VIVÊNCIA E CIÊNCIA: A UNIÃO DE CONHECIMENTOS PARA O ENSINO DE COMPONENTES FÍSICOS E NATURAIS PARA ALUNOS RIBEIRINHOS DO RIO AMAZONAS
ensino de Geografia; alunos ribeirinhos; componente físicos e naturais; intervenção pedagógica; sequência didática
Muitas escolas ribeirinhas de Manaus funcionam por meio do Projeto de Educação Itinerante, gerido pela Divisão Distrital Rural da Secretaria Municipal de Educação de Manaus - SEMED subsidiado pela resolução 004/CME/2014. A rotina dessas escolas é uma realidade de enredamentos e dessemelhanças em relação aos atributos físicos, as características sociais, econômicas e ambientais. Após um período em contínuo contato e atuação docente em uma dessas escolas, identificou-se grandes desafios metodológicos relacionados ao ensino de Geografia, que culminou na possibilidade de desenvolvimento de uma intervenção pedagógica/sequência didática vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional – PROFGEO. Sendo assim, esse trabalho descreve o processo de intervenção pedagógica/sequência didática desenvolvido na Escola Municipal Professora Elizabeth Siqueira Ferreira localizada na margem esquerda do Rio Amazonas - Zona ribeirinha de Manaus que objetivou a unificação de conhecimentos de vivência adquiridos pelos alunos com conhecimentos teóricos e científicos apresentados pela disciplina escolar de Geografia por meio de uma intervenção pedagógica, para fornecer aos alunos uma melhor compreensão dos elementos físicos e naturais do local onde vivem, como uma resposta às necessidades e desafios que se presenciaram durante o período de atuação docente. O processo de intervenção foi analisado através do método de análise de conteúdo e embora tenha sido impactado pela seca e limitações metodológicas, evidenciou a constante adaptação necessária em relação a métodos de ensino de Geografia, apontando para desafios e a urgência de revisão constante da prática docente e da estruturação educacional de escolas ribeirinhas.