Banca de DEFESA: ALICE MARIA SILVA DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALICE MARIA SILVA DE CARVALHO
DATA : 09/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

"Desenvolvimento de reação isotérmica do tipo LAMP usando genômica comparativa para a detecção do patógeno bacteriano Erwinia psidii".


PALAVRAS-CHAVES:

Diagnose, amplificação isotérmica mediada por loop, seca dos ponteiros.


PÁGINAS: 47
RESUMO:

A seca dos ponteiros, doença bacteriana causada por Erwinia psidii, é considerada uma importante doença da cultura da goiabeira (Psidium guajava L.) e do eucalipto (Eucalyptus spp.), chegando a causar entre 30 e 85% de perdas, é um dos principais fatores limitantes da produção. Uma vez que a principal forma de disseminação da doença é através de material vegetal propagativo assintomático, métodos sensíveis, rápidos e acurados para a detecção do patógeno em plantas assintomáticas são necessários para a diagnose precoce. Assim, o objetivo deste trabalho consiste no desenvolvimento de um ensaio de detecção molecular de amplificação isotérmica (LAMP) para detecção de Erwinia psidii na cultura da goiaba e do eucalipto. Em busca de regiões genômicas exclusivas para E. psidii, foi realizada a análise de genômica comparativa com o software RUCS, comparando as sequências do alvo juntamente com as regiões de diversos agentes fitopatogênicos que acometem as culturas da goiaba e do eucalipto. Das 842 regiões exclusivas, somente as cinco com maior potencial foram usadas para o desenho de conjuntos de primers. Além dessas, a região recA, anteriormente usada para o desenvolvimento de primers específicos para PCR convencional e qPCR, também foi selecionada. Os sete conjuntos de primers foram desenhados na plataforma NEB® LAMP Primer Design Tool. A verificação de compatibilidade dos primers foi realizada utilizando o isolado tipo IBSBF435, onde foram avaliadas duas temperaturas (60 e 65 ºC) e seis intervalos de tempo (30, 40, 50, 55, 60 e 75 minutos). A temperatura de 65 ºC, com mudança de cor para quatro dos sete conjuntos, a partir de 50 minutos. Em seguida, foi realizado um ensaio para examinar a proporção entre primers internos e externos para aprimorar o LAMP. A proporção 8:1 (mais diluído) foi capaz de resultar em amplificação três dos quatro conjuntos, enquanto na concentração de 4:1, todos os quatro conjuntos foram capazes de amplificação. A sensibilidade do conjunto de primers mais promissor (Ep19) foi testada com sete diluições do DNA extraído do isolado tipo, entre 10 e 1x10-4 ng.µL-1 . O ensaio alcançou a sensibilidade para detectar até 1x10-3 ng.µL-1 .


MEMBROS DA BANCA:
Interna - ***.699.249-** - ANGELA MEHTA DOS REIS - UNICAMP
Externa à Instituição - Adriane Wendland Ferreira - EMBRAPA
Presidente - 3051226 - MAURICIO ROSSATO
Interna - 3117540 - THAIS RIBEIRO SANTIAGO
Notícia cadastrada em: 30/04/2024 08:46
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app26_Prod.sigaa20