Apresentando um Modelo Analítico Multinível de Comunicação Científica: Aplicações à COVID-19, aos Alimentos Geneticamente Modificados e à Hesitação Vacinal
comunicação científica; ceticismo científico; modelos de comunicação científica; alimentos geneticamente modificados; raciocínio científico.
As respostas do público à ciência são moldadas por uma complexa interação de fatores psicológicos, soci ais e contextuais. Diante de desafios globais profundamente enraizados na ciência — como pandemias, mudanças climáticas e hesitação vacinal —, a comunicação científica eficaz é essencial para orientar a tomada de decisão tanto em nível individual quanto institucional. Fundamentada na psicologia social, esta tese avança na compreensão de como as pessoas se envolvem com informações científicas ao propor e aplicar um Modelo Analítico Multinível (MAM) que integra determinantes individuais, grupais e contextuais da recepção e do impacto das mensagens. Ela é composta por seis manuscritos que refletem o desenvolvimento teórico e a aplicação empírica desse modelo. O Ma nuscrito 1 investiga como participantes brasileiros avaliam a veracidade de informações compartilhadas em grupos de WhatsApp com orientação política, destacando o papel da orientação política, da confiança nas fontes e do pen samento aberto. O Manuscrito 2 apresenta o MAM e discute seus fundamentos conceituais e metodológicos. O Ma nuscrito 3 aplica o modelo ao caso dos alimentos geneticamente modificados, testando uma intervenção informaci onal e identificando os principais preditores de mudança de crença. Os Manuscritos 4 e 5 abordam a carência de instrumentos culturalmente apropriados, adaptando e validando para o português brasileiro as escalas de Pensamen to Ativamente Aberto sobre Evidências (AOT-E) e de Raciocínio Científico (SRS). Por fim, o Manuscrito 6 apre senta um estudo multinacional sobre aceitação da vacina contra a dengue, testando uma intervenção baseada na redução da distância psicológica e examinando a interação de preditores em níveis micro e macro, como raciocínio científico e rigidez cultural. Em conjunto, esses estudos avançam o conhecimento teórico, metodológico e empírico na área de comunicação científica, oferecendo uma compreensão abrangente e sensível ao contexto sobre como mensagens científicas são processadas no Brasil e em outros países.