Banca de DEFESA: ANDRE LUIZ DE SOUZA BRAGA

DATA : 27/05/2024
LOCAL: Remoto

O uso de geotecnologias no ensino de Geografia com a ferramenta Google Maps

Google Maps, Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs), Ensino da Geografia.

Este trabalho de curso explora o uso de tecnologias na geografia através da internet, com foco na ferramenta Google Maps. A pesquisa busca compreender e demonstrar como essa ferramenta pode ser utilizada como objeto de aprendizagem eletrônico no ensino da geografia contemporânea. A pesquisa é direcionada aos estudantes nos níveis Fundamental e Médio, com o objetivo de visar a concepção e utilização de projetos educacionais que incorporem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O estudo propõe a seguinte pergunta de pesquisa: "Como propiciar aos estudantes um espaço de reflexão sobre as pesquisas educacionais digitais relacionadas ao uso de diferentes aplicativos que se aplicam no aprendizado da geografia?". Para responder a essa questão, será feita uma análise das possibilidades pedagógicas oferecidas pelo Google Maps em termos de visualização espacial, manipulação e análise das informações geográficas. Os resultados desta pesquisa têm o potencial não só para enriquecer a prática pedagógica do professor, mas também para aumentar a motivação e o envolvimento dos alunos no estudo da geografia. Além disso, oferece insights para reflexões futuras sobre a integração eficaz das TICs no ensino da geografia contemporânea.

Interno - 1762987 - RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
Interna - 2141254 - ROSELIR DE OLIVEIRA NASCIMENTO
Presidente - 1122824 - RUTH ELIAS DE PAULA LARANJA
Externa à Instituição - TATIANA ROLIM SOARES RIBEIRO - SEEDF