A SENESCÊNCIA DA VULNERABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE A VULNERABILIDADE DE PESSOAS IDOSAS MORADORAS DE INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA DO DISTRITO FEDERAL
direitos humanos, cidadania, vulnerabilidade social, vulnerabilidade territorial, idosos institucionalizados, direito à memória.
Esta proposta de investigação mescla uma leitura de indicadores sistematizados de vulnerabilidade social com análises de conteúdo de relatos de memória, para compreender aspectos específicos da vulnerabilidade social observada entre idosos moradores de Instituições de Longa Permanência públicas do Distrito Federal.
Questiona se o status de vulnerabilidade evidenciado na velhice desses sujeitos os acompanhou desde o nascimento e ao longo de toda vida, inclusive durante seus fluxos migratórios e ante a situação de vulnerabilidade territorial. Propõe identificar as insuficiências e omissões das políticas públicas que concorreram para que tal condição se estabelecesse. Aborda o tema das vulnerabilidades sociais, considerando as memórias individuais e coletivas dos sujeitos, seus relatos, fluxos migratórios e a participação desses sujeitos na constituição da construção da identidade sociocultural do território do Distrito Federal.