Alinhamento político no Twitter: como a confiança na fonte influencia a crença em notícias falsas
Notícias falsas; Cognição social; Discernimento; Confiança
A proposta deste estudo é analisar como a confiança em perfis de twitter, especialmente vinculados à temas políticos, podem influenciar a crença em notícias falsas. Para isto o estudo contou com 435 participantes acima de 18 anos separados em 3 grupos (grupo I – controle; grupo II – perfis alinhados à direita e grupo III – perfis alinhados à esquerda) que foram submetidos a 4 perfis de twitter diferentes para cada grupo e que continham duas informações verdadeiras e duas falsas, porém com o mesmo conteúdo em todos os grupos. Para a realização desta pesquisa foram conduzidas análises por meio da ANOVA 3x3 para medir os níveis de confiança na fonte, bem como a regressão logística binária a fim de comparar os resultados da ANOVA com os dados de discernimento entre informações verdadeiras e falsas, assim como com as escalas de autoestima e necessidade de fechamento. Ao comparar os grupos percebeu-se diferença significativa entre pessoas mais alinhadas à direita e à esquerda especialmente nos critérios de confiança na fonte. O discernimento das notícias também foi afetado pela confiança na fonte, mostrando-se uma variável importante para compreender o que leva pessoas a serem enganadas por notícias falsas.