ETNOGEOGRAFIA: contribuição para uma releitura da Geografia do estado do Amazonas
Etnogeografia, Amazônia, Povos Indígenas, Livro Didático, Ensino de Geografia.
Com as mudanças societárias e o aprofundamento das desigualdades faz-se necessário que a Educação esteja atenta às contradições que o mundo impõe, para que no interior das escolas possa-se propor mudanças de abordagens que reflitam a melhor aproximação das realidades que nos cercam. A presente dissertação propõe uma reflexão sobre a possibilidade de inserção da temática indígena como aporte para o conhecimento da Geografia dos povos Tikuna e Sateré-Mawé, por intermédio, do estudo de suas etnogeografias como uma proposta que seja complementar à geografia estudada em e já consolidada em sala de aula, com o objetivo de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais democrático e os saberes indígenas reconhecidos e valorizados. As etnogeografias são conhecimentos referentes a como essas etnias se produzem e reproduzem social e materialmente em suas relações com a natureza, principalmente pela influência direta dos mitos e de seus saberes vernaculares. Destaca-se a importância do reconhecimento da diversidade de povos e de suas interpretações de mundo para que indígena seja reconhecido em suas características singulares formadoras de suas identidades, em contraponto ao estereótipo de ‘índio genérico’, tão comumente reproduzida pela sociedade brasileira. De acordo com seus procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que se ateve a fazer o levantamento de referências resultantes de pesquisas acadêmicas no campo da Antropologia e da Etnografia, seja por pesquisadores, seja na produção intelectual dos próprios indígenas de diferentes grupos étnicos para a composição de um compilado de ideias que assegurem o caráter etnogeográfico de sua abordagem.