Banca de QUALIFICAÇÃO: Bruna Bôa Pereira de Souza

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Bruna Bôa Pereira de Souza
DATA : 12/08/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Sujeitas de direitos: a influência das mulheres no conceito dos direitos humanos na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)


PALAVRAS-CHAVES:

Declaração Universal dos Direitos Humanos; Gênero; Direitos Humanos; ONU.


PÁGINAS: 20
RESUMO:

A escrita da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 (DUDH) por muitas vezes negligenciou grupos minoritários da sociedade e reforçou o estigma de um documento ocidental e sexista, impactando diretamente a constituição do conceito dos direitos humanos. A partir de uma outra perspectiva de análise da construção da DUDH, destacar a imagem de mulheres nessa história traz um diferente olhar para como elas foram silenciadas mesmo tendo papéis importantes para diferentes construções. Seguindo essa premissa, a pesquisa se desenvolve com a ideia de analisar e ressaltar a importância da participação das mulheres na escrita da Declaração Universal dos Direitos Humanos e como o pensamento delas influenciou a ampliação do conceito dos direitos humanos. Analisar a construção do conceito através das mulheres que participaram das reuniões e da formulação do documento, tendo-as como corrente de investigação, é dado o cuidado de observar o que estava por trás do discurso delas, como suas nacionalidades, suas etnias e suas religiões, por exemplo.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - BISTRA STEFANOVA APOSTOLOVA
Interna - 1159552 - ELA WIECKO VOLKMER DE CASTILHO
Interna - 1821597 - VANESSA MARIA DE CASTRO
Interno - 718307 - WELLINGTON LOURENCO DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 01/08/2022 10:39
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app13_Prod.sigaa07