Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS ROMANELLI LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAIS ROMANELLI LEITE
DATA : 05/12/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Teams
TÍTULO:

VOZES (DES) SILENCIADAS: A CELA DE AULA COMO ESPAÇO DE ACOLHIMENTO E ESCUTA DE EDUCANDOS EM PRISÕES NO DF NA PERSPECITIVA DOS DIREITOS HUMANOS


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: EJA; Direitos Humanos; Escuta; Acolhimento; Prática Pedagógica.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Resumo: Esta pesquisa qualitativa para qualificação em nível de Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania, tem como objetivo analisar as experiências de educandos de duas turmas do primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas nas prisões do DF, buscando compreender em que medida a escola se configura como um ambiente de escuta e acolhimento. Partindo do pressuposto de que a EJA deve ser um espaço de garantia de direitos e valorização das trajetórias dos sujeitos, o estudo investiga como as experiências extraescolares dos estudantes dialogam com as práticas pedagógicas em sala de aula, sob a perspectiva da promoção dos direitos humanos. A metodologia inclui as narrativas (auto) biográficas, tendo como recurso as cartas pedagógicas e as rodas de conversas com educandos e educadores que estão ancoradas na pedagogia freiriana, além de observação participante, visando identificar possíveis dissonâncias e consonâncias entre as demandas dos estudantes e as ações institucionais. Como fundamentação teórica, apoia-se em autores como Paulo Freire (educação libertadora), documentos normativos que orientam a EJA e os direitos humanos na educação. Espera-se que os resultados contribuam para reflexões sobre práticas pedagógicas mais inclusivas, que reconheçam os saberes prévios dos educandos e fortaleçam a escola como espaço de transformação social.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARÍLIA EVANGELINA SOTA FAVINHA - UEVORA
Externa à Instituição - ANDREA KOCHHANN MACHADO - UEG
Presidente - 1773582 - OLGAMIR AMANCIA FERREIRA
Interno - ***.083.417-** - PEDRO DEMO - UnB
Notícia cadastrada em: 24/11/2025 10:56
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