VOZES (DES) SILENCIADAS: A CELA DE AULA COMO ESPAÇO DE ACOLHIMENTO E ESCUTA DE EDUCANDOS EM PRISÕES NO DF NA PERSPECITIVA DOS DIREITOS HUMANOS
Palavras-chave: EJA; Direitos Humanos; Escuta; Acolhimento; Prática Pedagógica.
Resumo: Esta pesquisa qualitativa para qualificação em nível de Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania, tem como objetivo analisar as experiências de educandos de duas turmas do primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas nas prisões do DF, buscando compreender em que medida a escola se configura como um ambiente de escuta e acolhimento. Partindo do pressuposto de que a EJA deve ser um espaço de garantia de direitos e valorização das trajetórias dos sujeitos, o estudo investiga como as experiências extraescolares dos estudantes dialogam com as práticas pedagógicas em sala de aula, sob a perspectiva da promoção dos direitos humanos. A metodologia inclui as narrativas (auto) biográficas, tendo como recurso as cartas pedagógicas e as rodas de conversas com educandos e educadores que estão ancoradas na pedagogia freiriana, além de observação participante, visando identificar possíveis dissonâncias e consonâncias entre as demandas dos estudantes e as ações institucionais. Como fundamentação teórica, apoia-se em autores como Paulo Freire (educação libertadora), documentos normativos que orientam a EJA e os direitos humanos na educação. Espera-se que os resultados contribuam para reflexões sobre práticas pedagógicas mais inclusivas, que reconheçam os saberes prévios dos educandos e fortaleçam a escola como espaço de transformação social.