Banca de DEFESA: BRAIMA CALILO SADJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRAIMA CALILO SADJO
DATA : 28/11/2024
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:
FORMAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: UMA ABORDAGEM À LUZ DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES GUINEENSES NAS LICENCIATURAS DA UNILAB-CE
 

PALAVRAS-CHAVES:

Formação; Emancipação; UNILAB; Estudantes guineenses; Cooperação Sul-Sul.


PÁGINAS: 110
RESUMO:
O presente estudo investigativo enfoca a formação e emancipação: uma abordagem à luz das percepções dos estudantes guineenses nas licenciaturas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB-CE) nos municípios de Redenção e Acarape. A hipótese levantada sugere que a formação nesta universidade é marcada por laços históricos que oferecem aos estudantes guineenses a oportunidade de construir uma vida emancipada, engajada com sua realidade, implicando ainda uma mudança no status quo, tanto individual quanto coletivo. Além disso, a internacionalização e interiorização da formação oferecida aos estudantes guineenses promovem a alteridade e um conhecimento contra hegemônico. Esses processos formativos podem equalizar o direito à cidadania, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária. O objetivo norteador consistiu em analisar a percepção e a dimensão emancipatória dos estudantes guineenses em relação ao processo de formação docente oferecido, considerando sua qualidade pedagógica e a utilidade futura em seu país. A pesquisa adotou um posicionamento teórico e metodológico de abordagem qualitativa, envolvendo estudantes guineenses formandos e formados nas licenciaturas de Sociologia, Pedagogia e História. A metodologia empregada consiste em entrevistas com esses estudantes da UNILAB, que tiveram experiências formativas no estado do Ceará, nas cidades de Redenção e Acarape, entre 2012 e 2023. Como primeiro passo, foram utilizadas técnicas de revisão bibliográfica; no segundo, realizaram-se entrevistas, análise e interpretação dos dados para compreender o processo formativo a partir das percepções dos estudantes, incluindo o uso e o significado da formação, assim como suas expectativas. O objetivo foi entender até que ponto a formação gera transformação e emancipação dos estudantes. A pesquisa destacou a formação da juventude guineense, evidenciando as dificuldades educacionais e de desenvolvimento do país. A UNILAB emerge como uma oportunidade emancipatória para muitos jovens guineenses, facilitando o seu acesso ao ensino superior e à cidadania no âmbito da CPLP. Apesar de sua infraestrutura ainda estar em desenvolvimento por ser nova, a universidade amplia os instrumentos de cidadania (formação) e contribui para a promoção dos
direitos humanos. A inclusão de indivíduos historicamente invisibilizados no espaço escolar gera uma ruptura epistemológica, promovendo transformação e construção de vidas mais emancipadas.
 

MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1193040 - ELEN CRISTINA GERALDES
Externa à Instituição - LUCIMARA GOMES OLIVEIRA DE MORAIS
Interna - 1773582 - OLGAMIR AMANCIA FERREIRA
Presidente - ***.083.417-** - PEDRO DEMO - UnB
Notícia cadastrada em: 14/11/2024 16:48
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