Trabalho e Reconhecimento no Serviço Público: Múltiplas Dimensões e Múltiplos Desafios
reconhecimento no trabalho; qualidade de vida no trabalho; serviço público
O reconhecimento no trabalho é um tema presente nas organizações públicas e privadas. Embora haja o interesse de parcela das instituições em desenvolver políticas e práticas de reconhecimento, esse tema ainda está longe de ser integrado às práticas de gestão das organizações e, quando está presente, não corresponde satisfatoriamente às expectativas e às necessidades dos trabalhadores. Dessa forma, o objetivo geral desse estudo foi investigar a prática de reconhecimento no contexto organizacional de um órgão público do Distrito Federal e suas repercussões, na percepção dos trabalhadores, sobre a qualidade de vida no trabalho. A abordagem da Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho (EAA_QVT) é o referencial teórico dessa tese, que se centra nas representações dos trabalhadores a respeito do contexto de trabalho em que estão inseridos. Adotou-se o estudo de caso como delineamento qualitativo e a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. A análise de dados ocorreu pela categorização temática do conteúdo. Os resultados revelaram que os servidores desejam ser reconhecidos pelos benefícios atrelados ao reconhecimento e por considerá-lo um meio para se alcançar o sucesso na carreira profissional; no entanto, no lugar dos ganhos, quem é muito reconhecido acaba ficando sobrecarregado e sem poder mudar a lotação porque os gestores não dispensam quem é muito competente, situação que é nomeada pelos servidores de “punição por competência”. Salienta-se que o reconhecimento institucional, em muitos casos, é considerado injusto por não haver critérios transparentes da designação dos agraciados com as honrarias institucionais. Além disso, há o desvio do reconhecimento, em que se repassa o mérito de quem executou o trabalho para o chefe imediato e/ou superiores; assim como a desapropriação do reconhecimento, em que se retira a assinatura de quem produziu o trabalho, que passa a ser da instituição. Percebe-se ainda que o servidor executa o trabalho básico pelo salário que recebe; mas quando faz a mais é pelo reconhecimento. Dessa forma, o modo como o trabalho está organizado no serviço público e os aspectos que o envolvem impactam diretamente no reconhecimento dos servidores. A pesquisa gerou subsídios importantes para o órgão melhorar suas práticas gerenciais.