O lugar e o ensino de Geografia: uma proposta didática sob a ótica de Paripe, subúrbio ferroviário de Salvador – BA.
Ensino de Geografia, lugar, Paripe.
A presente dissertação visa abordar as categorias fundamentais que constituem a Geografia, como lugar e paisagem, além de trazer elementos pertinentes ao estudos urbanos na forma de subúrbio, através da percepção da realidade em que o estudante está inserido. O ensino da Geografia no contexto escolar está atrelado aos objetos de conhecimento traduzidos nas figuras dos saberes escolares referentes ao espaço geográfico. Os conceitos enquanto categorias e as escalas precisam dialogar para facilitar a compreensão das transformações do espaço e tempo na abstração daqueles, ou seja, é pertinente trazer propostas didáticas que agreguem no entendimento. Com a proposta de dialogar com áreas pouco comuns da cidade e distantes das centralidades, se faz contundente trazer distintas realidades para os estudos escolares e construir uma Geografia mais próxima da realidade. A proposta didática se projeta a construir o bojo teórico conceitual em consonância a Base Nacional Comum Curricular abordando a Unidade Temática Mundo do Trabalho, o Objeto de Conhecimento sendo as Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial e as Habilidades que lhes contemplam. Como metodologia, uma sequência didática foi desenvolvida através de aulas expositivas, dialogada dentro e fora da escola