Aprendizagem em equipes de trabalho e a formação do Sistema de Memória Transacional
Aprendizagem; Gestão do Conhecimento; Sistema de Memória Transacional; Equipes de Trabalho
Tendo em vista a valorização do conhecimento como ativo organizacional, há crescente interesse de acadêmicos e práticos por operacionalizar os processos das empresas que se relacionam com os conhecimentos. Nesse sentido, o Sistema de Memória Transacional (SMT), que tem o foco em utilizar e integrar as especialidades distribuídas na equipe, é um conceito especialmente apropriado para a compreensão de como se pode otimizar o valor do conhecimento individual dentro de uma equipe. Assim, torna-se importante conhecer seus preditores. O esforço intencional da organização em alavancar o conhecimento por meio da adoção de práticas de Gestão do Conhecimento (GC) e um clima propício a aprendizagem são duas variáveis de contexto que, na teoria, contribuem para a promoção de comportamentos de aprendizagem de equipes que, por sua vez, ao trabalhar com a construção coletiva do conhecimento, podem influenciar na formação de cognições compartilhadas como o Sistema de Memória Transacional. O objetivo da presente tese de doutorado foi identificar preditores do Sistema de Memória Transacional relacionados à Gestão do Conhecimento e aprendizagem de equipes, considerando a natureza do trabalho com relação a sua complexidade e necessidade de conhecimentos. Para isso, a partir da delimitação dos construtos a serem estudados, e, após a construção de instrumentos necessários, foi realizado estudo com empregados de uma empresa pública por meio de questionários eletrônicos. Para a análise dos dados, foram utilizadas regressões, após processo de emersão dos dados das respostas individuais. Como principais resultados, observou-se que os comportamentos de aprendizagem de equipes, o clima para aprendizagem (principalmente facilitação e valorização), e práticas de Gestão do Conhecimento relativas à Transferência, Criação e Aplicação constituem os principais preditores do SMT. A tese apresenta como contribuição, além da identificação desses preditores, a discussão sobre conceitos relacionados à aprendizagem de equipes e ao conhecimento coletivo, bem como o desenvolvimento de medidas com boas evidências de validade.