ALFABETIZAÇÃO E AUTORIA PELA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL NO CONTEXTO DOS DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
Essa pesquisa abordou a investigação do Projeto Interventivo como estratégia de intervenção pedagógica para a alfabetização e autoria de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Classe 01 da Vila Estrutural – Distrito Federal. A hipótese levantada indicava que tais projetos poderiam equalizar o direito à aprendizagem em ambientes escolares deficitários, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária. Utilizando uma abordagem qualitativa fundamentada na hermenêutica de profundidade, a análise de conteúdo ocorreu de forma dialética e interpretativa-descritiva. O objetivo principal consistiu em averiguar se o Projeto Interventivo Vencendo as Barreiras da Alfabetização (PIVBA) proporcionou oportunidades de aprendizagens significativas. E os objetivos específicos incluíram analisar: o perfil dos estudantes partícipes do projeto; os facilitadores e barreiras na implementação do referido projeto; e analisar os dados relacionados à aprovação e reprovação dos estudantes do 3º ano, bem como o desenvolvimento da alfabetização e da aprendizagem autoral na amostra de pesquisa, que esteve envolvida no PIVBA. A fundamentação teórica deste estudo embasou-se em renomados autores como Pedro Demo, Paulo Freire, Benigna Maria de Freitas Villas Boas, entre outros de igual relevância. Além disso, considerou-se normativas brasileiras e documentos orientadores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A pesquisa revelou achados importantes relativos a geradores de necessidades de aprendizagem que transcendem o ambiente escolar: objetivos educacionais insatisfatórios e escassez de recursos educacionais; baixa autoestima, condições precárias de vida, falta de cuidado e ambiente familiar instável, sobrecarga de tarefas domésticas atribuídas ao gênero feminino, resultando em pouco tempo para os filhos. Diante das proposições, conclui-se que o PIVBA proporcionou alfabetização e autoria no contexto dos direitos humanos e cidadania, embora não tenha alcançado unanimidade na alfabetização autoral. E diante do fato do projeto alfabetizar todos os alunos atendidos, garantiu o direito humano à aprendizagem.