Banca de QUALIFICAÇÃO: Débora Maria de Santana Rodrigues

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Débora Maria de Santana Rodrigues
DATA : 10/07/2023
LOCAL: unb

TRILHA INTERPRETATIVA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA AO ENSINO DE GEOGRAFIA: TRABALHANDO O CONCEITO DE PAISAGEM NO RIBEIRÃO SOBRADINHO

Ensino de Geografia, Paisagem, Trilha Interpretativa, Ribeirão Sobradinho.

A presente proposta de dissertação de mestrado tem por finalidade a produção de uma cartilha como material pedagógico. A busca em compreender a categoria paisagem por meio de uma trilha interpretativa às margens do Ribeirão Sobradinho motivou a escolha de um projeto ambiental comunitário, em uma área de preservação permanente (APP) de Sobradinho (DF) para o desenvolvimento da pesquisa. O projeto tem os estudantes da Educação Básica como público de maior regularidade de visitas ao local, por esse motivo, também, é importante um material pedagógico como ferramenta para uma interpretação ambiental acessível e coerente com a realidade ambiental e social do contexto. Logo, é de suma importância compreender o contexto ambiental do Ribeirão Sobradinho e o projeto ambiental; a categoria paisagem e os novos atravessamentos do ensino de Geografia que defendem abordagens de ensino que incentivem o pensar geograficamente. Considerar a percepção e a interpretação ambiental como bases na construção das trilhas interpretativas, permitiu a identificação dos pontos de atratividade da trilha para que a construção do material pedagógico contribua para a interpretação da paisagem e incentive o sentimento de pertencimento do educando. A metodologia utilizada tem por base o método qualitativo com o levantamento bibliográfico, documental, trabalho de campo, registro fotográfico, utilização de mapas, gráficos e figuras. Assim, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver, a partir de uma trilha interpretativa, uma cartilha voltada à discussão geográfica da categoria paisagem como ferramenta didática ao ensino de Geografia na Educação Básica.

Presidente - 480.812.133-68 - EDILENE AMERICO SILVA - UnB
Interno - 2193609 - FERNANDO LUIZ ARAUJO SOBRINHO
Externo ao Programa - 3315891 - DANIEL RODRIGUES SILVA LUZ NETO
Externa à Instituição - Bruna Barbosa de Lucena - SEEDF