGELA APARECIDA DE BORTOLO PINTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ERCILIA TORRES STEINKE
  • FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
  • MARIA SOLANGE MELO DE SOUSA
  • MARIZANGELA APARECIDA DE BORTOLO PINTO
  • Data: 27/02/2025

  • Mostrar Resumo
  • Nos últimos anos, especialmente após a pandemia de Covid-19, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem enfrentado desafios relacionados à motivação e permanência dos estudantes. Quando se trata da aprendizagem em Geografia esse contexto se torna ainda mais complexo, demandando dos docentes um olhar mais aguçado para as necessidades de aprendizagem e a motivação dos alunos. Neste sentido, o objetivo principal é analisar as contribuições do festival de dança e música como uma prática pedagógica inovadora para o ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos em Planaltina-DF, considerando as percepções de estudantes, professores e coordenadores intermediários envolvidos na experiência. A abordagem utiliza dança e música para trabalhar conceitos e categorias geográficas, como território, espaço e lugar, promovendo a compreensão das culturas e regiões brasileiras. Fundamentado em referenciais teóricos de Milton Santos, Libâneo, Cavalcanti, Freire, entre outros, o projeto busca integrar os planos de ensino da Geografia às vivências dos estudantes, valorizando suas experiências de vida e promovendo sentimentos de pertencimento e identidade cultural. A pesquisa se pautou pelo método de pesquisa participante, com a realização de grupos focais, com o objetivo de analisar a aprendizagem sobre a sociedade e identidade cultural e seus territórios, a partir das expressões da dança e da música, além de sentimentos de pertencimento no ambiente de interação com a proposta. As práticas produzidas pelos estudantes de acordo com temas geradores, são importantes, pois trata-se de um olhar sobre o meio em que vivem, sobre as diferentes culturas e regiões, sobre a linguagem que a dança quer expressar, no que diz respeito a identidade territorial e também sobre suas próprias experiências de vida. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa e participativa, com grupos focais realizados em duas unidades escolares, dentre dez participantes, para analisar as percepções de estudantes, professores e coordenadores intermediários sobre o impacto do festival no processo de aprendizagem. A utilização de temas geradores permite que os estudantes interpretem suas realidades, conectando o conhecimento geográfico ao cotidiano e à identidade territorial. Dessa forma, o estudo contribui para o desenvolvimento de metodologias ativas, que incentivam a permanência escolar e enriquecem o ensino na EJA.


  • Mostrar Abstract
  • In recent years, especially after the Covid-19 pandemic period, it has become increasingly difficult to maintain the motivation and attendance of Youth and Adult Education (EJA) students. Faced with this problem, this project presents a pedagogical practice based on the use of dance and music, aiming at the development of geographic concepts and categories arranged in teaching plans, and in the theoretical references of classic authors of Geography and Pedagogy, such as: Milton Santos, Libâneo, Cavalcante, Di Pierro, Saviani, Freire and others. In this way, creating new meanings and appropriations by students. The research covers actions aimed at implementing a teaching methodology that makes the Dance and Music Festival an instrument for recognizing the culture of different Brazilian regions. The National Education Guidelines and Bases Law (LDBEN) of 1996 ratifies that EJA is aimed at all those who did not have access to school at the appropriate age. However, a major concern with the development of EJA learning concerns the methodological strategies that must reach all students, in different age groups and at different levels of knowledge. In this way, qualitative research will be carried out, with the execution of focus groups, in two school units, among the ten that will participate in the project, with the objective of verifying the perceptions of students, teachers and intermediate coordinators about the experience of the music festival and dance. The research will be based on the participatory research method, with focus groups carried out, with the aim of analyzing learning about society and cultural identity and its territories, based on the expressions of dance and music, as well as feelings of belonging in the interaction environment with the proposal. The practices produced by students according to generating themes are important, as they are a look at the environment in which they live, at different cultures and regions, at the language that dance wants to express, with regard to identity. territorial and also about their own life experiences. This work aims to explore geographic concepts and categories, such as territory, space and place. Thus, the study integrates a reflection derived from experiences of using dance and music for active methodologies in Geography teaching led and guided by the author.

4
  • GISELLE ANDRADE DE SOUSA
  • GEOGRAFIA E O CERRADO: CONHECIMENTO, RECONHECIMENTO E VIVÊNCIA NO CERRADO PARA ESTUDANTES DO 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL NO COLÉGIO MORAES REGO – BRASÍLIA-DF
  • Orientador : ERCILIA TORRES STEINKE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ERCILIA TORRES STEINKE
  • RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
  • RUTH ELIAS DE PAULA LARANJA
  • TATIANA ROLIM SOARES RIBEIRO
  • Data: 28/02/2025

  • Mostrar Resumo
  • A Intervenção Pedagógica desenvolvida teve como objetivos o despertar da consciência ambiental e ressignificar as relações com o meio natural no qual os estudantes vivem, para isso foi utilizado uma coletânea de metodologias e práticas pedagógicas que têm como pilares a Educação Ambiental, o Raciocínio Geográfico e a Saída de Campo. O trabalho foi realizado com estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental do Colégio Moraes Rego em Brasília-DF em sete etapas na seguinte sequência: aula expositiva sobre o Cerrado; Mostra sobre o biomas brasileiros; Questionário de sondagem a partir do conhecimento dos estudantes sobre Cerrado; Saída de campo ao Jardim Botânico de Brasília; Questionário de sondagem sobre a Saída de campo; Construção de um mural com fotografia dos estudantes na saída de campo e origamis de animais do Cerrado e, a etapa final, uma Mostra sobre as PANCs (Plantas alimentícias não-convencionais) do Cerrado, uma tentativa de valorização do Cerrado como fonte de alimento alternativo e complementar. A construção das atividades propiciou aos estudantes novos conhecimentos, leitura da paisagem, contato com o meio natural, o desenvolvimento do Raciocínio Geográfico e ideia de pertencimento como elemento de ligação para o despertar da consciência e preservação ambiental.

  • Mostrar Abstract
  • The Pedagogical Intervention developed had as its objectives the awakening of environmental awareness and the redefinition of the relationships with the natural environment in which the students live. For this, a collection of methodologies and pedagogical practices were used that have as pillars Environmental Education, Geographic Reasoning and Field Trip. The work was carried out with seventh grade students of Elementary School at Colégio Moraes Rego in Brasília-DF in seven stages in the following sequence: expository class about the Cerrado; Exhibition about Brazilian biomes; Survey questionnaire based on the students' knowledge about the Cerrado; Field trip to the Botanical Garden of Brasília; Survey questionnaire about the Field Trip; Construction of a mural with photographs of the students on the field trip and origamis of animals from the Cerrado and, the final stage, an Exhibition about PANCs (non-conventional edible plants) from the Cerrado, an attempt to value the Cerrado as a source of alternative and complementary food. The construction of the activities provided students with new knowledge, reading of the landscape, contact with the natural environment, the development of Geographical Reasoning and the idea of belonging as a connecting element for awakening awareness and environmental preservation.
5
  • JOÃO AUGUSTO GUIMARÃES CARVALHO
  • Desigualdade Educacional e Avaliação docente: O papel do ENADE na Formação de Professores de Geografia no Brasil

  • Orientador : FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDILENE AMÉRICO SILVA
  • FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
  • JOÃO BATISTA ALVES DE SOUZA
  • MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
  • Data: 02/06/2025

  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação analisa criticamente as desigualdades educacionais no acesso ao ensino superior no Brasil, com foco na formação de professores de Geografia e no papel do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) como instrumento avaliativo. Parte-se do pressuposto de que a avaliação, quando descontextualizada das condições socioeconômicas e estruturais, tende a reproduzir as desigualdades que se pretende combater. A pesquisa demonstra que estudantes oriundos de contextos socioeconômicos mais vulneráveis enfrentam múltiplas barreiras, desde a educação básica até a formação docente, o que impacta diretamente seus resultados no ENADE e, por consequência, a qualidade percebida dos cursos de licenciatura. A análise documental e teórica revela que o ENADE, embora importante para aferir a qualidade da formação superior, apresenta limitações significativas, como sua padronização e a incapacidade de captar a complexidade dos processos formativos e regionais. A pesquisa defende a urgência de políticas públicas que articulem avaliação, inclusão e valorização docente, com investimentos que não apenas ampliem o acesso, mas também assegurem condições efetivas de permanência e formação de qualidade. Conclui-se que o aprimoramento do ENADE como ferramenta avaliativa deve estar associado a uma compreensão mais ampla das desigualdades estruturais que afetam a formação dos professores de Geografia no Brasil.


  • Mostrar Abstract
  • According to Farage's studies (2021), inequality in selection processes for admission to higher education in Brazil is a pressing issue that affects thousands of students every year, according to the author this inequality manifests itself in different ways, mainly through economic and social barriers that hinder equal access to higher education.In agreement, Jesus et al. (2022) adds that many students, due to lack of resources, are unable to enter the most competitive courses, opting for degrees, which are often seen as less prestigious alternatives.

    The degree in Geography is a clear example of this phenomenon, students who choose this career often do so because they are unable to compete for the "great courses" of higher education, such as Medicine or Engineering. According to Salata (2018), these students enter universities and colleges with accumulated deficiencies throughout their educational trajectory.

     

     The National Student Performance Exam (ENADE) is a tool used by the government to assess the quality of higher education courses and, consequently, of the professionals trained by them (ENADE, 2022). In the case of teachers, ENADE serves as an indicator of the quality of the training received, however, for Verhine, Dantas and Soares (2006) the results of ENADE reflect not only the quality of the courses , but also the pre-existing inequalities that students face throughout their education.

    The results of the ENADE often reveal significant disparities between public and private educational institutions, according to Carvalho and Walternberg (2015) public institutions, despite often offering free education, are unable to compete in terms of infrastructure and resources with many private institutions. This puts students at these institutions at a disadvantage, reflected in the ENADE results. 

6
  • HEBERT LUIZ ALVES CARVALHO
  • ENTRE CARTOGRÁFICA E CONFLITOS INTERNACIONAIS: ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERROMPIDA

  • Orientador : ROSELIR DE OLIVEIRA NASCIMENTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
  • REGINA DE SOUZA MANICOBA
  • ROSELIR DE OLIVEIRA NASCIMENTO
  • RUTH ELIAS DE PAULA LARANJA
  • Data: 30/09/2025

  • Mostrar Resumo
  •  

    O trabalho do professor de Geografia tem como responsabilidade o desenvolvimento do raciocínio geográfico e do pensamento espacial. Neste trabalho, nos dedicamos a elaborar, executar e analisar uma sequência didática em Geopolítica, tomando a linguagem cartográfica como conteúdo procedimental e utilizando essa sequência como instrumento de aprimoramento da prática docente. Aqui, nos propomos a elaborar uma sequência didática sobre conceitos como Estado, Território, Fronteira, Limite e Conflitos Internacionais, envolvendo atividades que variam da exibição e análise de documentários, confecção de mapas mentais, atividade gamificada e a culminância com a simulação de um Conselho de Segurança da ONU. Essa sequência foi aplicada em uma escola regular noturna da rede pública do Distrito Federal, para estudantes do 3º ano do ensino médio. Ao executar essa sequência, enfrentamos diversos desafios, intercorrências e a efetiva interrupção de sua realização em decorrência da greve dos servidores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A metodologia adotada inspirou-se em Lana Cavalcanti no que concerne ao ensino de Geografia e sua leitura sobre o processo de desenvolvimento da aprendizagem, a partir da linha teórica histórico-cultural de Vygotski, em Antoni Zabala nos aspectos didáticos, e em Maurice Tardif no que diz respeito à profissão docente. A revisão bibliográfica, a confecção da sequência didática e o registro e análise a partir do diário de campo compõem o trabalho. Por fim, a contribuição deste estudo é o aprofundamento da discussão sobre formação docente e seu impacto na promoção de aprendizagens significativas.


  • Mostrar Abstract
  • Geography teaching plays a critical role in developing geographical reasoning and spatial thinking. This study presents the design, implementation, and analysis of a teaching sequence focused on Geopolitics, using cartographic language as a procedural and cognitive tool to support pedagogical practice. The sequence explores key concepts such as State, Territory, Borders, Boundaries, and International Conflicts, through a range of active methodologies, including documentary analysis, mind mapping, game-based learning, and a culminating activity simulating a session of the United Nations Security Council. The sequence was implemented in a public night high school within the education system of Brazil’s Federal District, targeting third-year high school students. During implementation, several challenges emerged, including the interruption of activities due to a teachers’ strike. Methodologically, the study is grounded in a qualitative, practice-based approach, drawing on theoretical contributions from Lana Cavalcanti (Geography education from a socio-historical perspective), Antoni Zabala (didactics), and Maurice Tardif (teaching as a profession). The research includes a literature review, the development of the instructional sequence, and its documentation and analysis through a field diary, interpreted using narrative inquiry. This study contributes to discussions on teacher education and its role in fostering meaningful learning.

2024
Dissertações
1
  • Alexandre de Pádua de Sousa Rodrigues
  • Minha periferia: um estudo sobre práticas pedagógicas em Geografia na periferia do Gama-DF

  • Orientador : SÉRGIO MAGNO CARVALHO DE SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SÉRGIO MAGNO CARVALHO DE SOUZA
  • José Vandério Cirqueira Pinto
  • Juliano Rosa Gonçalves
  • RODRIGO CAPELLE SUESS
  • Data: 23/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa visa compreender como as práticas pedagógicas em Geografia contribuem para a formação de uma percepção do conceito de periferia condizente com a realidade do estudante do Gama-DF. O ensino de Geografia é responsável por apresentar aos estudantes categorias fundamentais na análise da periferia: território, lugar e paisagem, juntos, oferecem embasamento teórico singular na construção de uma identidade periférica. Contudo, os conceitos citados, não são abordados para aproximar o discente dos conteúdos, é necessário implementar práticas pedagógicas que sejam atrativas e significativas para o aluno. Ao propor a problematização da periferia e seus habitantes a partir da análise de metodologias de ensino em Geografia, é possível compreender como se dá a relação do discente com sua periferia. Para materializar a pesquisa, intervenções pontuais norteadas pela Pedagogia Histórico-Crítica serão desenvolvidas, aula expositiva dialogada dentro e fora da escola, questionários antes e depois das intervenções, entrevistas com discentes e atividade de conclusão. Com o fim do processo, o Olhar da Periferia do discente do CEM 02 será exposto em formado de E-book, tornando a Geografia não só uma disciplina escolar, mas um instrumento para mudar a realidade da periferia.


  • Mostrar Abstract
  • This research aims to understand how pedagogical practices in Geography contribute to the formation of a perception of the concept of periphery consistent with the reality of the student of Gama-DF. Geography teaching is responsible for presenting students with fundamental categories in the analysis of the periphery: territory, place and landscape, together, they offer a unique theoretical basis in the construction of a peripheral identity. However, the concepts mentioned are not addressed to bring the student closer to the contents, it is necessary to implement pedagogical practices that are attractive and meaningful for the student. By proposing the problematization of the periphery and its inhabitants from the analysis of teaching methodologies in Geography, it is possible to understand how the student's relationship with his periphery occurs. To materialize the research, punctual interventions guided by the Historical-Critical Pedagogy will be developed, expository class dialogued inside and outside the school, questionnaires before and after the interventions, interviews with students and conclusion activity. At the end of the process, the Periphery Look of the CEM 02 student will be exposed in E-book form, making Geography not only a school subject, but an instrument to change the reality of the periphery.

2
  • DÉBORA MARIA DE SANTANA RODRIGUES
  • TRILHA INTERPRETATIVA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA AO ENSINO DE GEOGRAFIA: TRABALHANDO O CONCEITO DE PAISAGEM NO RIBEIRÃO SOBRADINHO

  • Orientador : EDILENE AMÉRICO SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDILENE AMÉRICO SILVA
  • ERCILIA TORRES STEINKE
  • FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
  • PAULO ROBERTO BAQUEIRO BRANDÃO
  • Data: 26/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • Essa dissertação teve por objetivo a produção de uma cartilha digital como ferramenta de discussão geográfica da categoria paisagem por meio da criação de um roteiro de trilha interpretativa às margens do Ribeirão Sobradinho em Sobradinho (DF), onde há um projeto ambiental comunitário na Área de Preservação Permanente (APP). A elaboração de um material pedagógico, acessível e coerente com a realidade ambiental e social, visou considerar o contexto ambiental do Ribeirão Sobradinho e o projeto ambiental; a categoria paisagem e os novos atravessamentos do ensino de geografia que defendem abordagens de ensino que incentivem o pensar-geograficamente. A partir da identificação dos pontos interpretativos do percurso de trilha ecológica existente no projeto ambiental, considerou-se a percepção e a interpretação ambiental como bases da elaboração das trilhas interpretativas. Dessa forma, foi possível a definição de cinco pontos de atratividade para interpretação que nortearam o percurso de trilha interpretativa da cartilha para a compreensão da paisagem e fomento do sentimento de pertencimento do educando à sua realidade. A metodologia utilizada no trabalho, considerou uma abordagem geográfica centrada no espaço vivido, filiada, portanto, à Geografia Humanista, com a utilização do método qualitativo a partir do levantamento bibliográfico, documental, trabalho de campo, registro fotográfico, utilização de mapas, gráficos e figuras. A utilização da cartilha permitiu compreender sobre a importância da construção de propostas e materiais que consideram espaços não formais de aprendizagem, agentes mediadores para além do professor, ferramentas para além do livro didático e o lugar como importante referência na construção do conhecimento geográfico do aluno. A cartilha é um material de mediação de uma experiência que a trilha interpretativa possibilitou evidenciar e dialogar com a problemática ambiental, amparada pelo conceito de paisagem na perspectiva do lugar de vivência dos estudantes, além de contribuir para o compartilhamento e para o exercício de propostas no âmbito da Geografia escolar que sugerem maneiras de tornar a seara do conhecimento geográfico mais dinâmica e significativa.


  • Mostrar Abstract
  • The aim of this dissertation was to produce a digital booklet as a tool for discussing the geographical category of landscape through the creation of an interpretive trail on the banks of the Sobradinho Stream in Sobradinho (DF), where there is a community environmental project in the Permanent Preservation Area (APP). The development of educational material that is accessible and coherent with the environmental and social reality aimed to take into account the context of the Sobradinho Stream environment and the ecosystem project; the category of landscape and the new approaches to teaching geography that advocate teaching approaches that encourage the think-geographically. Based on the identification of the interpretive points of the existing ecological trail in the environmental project, we considered environmental perception and interpretation as the basis for the production of interpretive trails. In this way, it was possible to define five points of attraction for interpretation that guided the interpretive trail of the booklet for understanding the landscape and fostering the student's sense of belonging to their reality. The methodology used in the work considered a geographical approach centered on the lived space, therefore affiliated with Humanist Geography, using the qualitative method based on a bibliographical and documentary survey, fieldwork, photographic records, and the use of maps, graphs, and figures. Using the booklet allowed us to understand the importance of building proposals and materials that take into account non-formal learning spaces, mediating agents other than the teacher, tools other than the textbook and place as an important reference in building students' geographical knowledge. The booklet is a material for mediating an experience in which the interpretive trail made it possible to highlight and dialog with the environmental problem, supported by the concept of landscape from the perspective of the place where the students live, as well as contributing to the sharing and exercise of proposals within the scope of School Geography that suggest ways of making the field of geographical knowledge more dynamic and meaningful.

3
  • Roberto de Freitas Mendonça
  • NOÇÕES ESPACIAIS E A PRODUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS APLICADOS ÀS AULAS DE GEOGRAFIA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

  • Orientador : ROSELIR DE OLIVEIRA NASCIMENTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ROSELIR DE OLIVEIRA NASCIMENTO
  • FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
  • RUTH ELIAS DE PAULA LARANJA
  • EDNÉA DO NASCIMENTO CARVALHO
  • Data: 26/02/2024

  • Mostrar Resumo
  •  

    Estudantes com deficiência intelectual (DI) podem enfrentar dificuldades de aprendizagem e, portanto, é importante dar-lhes a oportunidade deestabelecerem relações espaciais, adquirindo habilidades fundamentais para a interpretação do espaço geográfico. O objetivo desta pesquisa é analisar oprocesso de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual na construção das noções espaciais. A pesquisa assume abordagem qualitativa ese organiza em quatro etapas metodológicas, a saber: revisão bibliográfica, planejamento de Oficina Geográfica, desenvolvimento da Oficina Geográfica eanálise dos dados. Optou-se por desenvolver a pesquisa no CEF 26 de Ceilândia, em turma especial do ensino fundamental, integrada por dez alunos adultoscom deficiência intelectual. A oficina contemplou seis fases tratando das relações topológica, projetiva e finalizando na relação espacial euclidiana, a qualdemanda habilidades mais complexas. A avaliação se deu por observação direta e preenchimento de fichário. Os resultados obtidos demonstraram que aaprendizagem das relações espaciais é uma jornada contínua multifacetada e única para cada aluno. Destaca-se a diversidade nos resultados e a importânciada personalização do ensino, da adaptação constante e da incorporação de estratégias lúdicas para uma educação geográfica eficaz.


  • Mostrar Abstract
  •  

    Students with intellectual disabilities (ID) may face learning difficulties, and, therefore, it is important to provide them opportunity to establish spatialrelationships and to acquire fundamental skills for the interpretation of geographic space. The objective of this research is to analyze the teaching-learningprocess of students with intellectual disabilities in constructing spatial notions. The research assumes a qualitative approach and is organized in fourmethodological stages: a bibliographic review, the planning of a Geographic Workshop, the development of the Geographic Workshop and, finally, dataanalysis. It was carried out at CEF 26 in Ceilândia, in a special elementary school class made up of 10 adult students with intellectual disabilities. The workshopincluded six phases dealing with topological and projective spatial relationships, then moving on to the projective one and ending with the Euclidean spatialrelationship, which demands more complex skills. The assessment took place through direct observation and the filling out of a binder. The resultsdemonstrated that learning spatial relationships is a continuous, multifaceted, and unique journey for each student. The diversity in results and theimportance of personalizing teaching, constant adaptation, and the incorporation of playful strategies for effective geographic education are highlighted.

4
  • Thaini Maiara Pereira Alves
  • VIVÊNCIA E CIÊNCIA: A UNIÃO DE CONHECIMENTOS PARA O ENSINO DE COMPONENTES FÍSICOS E NATURAIS PARA ALUNOS RIBEIRINHOS DO RIO AMAZONAS

  • Orientador : ERCILIA TORRES STEINKE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ERCILIA TORRES STEINKE
  • RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
  • RUTH ELIAS DE PAULA LARANJA
  • EDSON SOARES FIALHO
  • Data: 27/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • Muitas escolas ribeirinhas de Manaus funcionam por meio do Projeto de Educação Itinerante, gerido pela Divisão Distrital Rural da Secretaria Municipal de Educação de Manaus - SEMED subsidiado pela resolução 004/CME/2014. A rotina dessas escolas é uma realidade de enredamentos e dessemelhanças em relação aos atributos físicos, as características sociais, econômicas e ambientais. Após um período em contínuo contato e atuação docente em uma dessas escolas, identificou-se grandes desafios metodológicos relacionados ao ensino de Geografia, que culminou na possibilidade de desenvolvimento de uma intervenção pedagógica/sequência didática vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional – PROFGEO. Sendo assim, esse trabalho descreve o processo de intervenção pedagógica/sequência didática desenvolvido na Escola Municipal Professora Elizabeth Siqueira Ferreira localizada na margem esquerda do Rio Amazonas - Zona ribeirinha de Manaus que objetivou a unificação de conhecimentos de vivência adquiridos pelos alunos com conhecimentos teóricos e científicos apresentados pela disciplina escolar de Geografia por meio de uma intervenção pedagógica, para fornecer aos alunos uma melhor compreensão dos elementos físicos e naturais do local onde vivem, como uma resposta às necessidades e desafios que se presenciaram durante o período de atuação docente. O processo de intervenção foi analisado através do método de análise de conteúdo e embora tenha sido impactado pela seca e limitações metodológicas, evidenciou a constante adaptação necessária em relação a métodos de ensino de Geografia, apontando para desafios e a urgência de revisão constante da prática docente e da estruturação educacional de escolas ribeirinhas.


  • Mostrar Abstract
  • Many riverside schools in Manaus operate through the Itinerant Education Project, managed by the Rural District Division of the Manaus MunicipalDepartment of Education - SEMED, subsidized by resolution 004/CME/2014. The routine of these schools is a reality of entanglements and dissimilarities inrelation to physical attributes, social, economic and environmental characteristics. After a period of continuous contact and teaching in one of these schools,major methodological challenges related to the teaching of Geography were identified, which culminated in the possibility of developing a pedagogicalintervention / didactic sequence linked to the Professional Master's Program in Geography Teaching in the National Network – PROFGEO. Thus, this workdescribes the process of pedagogical intervention/ didactic sequence developed at the Municipal School Professor Elizabeth Siqueira Ferreira located on theleft bank of the Amazon River - riverside area of Manaus, which aimed to unify the experiential knowledge acquired by the students with theoretical andscientific knowledge presented by the school subject of Geography through a pedagogical intervention, to provide students with a better understanding ofthe physical and natural elements of the place where they live, as a response to the needs and challenges encountered during the teaching period. Theintervention process was analyzed using the content analysis method and although it was impacted by the drought and methodological limitations, itshowed the constant adaptation needed in relation to Geography teaching methods, pointing to challenges and the urgency of constantly reviewingteaching practice and the educational structure of riverside schools.

5
  • Allison Godoi Cardoso
  • A ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE GEOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: REFLETINDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O DETERMINISMO TECNOLÓGICO E A ORDEM GEOPOLÍTICA NAS REGIÕES DO LESTE EUROPEU E DO ORIENTE MÉDIO

  • Orientador : MARIZANGELA APARECIDA DE BORTOLO PINTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIZANGELA APARECIDA DE BORTOLO PINTO
  • EDILENE AMÉRICO SILVA
  • FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
  • TATIANA ROLIM SOARES RIBEIRO
  • Data: 29/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • A introdução de forma abrupta do formato de ensino online, devido à pandemia (COVID-19), ofereceu muitas dificuldades, tanto pela falta de formação de boa parte do corpo docente quanto pela indisciplina do estudante. O retorno ao presencial veio acompanhado de déficit informacional e o aluno parece ter mais dificuldade de concentração, que pode, também, estar associada às aulas tradicionais. Oportunizar ao aluno protagonismo e autonomia em seu processo educativo, com a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), pode mitigar o problema, possibilitando uma leitura crítica do espaço geográfico ao analisar temas reais, refletindo sobre o modelo de dominação vigente que determina padrões, moldando esse espaço. O objetivo é desenvolver uma prática metodológica utilizando a abordagem CTS no ensino de geografia como instrumento de análise do espaço geográfico, de maneira a contribuir com a reflexão sobre a relação entre o determinismo tecnológico e a ordem geopolítica nas regiões do Leste Europeu e do Oriente Médio. A problematização do discurso do determinismo tecnológico poderá favorecer a compreensão das transformações que ocorrem no espaço geográfico em função dos avanços da tecnologia e da ciência que, por intermédio da força bélica e econômica, determinam as relações de poder e a ordem mundial. O trabalho apoia-se na categoria espaço geográfico segundo Milton Santos (1988, 1999, 2004, 2021 e 2023) e nos postulados em CTS de Dagnino (2004, 2010 e 2011), Auler e Wildson Santos (2011), Benakouche (2012), convergindo com os ensinamentos de Freire (2021 e 2023). A pesquisa será qualitativa e pautada pelo método indutivo com a coleta de dados por intermédio de questionário pré-definido, que visa analisar o ponto de vista dos alunos sobre a relevância da abordagem CTS no ensino de Geografia. Espera-se, com a abordagem CTS, proporcionar ao estudante uma leitura do espaço geográfico que auxilie no desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais à análise sobre as interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade, tomando a alfabetização científica e tecnológica, relacionada ao cotidiano, como estratégia para a construção de significado à ciência geográfica.


  • Mostrar Abstract
  • The abrupt introduction of the online teaching format, due to the pandemic (COVID-19), raised many difficulties, both due to the lack of teacher training and student indiscipline. The return to face-to-face classes was accompanied by an information deficit and the student seems to have more difficulty concentrating, which may also be associated with traditional classes. Providing students with protagonism and autonomy in their educational process, with the Science-Technology-Society (CTS) approach, can mitigate the problem, enabling a critical reading of the geographic space when analyzing real themes, reflecting on the current model of domination that determines standards , shaping this space. The objective is to develop a methodological practice using the CTS approach in teaching geography as an instrument for analyzing geographic space, in order to contribute to reflection on the relationship between technological determinism and the geopolitical order in the Eastern European and Middle Eastern regions. . The problematization of the discourse of technological determinism may favor the understanding of the transformations that occur in geographic space due to advances in technology and science that, through military and economic force, determine power relations and world order. The work is based on the geographic space category according to Milton Santos (1988, 1999, 2004, 2021 e 2023) and on the STS postulates of Dagnino (2004, 2010 e 2011), Auler and Wildson Santos (2011), Benakouche (2012), converging with the teachings of Freire (2021 e 2023). The research will be qualitative and guided by the inductive method with data collection through a pre-defined questionnaire, which aims to analyze the students' point of view on the relevance of the CTS approach in teaching Geography. It is expected, with the CTS approach, to provide the student with a reading of the geographic space that helps in the development of skills and competencies fundamental to the analysis of the interactions between Science-Technology-Society, taking scientific and technological literacy, related to everyday life, as strategy for constructing meaning in geographic science.

6
  • Wellington Araujo de Sousa
  • O JOGO TERRA TREK COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO CEF-10 GAMA-DF

  • Orientador : RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
  • GICÉLIA MENDES DA SILVA
  • MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
  • RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
  • Data: 29/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • O ensino de geografia demanda ferramentas capazes de atrair cada vez mais os estudantes, promovendo um aprendizado mais eficaz e aprofundado nopensamento geográfico. Nesse contexto, os jogos pedagógicos destacam-se como um meio potencial para alcançar esse objetivo. Apesar de parecer simplesa implementação dessa estratégia, é crucial atentar para nuances específicas, tais como o tipo de jogo, seus objetivos, a adequação à faixa etária dosestudantes e a efetividade do jogo enquanto ferramenta de aprendizado. A pesquisa em questão tem como propósito investigar o desenvolvimento dehabilidades relacionadas ao conceito de território, bem como temas pertinentes ao nono ano do Ensino Fundamental II, por meio da utilização de jogospedagógicos, tendo como exemplo o jogo intitulado "Terra Trek". As etapas desse estudo envolvem a concepção do jogo, sua aplicação em turmasintercaladas do nono ano do Ensino Fundamental II e a coleta de resultados por meio de atividades, notas e observações diárias realizadas pelo pesquisador,fornecendo uma base sólida para a avaliação do progresso e das dificuldades enfrentadas pelos estudantes ao longo do processo, por meio de pesquisaqualitativa. Essa abordagem sistemática contribuiu para uma compreensão mais completa do papel dos jogos pedagógicos no ensino de geografia,especialmente no nono ano do Ensino Fundamental II.


  • Mostrar Abstract
  • The teaching of geography requires tools capable of attracting students more and more, promoting a more effective and in-depth learning of geographicalthinking. In this context, educational games stand out as a potential means to achieve this goal. Although the implementation of this strategy may seemsimple, it is crucial to pay attention to specific nuances, such as the type of game, its objectives, suitability for the students' age group, and the effectivenessof the game as a learning tool. The purpose of the research in question is to investigate the development of skills related to the concept of territory, as well astopics relevant to the ninth year of Middle School, through the use of educational games, using the game titled "Terra Trek" as an example. The stages of thisstudy involve the conception of the game, its application in alternating classes of the ninth year of Middle School, and the collection of results throughactivities, grades, and daily observations conducted by the researcher, providing a solid foundation for the assessment of progress and difficulties faced bystudents throughout the process through qualitative research. This systematic approach has contributed to a more comprehensive understanding of the roleof educational games in geography education, especially in the ninth year of Middle School.

7
  • ANDRE LUIZ DE SOUZA BRAGA
  • O uso de geotecnologias no ensino de Geografia com a ferramenta Google Maps

  • Orientador : RUTH ELIAS DE PAULA LARANJA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
  • ROSELIR DE OLIVEIRA NASCIMENTO
  • RUTH ELIAS DE PAULA LARANJA
  • TATIANA ROLIM SOARES RIBEIRO
  • Data: 27/05/2024

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho de curso explora o uso de tecnologias na geografia através da internet, com foco na ferramenta Google Maps. A pesquisa busca compreender e demonstrar como essa ferramenta pode ser utilizada como objeto de aprendizagem eletrônico no ensino da geografia contemporânea. A pesquisa é direcionada aos estudantes nos níveis Fundamental e Médio, com o objetivo de visar a concepção e utilização de projetos educacionais que incorporem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O estudo propõe a seguinte pergunta de pesquisa: "Como propiciar aos estudantes um espaço de reflexão sobre as pesquisas educacionais digitais relacionadas ao uso de diferentes aplicativos que se aplicam no aprendizado da geografia?". Para responder a essa questão, será feita uma análise das possibilidades pedagógicas oferecidas pelo Google Maps em termos de visualização espacial, manipulação e análise das informações geográficas. Os resultados desta pesquisa têm o potencial não só para enriquecer a prática pedagógica do professor, mas também para aumentar a motivação e o envolvimento dos alunos no estudo da geografia. Além disso, oferece insights para reflexões futuras sobre a integração eficaz das TICs no ensino da geografia contemporânea.


  • Mostrar Abstract
  • This course work explores the use of technologies in geography through the internet, focusing on geography. Furthermore, it offers insights for future reflections on the effective integration of ICTs in contemporary geography teaching. Google Maps tool. The research seeks to understand and demonstrate how this tool can be used as an electronic learning object in contemporary geography teaching. The research is aimed at students at Elementary and Secondary levels, with the objective of aiming at the design and use of educational projects that incorporate Information and Communication Technologies (ICTs). The study proposes the following research question: "How to provide students with a space for reflection on digital educational research related to the use of different applications that are applied to learning geography?". To answer this question, an analysis will be made of the pedagogical possibilities offered by Google Maps in terms of spatial visualization, manipulation and analysis of geographic information. The results of this research have the potential not only to enrich teachers' pedagogical practice, but also to increase students' motivation and engagement in the study of

8
  • Gledmar Pires de Moura
  • NO MEIO DAS PEDRAS, CAMINHOS: Intercessões entre o estudo do meio, a Pedagogia Histórico-Crítica e o ensino de Geografia na educação escolar

  • Orientador : VALDIR ADILSON STEINKE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GLAIRTON CARDOSO ROCHA
  • RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
  • SÉRGIO MAGNO CARVALHO DE SOUZA
  • VALDIR ADILSON STEINKE
  • Data: 05/07/2024

  • Mostrar Resumo
  • Há uma visão sobre a escola que pode ser sintetizada pelo seguinte exercício imaginativo: uma criança triste, sentada em uma sala de aula enfileirada, olhando pela janela e contemplando a possibilidade de ser feliz ‘lá fora’. Ainda que represente paradoxos existentes na reprodução da escola, essa visão não expressa de forma integral a complexidade do trabalho pedagógico desenvolvido na educação escolar. Fomentando uma visão afirmativa da educação escolar, o presente trabalho buscou estabelecer uma articulação entre o estudo do meio, os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica e a educação escolar (e nesta, em particular, com o ensino de Geografia), dividindo-se, para tanto, em cinco capítulos. O primeiro capítulo fundamenta a escola como espaço de produção de conhecimentos e de promoção de desenvolvimento psíquico. O segundo capítulo apresenta as bases da formação da Pedagogia Histórico-Crítica como concepção pedagógica crítico dialética, revisitando suas origens, seus pressupostos e os momentos pedagógicos propostos pelo seu método. O terceiro capítulo acena para o desenvolvimento do estudo do meio na educação básica, apresentando suas origens no Brasil, suas etapas, seus objetivos e destacando sua relação particular com o ensino de Geografia. O quarto capítulo elabora uma concepção teórica do estudo do meio que amarra as suas etapas (Prólogo, Aula de campo e Desfecho) aos momentos do método da Pedagogia Histórico-Crítica (Prática social inicial, Problematização, Instrumentalização, Catarse e Prática social final). O quinto capítulo relata uma experiência de estudo do meio realizada no contexto de uma escola de educação básica da rede pública de ensino do Distrito Federal. Pela orientação de uma perspectiva dialética de apreensão do real, o estudo do meio foi concebido como um recurso metodológico que, pela mediação in situ de atividades empírico abstratas, amplia os espaços educacionais e enriquece a condução dos percursos lógicos de ensino (objetivação) e de aprendizagem (apropriação). Com isso, a realização do estudo do meio na educação básica: a) Viabiliza a elaboração conceitual sobre a realidade concreta; b) Estimula o desenvolvimento das funções psíquicas superiores; c) Visibiliza e desnaturaliza as contradições enraizadas na localidade analisada (auxiliando a subsunção do fetichismo do espaço geográfico); d) Fomenta a releitura da prática social; e) Qualifica as práticas/saberes espaciais e o raciocínio espacial dos estudantes. Por fim, considerou-se que o estudo do meio, orientado por uma perspectiva dialética de apreensão da realidade e pedagogicamente fundamentado pelos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, se realiza como um recurso metodológico valioso para o ensino aprendizagem na educação escolar, contribuindo de modo particularmente fecundo para o ensino de Geografia.


  • Mostrar Abstract
  • There is a vision of school that can be summed up by the following imaginative exercise: a sad child, sitting in a classroom lined up, looking out of the window and contemplating the possibility of being happy 'outside'. Although it represents the paradoxes that exist in school reproduction, this view does not fully express the complexity of the pedagogical work carried out in school education. Encouraging an affirmative vision of school education, this work sought to establish a link between environmental studies, the foundations of Historical-Critical Pedagogy and school education (and in particular, with Geography teaching), divided into five chapters. The first chapter explains the school as a space for producing knowledge and promoting psychological development. The second chapter presents the foundations of the formation of Historical-Critical Pedagogy as a critical dialectical pedagogical concept, revisiting its origins, its assumptions and the pedagogical moments proposed by its method. The third chapter looks at the development of the study of the environment in basic education, presenting its origins in Brazil, its stages, its objectives and highlighting its particular relationship with the teaching of Geography. The fourth chapter elaborates a theoretical conception of the study of the environment that links its stages (Prologue, Field lesson and Conclusion) to the moments of the method of Historical-Critical Pedagogy (Initial social practice, Problematization, Instrumentalization, Catharsis and Final social practice). The fifth chapter reports on study of the environment experience carried out in the context of a public elementary school in the Federal District. Guided by a dialectical perspective of apprehending reality, the study of the environment was conceived as a methodological resource which, through in situ mediation of empirical and abstract activities, expands educational spaces and enriches the logical paths of teaching (objectification) and learning (appropriation). As a result, carrying out environmental studies in basic education: a) enables conceptual elaboration of concrete reality; b) stimulates the development of higher psychic functions; c) makes visible and denaturalizes the contradictions rooted in the locality analyzed (helping to subsume the fetishism of geographical space); d) encourages a re-reading of social practice; e) qualifies students' spatial practices/knowledge and spatial reasoning. Finally, it was considered that the study of the environment, guided by a dialectical perspective of apprehension of reality and pedagogically based on the assumptions of Historical-Critical Pedagogy, is a valuable methodological resource for teaching and learning in school education, contributing in a particularly fruitful way to the teaching of Geography.

9
  • Juliana de Oliveira Ayres Marques
  •  

    ETNOGEOGRAFIA: contribuição para uma releitura da Geografia da Região Norte do Brasil

  • Orientador : FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
  • RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
  • ALTIVA BARBOSA DA SILVA
  • ROSELANE ZORDAN COSTELLA
  • Data: 24/07/2024

  • Mostrar Resumo
  •  

     

    Com as mudanças societárias e o aprofundamento das desigualdades faz-se necessário que a Educação esteja atenta às contradições que o mundo impõe, para que no interior das escolas possa-se propor mudanças de abordagens que reflitam a melhor aproximação das realidades que nos cercam. A presente dissertação propõe uma reflexão sobre a possibilidade de inserção da temática indígena como aporte para o conhecimento da Geografia dos povos Tikuna e Sateré-Mawé, por intermédio, do estudo de suas etnogeografias como uma proposta que seja complementar à geografia estudada em e já consolidada em sala de aula, com o objetivo de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais democrático e os saberes indígenas reconhecidos e valorizados. As etnogeografias são conhecimentos referentes a como essas etnias se produzem e reproduzem social e materialmente em suas relações com a natureza, principalmente pela influência direta dos mitos e de seus saberes vernaculares. Destaca-se a importância do reconhecimento da diversidade de povos e de suas interpretações de mundo para que indígena seja reconhecido em suas características singulares formadoras de suas identidades, em contraponto ao estereótipo de ‘índio genérico’, tão comumente reproduzida pela sociedade brasileira. De acordo com seus procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que se ateve a fazer o levantamento de referências resultantes de pesquisas acadêmicas no campo da Antropologia e da Etnografia, seja por pesquisadores, seja na produção intelectual dos próprios indígenas de diferentes grupos étnicos para a composição de um compilado de ideias que assegurem o caráter etnogeográfico de sua abordagem.


  • Mostrar Abstract
  • The main objective of this dissertation is to demonstrate the power of the concept of Ethnogeography in the teaching of this discipline in elementary school, aiming to eliminate stereotypes that are constructed within any society. The justification for the elaboration of this dissertation is due to dissatisfaction with the way in which the North Region of Brazil is presented in textbooks that are distributed to students as a support for learning. Initially, we present the trajectory of this didactic material in Brazilian schools since the publications of Delgado de Carvalho in the first decades of the 20th century, until the present moment. From the great diversity of textbooks available in the Brazilian market and used by schools all over Brazil, we selected for analysis four works from the 7th year of elementary school that will bring from Geografia Regional do Brasil, published in 2018 and distributed throughout the country by the Programa Nacional do Textbook – PNLD. We made an assessment of how the North Region is presented to students from the central points that are Nature, Man and Economy, a recurring pattern derived from the precepts of classical geography. Our greater deepening is anchored in the concept of Ethnogeography (Claval, 1999) since we established as a goal, in the first place, to demonstrate that this region, which is home to the largest contingent of original populations in the country, is made up of countless ethnic groups, subverting the generic notion of Indians, each with their specific forms of relationship with nature. Secondly, in view of this diversity, we will demonstrate, from the literature produced by these peoples, what their geographies are like, serving as a complement to geography classes in order to reverse prejudiced notions about these populations.

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app27.sigaa27