Minha periferia: um estudo sobre práticas pedagógicas em Geografia na periferia do Gama-DF
Periferia. Ensino de Geografia. Identidade Periférica.
A presente pesquisa visa compreender como as práticas pedagógicas em Geografia contribuem para a formação de uma percepção do conceito de periferia condizente com a realidade do estudante do Gama-DF. O ensino de Geografia é responsável por apresentar aos estudantes categorias fundamentais na análise da periferia: território, lugar e paisagem, juntos, oferecem embasamento teórico singular na construção de uma identidade periférica. Contudo, os conceitos citados, não são abordados para aproximar o discente dos conteúdos, é necessário implementar práticas pedagógicas que sejam atrativas e significativas para o aluno. Ao propor a problematização da periferia e seus habitantes a partir da análise de metodologias de ensino em Geografia, é possível compreender como se dá a relação do discente com sua periferia. Para materializar a pesquisa, intervenções pontuais norteadas pela Pedagogia Histórico-Crítica serão desenvolvidas, aula expositiva dialogada dentro e fora da escola, questionários antes e depois das intervenções, entrevistas com discentes e atividade de conclusão. Com o fim do processo, o Olhar da Periferia do discente do CEM 02 será exposto em formado de E-book, tornando a Geografia não só uma disciplina escolar, mas um instrumento para mudar a realidade da periferia.