LIMITES E POSSIBILIDADES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES LGBTQIAPN+ NA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL
direitos humanos; ambiente escolar; LGBTQIAPN+; prática pedagógica.
Tendo em conta os diversos desafios que a população LGBTQIAPN+ no Brasil enfrenta para exercer seus direitos, esta pesquisa aborda os direitos humanos dos/as estudantes LGBTQIAPN+. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa. Os aportes teóricos utilizados são estudos nos campos do direito e da educação. A dissertação tem como base empírica entrevistas com cinco professoras de uma escola pública do Distrito Federal, com o objetivo de averiguar quais as percepções de docentes de escolas públicas sobre a influência das práticas pedagógicas na efetivação dos direitos humanos dos/das estudantes LGBTQIAPN+ no ambiente escolar. Espera-se que os resultados dessa pesquisa contribuam para o desenvolvimento e a criação de políticas públicas educacionais especificas para atender aos direitos da população LGBTQIAPN+ nas escolas públicas do Distrito Federal. O estudo destaca a importância de garantir uma educação pública de excelência para promover a inclusão de estudantes LGBTQIAPN+, sendo fundamental para fortalecer a democracia e construir uma sociedade justa, humana e inclusiva, garantindo a todos/as/es o direito à educação conforme estabelecido na Constituição e nas leis.