O RAP e o ensino de Geografia através da Pedagogia Histórico Crítica
Pedagogia Histórico-Crítica; Geografia escolar; Rap; periferia.
Este Projeto de Qualificação visa demonstrar a viabilidade e relevância da pesquisa proposta, que investigará como o rap pode ser uma importante ferramenta de ensino nas aulas de Geografia sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. A pesquisa tem como objetivo principal propor a utilização do rap como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia do Ensino Básico, especificamente no contexto da Região Administrativa Estrutural. Além disso, busca verificar a contribuição da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) na Geografia escolar para o reconhecimento dos estudantes enquanto sujeitos periféricos, a partir de suas práticas socioespaciais, e discutir o uso do rap como recurso didático no ensino de Geografia na Educação Básica. Pretende-se também elaborar e executar uma intervenção didática que utilize o rap nas aulas de Geografia Urbana no CED 01 da Estrutural, direcionada aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Para alcançar esses objetivos, será adotada uma abordagem dialética, que permite uma análise flexível e crítica das contradições, transformações e interações entre os sujeitos envolvido. Os resultados da intervenção pedagógica serão apresentados em forma de relato de experiência. Destarte, este projeto discute a importância da Pedagogia Histórico-Crítica como pedagogia emancipadora nas periferias, enfatizando a transformação social através do saber objetivo construído com o domínio dos conhecimentos historicamente produzidos, e busca relacionar a Pedagogia Histórico-Crítica e a Geografia escolar, evidenciando o confronto entre o conhecimento científico (geográfico) e o saber prévio dos alunos a partir de um olhar crítico sobre as práticas socioespaciais.