TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM URBANA E CONCEPÇÃO DE LUGAR: UMA ABORDAGEM LÚDICA COM JOGOS E FOTOGRAFIAS
Ensino de Geografia, Lugar, Raciocínio geográfico, Jogos analógicos.
A educação contemporânea precisa resgatar a centralidade da escola como um espaço não apenas de instrução, mas de acolhimento e construção coletiva. O fortalecimento do vínculo entre escola, aluno e família é essencial para criar uma rede de apoio ao aprendizado e à autoestima dos estudantes. Essa tríade é fundamental para que o processo educacional se torne efetivo e para que a escola se configure como um lugar de pertencimento, capaz de acolher as diferenças e gerar oportunidades de transformação social. O ensino de Geografia deve transcender a transmissão de conteúdos e promover uma educação crítica e emancipadora. Ao desenvolver competências geográficas, os estudantes aprendem a interpretar a realidade à sua volta, questionar desigualdades e compreender a inter-relação entre fenômenos locais e globais. A escola deve fomentar o pensamento crítico por meio de uma pedagogia ativa e participativa, valorizando a diversidade cultural e social dos alunos. Nesse sentido, o uso de jogos analógicos e fotografias para o ensino de lugar pode ser uma abordagem eficaz para promover a aprendizagem e o engajamento dos estudantes tornando o ensino da Geografia e sua categoria de análise “lugar” mais conectado à realidade do aluno. Dessa forma, este projeto visa contribuir para uma educação geográfica mais atraente, interativa e relevante, que os prepara para melhor compreensão das transformações urbanas e ambientais nas paisagens do seu cotidiano, desenvolvendo habilidades espaciais a partir do raciocínio escalar e cartográfico através do qual os estudantes podem ler, interpretar e representar o mundo em que vivem promovendo a sua criticidade e responsabilidade social.