|
Dissertações |
|
|
1
|
-
JÉSSICA CRISTINA PEREIRA SANTOS
-
FRAMEWORK DE MONITORAMENTO DAS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM INSTITUTOS FEDERAIS
-
Orientador : ARNALDO MAUERBERG JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ARNALDO MAUERBERG JUNIOR
-
JOAO MENDES DA ROCHA NETO
-
MARINA FIGUEIREDO MOREIRA
-
VALDESON AMARO LIMA
-
Data: 21/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Os Institutos Federais (IFs) concentram um perfil majoritário de estudantes entre 15 e 29 anos, autodeclarados pardos e com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio. Nesse contexto, a assistência estudantil emerge como uma política pública indispensável para a promoção da equidade educacional e transformação social, indo além do auxílio financeiro para abarcar dimensões como saúde, cultura e bem-estar. Contudo, a ausência de rotinas padronizadas de monitoramento nos normativos vigentes dificulta a avaliação dos impactos das ações de assistência estudantil, como evidenciado por órgãos de controle. Assim, este estudo buscou responder à questão de como essas políticas podem ser monitoradas nos IFs para aprimorar sua efetividade. O objetivo foi analisar a realidade atual do monitoramento nessas instituições, com foco em identificar ferramentas, lacunas e boas práticas capazes de contribuir para a proposição de um Framework. Por meio de pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, com entrevistas em cinco IFs representativos das regiões brasileiras e pesquisa documental, foram aplicadas técnicas de análise de conteúdo e de documentos, além da triangulação por complementaridade para observar o fenômeno sob diferentes ângulos. Os resultados indicaram a inexistência de um sistema estruturado de monitoramento, com práticas voltadas mais para atender a demandas de auditoria do que para avaliar impactos. Fatores como falta de pessoal capacitado, sistemas de gestão ineficientes e ausência de critérios claros para indicadores foram apontados como desafios centrais. Apesar disso, os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs) apresentam indicadores promissores para aplicação na assistência estudantil. Como produto técnico-tecnológico, foi desenvolvido um Framework que propõe etapas estruturadas para implantar um sistema de monitoramento nacional, promovendo transparência, eficiência e resultados alinhados à nova Política de assistência estudantil, fortalecendo a equidade e a permanência dos estudantes na educação pública federal.
-
Mostrar Abstract
-
The Federal Institutes (IFs) concentrate a majority of students between the ages of 15 and 29, who self-declare as brown and have a per capita family income of up to one and a half minimum wages. In this context, student assistance emerges as an indispensable public policy for the promotion of educational equity and social transformation, going beyond financial aid to encompass dimensions such as health, culture and well-being. However, the lack of standardized monitoring routines in the current regulations makes it difficult to assess the impacts of student assistance actions, as evidenced by oversight bodies. Thus, this study sought to answer the question of how these policies can be monitored in IFs to improve their effectiveness. The objective was to analyze the current reality of monitoring in these institutions, focusing on identifying tools, gaps and good practices capable of contributing to the proposal of a Framework. Through qualitative, descriptive and exploratory research, with interviews in five representative IFs of Brazilian regions and documentary research, content and document analysis techniques were applied, in addition to triangulation by complementarity to observe the phenomenon from different angles. The results indicated the lack of a structured monitoring system, with practices aimed more at meeting audit demands than at assessing impacts. Factors such as lack of trained personnel, inefficient management systems and absence of clear criteria for indicators were pointed out as central challenges. Despite this, the Institutional Development Plans (PDIs) present promising indicators for application in student assistance. As a technical-technological product, a Framework was developed that proposes structured steps to implement a national monitoring system, promoting transparency, efficiency and results aligned with the new Student Assistance Policy, strengthening equity and student retention in federal public education.
|
|
|
2
|
-
LUCILENE DA RESSURREICAO SANTOS
-
CAPACIDADES ESSENCIAIS E DINÂMICAS NECESSÁRIAS NO CONTROLE DE ARMAS DE FOGO PELA POLÍCIA FEDERAL
-
Orientador : ADALMIR DE OLIVEIRA GOMES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADALMIR DE OLIVEIRA GOMES
-
CLEIDSON NOGUEIRA DIAS
-
DANILO SANTA CRUZ COELHO
-
MARINA FIGUEIREDO MOREIRA
-
Data: 26/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação trata das capacidades necessárias no controle de armas de fogo pela Polícia Federal (PF) no Brasil. O quadro teórico de referência é a Visão Baseada em Recursos (VBR), mais especificamente os conceitos de capacidades essenciais e capacidades dinâmicas no âmbito das organizações públicas. O objetivo da pesquisa foi identificar as capacidades essenciais e dinâmicas necessárias para o controle de armas de fogo pela PF no Brasil. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa com as 123 unidades gestoras da PF distribuídas pelo país, combinando pesquisa quantitativa e qualitativa. A primeira etapa, de caráter quantitativo, comparou o desempenho das unidades gestoras da PF em relação aos recursos, processos e resultados do controle de armas de fogo, identificando as unidades mais e menos eficientes. A segunda pesquisa, de caráter qualitativo, identificou a percepção de servidores da PF, especialistas no controle de armas de fogo, a respeito das capacidades dinâmicas necessárias no processo, tendo em vista as constantes mudanças políticas, sociais e legais no contexto de atuação da PF. A escolha dos participantes foi feita com base nos resultados do estudo quantitativo, de modo que fosse possível comparar as capacidades existentes e as capacidades necessárias em unidades com diferentes desempenhos. Os resultados indicam que 49,6% das unidades da PF são referência em eficiência no controle de armas, com concentração nas regiões Norte, Nordeste e CentroOeste. Por outro lado, aproximadamente 50,4% das unidades apresentam baixa eficiência, localizadas principalmente no Sudeste e Sul. Isso sugere disparidades regionais significativas na gestão do controle de armas pela PF. Os resultados das entrevistas revelam que as capacidades essenciais necesárias para o controle de armas de fogo mais frequentemente identificadas incluem a) conhecimento técnico e legislativo, b) capacidade de atendimento ao público, c) habilidade de análise de processos, d) compreensão do contexto local e e) habilidade de trabalho em equipe. Quanto às capacidades dinâmicas, destacam-se a) adaptação às mudanças legislativas, b) capacidade de implementar melhorias nos processos de controle, c) aprendizagem contínua, d) flexibilidade na alocação de recursos e e) habilidade de integração de sistemas. Os resultados da pesquisa fornecem uma base objetiva para o desenvolvimento na PF das capacidades necessárias para o controle de armas pela PF
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation deals with the firearms control capabilities of the Federal Police (PF) in Brazil. The theoretical framework of reference is the Resource-Based View (RBV), more specifically the concepts of essential capabilities and dynamic capabilities within public organizations. The objective of the research was to identify the essential and dynamic capabilities necessary for firearms control by the PF in Brazil. To achieve the proposed objective, a survey was conducted with the 123 PF management units distributed throughout the country, combining quantitative and qualitative research. The first stage, of a quantitative nature, compared the performance of the PF management units in relation to the resources, processes and results of firearms control, identifying the most and least efficient units. The second research, of a qualitative nature, provides the perception of PF employees, specialists in firearms control, regarding the dynamic capabilities allowed in the process, in view of the constant political, social and legal changes in the context of PF action. The participants were selected based on the results of the quantitative study, so that it would be possible to compare existing capabilities and capabilities permitted in units with different performances. The results indicate that 49.6% of PF units are a benchmark in efficiency in gun control, with concentrations in the North, Northeast, and Central-West regions. On the other hand, approximately 50.4% of the units are low-efficiency, located mainly in the Southeast and South. This suggests specific regional disparities in the management of gun control by the PF. The results of the interviews reveal that the essential capabilities required for gun control most frequently included include a) technical and legislative knowledge, b) customer service capacity, c) process analysis skills, d) understanding of the local context, and e) teamwork skills. As for dynamic capabilities, the following stand out: a) adaptation to legislative changes, b) capacity to implement improvements in control processes, c) continuous learning, d) flexibility in resource allocation, and e) systems integration skills. The research results provide an objective basis for the development of capabilities in the PF for arms control by the PF.
|
|
|
3
|
-
FABIANA IACOMINI RODRIGUES
-
GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS: UM ESTUDO DE CASO NO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
-
Orientador : JOAO MENDES DA ROCHA NETO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOAO MENDES DA ROCHA NETO
-
CARLOS ANDRE DE MELO ALVES
-
SUYLAN DE ALMEIDA MIDLEJ E SILVA
-
ISRAEL JOSÉ DOS SANTOS FELIPE
-
Data: 20/03/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A contabilidade de custos no setor público tem se tornado um potencial instrumento para a gestão eficiente dos recursos governamentais. O presente estudo investiga a gestão estratégica de custos no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), analisando como as informações de custos podem subsidiar a tomada de decisão dos gestores e contribuir para a melhoria da qualidade do gasto público. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando análise documental e entrevistas com gestores do órgão para compreender a aplicação e os desafios da utilização da informação de custos no contexto da administração pública. O referencial teórico fundamenta-se na Contabilidade de Custos, na Teoria da Racionalidade Limitada de Herbert Simon, na Estratégia e no movimento da New Public Management (NPM), que influenciou a adoção de práticas gerenciais na administração pública brasileira. Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar como as informações de custos podem subsidiar a tomada de decisão de gestores do órgão Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações no intuito de melhorar a qualidade do gasto público, visando à maximização dos recursos aplicados na promoção da ciência, tecnologia e inovação no país. Além disso, o estudo busca identificar os desafios e benefícios percebidos pelos gestores na utilização dessas informações, bem como propor soluções para fortalecer a gestão de custos na administração pública. Os achados revelam que, apesar da implementação de um sistema estruturado de apuração de custos no MCTI, a utilização efetiva dessas informações no processo decisório ainda enfrenta desafios, como a cultura orçamentária enraizada e a limitação na capacitação dos gestores para interpretar e aplicar os dados gerados. Como contribuição prática, a dissertação propõe um produto técnico-tecnológico para aprimorar a utilização da informação de custos no órgão, por meio de uma instrução normativa e uma trilha de certificação em custos. Conclui-se que a gestão estratégica de custos pode potencializar a eficiência da alocação de recursos e fortalecer a governança pública, desde que haja um alinhamento entre os sistemas de custos e as necessidades gerenciais da instituição.
-
Mostrar Abstract
-
Cost accounting in the public sector has become a potential tool for the efficient management of government resources. This study investigates strategic cost management in the Ministry of Science, Technology and Innovation (MCTI), analyzing how cost information can support managers' decision-making and contribute to improving the quality of public spending. The research adopts a qualitative approach, using documentary analysis and interviews with agency managers to understand the application and challenges of using cost information in the context of public administration. The theoretical framework is based on Cost Accounting, Herbert Simon's Theory of Bounded Rationality, Strategy and the New Public Management (NPM) movement, which has influenced the adoption of management practices in Brazilian public administration. The general aim of this research is to identify how cost information can support decision-making by managers at the Ministry of Science, Technology and Innovation in order to improve the quality of public spending, with a view to maximizing the resources invested in promoting science, technology and innovation in the country. In addition, the study seeks to identify the challenges and benefits perceived by managers in using this information, as well as proposing solutions to strengthen cost management in public administration. The findings reveal that, despite the implementation of a structured costing system at the MCTI, the effective use of this information in the decision-making process still faces challenges, such as the entrenched budget culture and the limited training of managers to interpret and apply the data generated. As a practical contribution, the dissertation proposes a technical-technological product to improve the use of cost information in the agency, through a normative instruction and a cost certification trail. The conclusion is that strategic cost management can improve the efficiency of resource allocation and strengthen public governance, provided that the cost systems are aligned with the institution's management needs.
|
|
|
4
|
-
JACOB GUILHERME DA SILVEIRA FARIAS DE MELO
-
IMPACTOS DA JUDICIALIZAÇÃO DOS CONCURSOS PÚBLICOS DA POLÍCIA FEDERAL
-
Orientador : ADALMIR DE OLIVEIRA GOMES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADALMIR DE OLIVEIRA GOMES
-
CAIO CASTELLIANO DE VASCONCELOS
-
MARINA FIGUEIREDO MOREIRA
-
DAVID NADLER PRATA
-
Data: 09/04/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O Brasil vem experimentando considerável aumento de judicialização na gestão pública. Especificamente no âmbito da seleção de novos servidores, verifica-se crescimento expressivo de ações judiciais com o objetivo de modificar a situação de candidatos em concursos públicos. Este trabalho investiga os impactos da judicialização nos concursos públicos da Polícia Federal. A interferência na seleção de policiais é preocupante porque a polícia é a primeira linha de defesa da sociedade, com o poder de interferir diretamente nos direitos individuais de vida, liberdade, igualdade, segurança e propriedade. Policiais mal selecionados repercutem negativamente na segurança pública e na sociedade. Para verificar o impacto da judicialização, foi realizada uma análise quantitativa de 5.444 decisões judiciais extraídas de 1.565 processos relativos aos concursos da Polícia Federal realizados em 2014, 2018 e 2021. O objetivo da pesquisa foi identificar os impactos jurídicos, sociais e orçamentários da judicialização de concursos públicos para a seleção de novos policiais da Polícia Federal. Do ponto de vista jurídico, os resultados indicam que cerca de 36% das decisões judiciais violam as regras do concurso público, rompem o mérito administrativo e quebram a isonomia, atribuindo pontos ou outras vantagens aos candidatos litigantes. Em termos sociais, a análise demonstrou que o Judiciário está distorcendo as políticas afirmativas de inclusão social de negros e pessoas com deficiência, além de desconsiderar as políticas de seleção da Polícia Federal. Já em termos orçamentários, constata-se um impacto superior a R$ 18,8 milhões decorrente da formação de candidatos sub judice.
-
Mostrar Abstract
-
Brazil has been experiencing a considerable increase in the judicialization of public administration. Specifically in the selection of new public servants, there has been a significant rise in lawsuits aimed at altering the status of candidates in public tenders. This study investigates the impacts of judicialization on the public tenders of the Federal Police. Interference in the selection of police officers is concerning because the police is the first line of defense for society, wielding the power to directly affect individual rights to life, liberty, equality, security, and property. Poorly selected officers negatively impact public safety and society. To assess the impact of judicialization, a quantitative analysis was conducted on 5,444 court rulings derived from 1,565 lawsuits related to the Federal Police recruitment processes held in 2014, 2018, and 2021. The research aimed to identify the legal, social, and budgetary impacts of judicialization in public tenders for the selection of new Federal Police officers. From a legal perspective, the results indicate that approximately 36% of court decisions violate the rules of the public tenders, override administrative merit, and breach the principle of equal treatment by awarding points or other advantages to litigating candidates. From a social standpoint, the analysis revealed that the Judiciary is distorting affirmative action policies for the inclusion of black individuals and people with disabilities, while also disregarding the Federal Police's selection policies. In budgetary terms, the study found an impact exceeding R$18.8 million due to the training of candidates admitted under judicial orders.
|
|
|
5
|
-
MARCELLO POPA DI BERNARDI
-
Drogas e Políticas Públicas brasileira. Perspectivas e lições da experiência internacional de Portugal.
-
Orientador : JOAO MENDES DA ROCHA NETO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ARNALDO MAUERBERG JUNIOR
-
JOAO MENDES DA ROCHA NETO
-
LUDMILA MENDONÇA LOPES RIBEIRO
-
SUYLAN DE ALMEIDA MIDLEJ E SILVA
-
Data: 11/04/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O uso de substâncias entorpecentes pelos seres humanos é observado desde tempos remotos. No entanto, ainda que o uso dessas substâncias possa ser visto como inerente aos indivíduos, as formas como as sociedades lidam com tal questão diferem ao longo da história. A partir do século XX os Estados majoritariamente adotaram políticas públicas relacionadas às drogas caracterizadas por uma abordagem proibicionista que se convencionou chamar de “guerra às drogas”, abordagem estimulada inclusive pela ONU. Mesmo que tal abordagem tenha sido preponderante, a realidade mostrou que a “guerra às drogas” não podia ser vencida, o que levou diversos países a repensarem suas políticas públicas de drogas. Nesse contexto de nova abordagem destaca-se Portugal que, afastando-se do então paradigma proibicionista da “guerra às drogas”, desponta como um caso inovador de sucesso ao adotar uma forma diferente de lidar com as pessoas que usam drogas, o que torna o estudo das políticas públicas adotadas em Portugal relevante para outros países que se encontram repensando suas políticas de drogas, tais como o Brasil. A partir do entendimento de que a questão das drogas e as formas como os Estados lidam se caracteriza como um “wicked problem” e, portanto, de solução complexa, normalmente interligado a outros problemas e que exige transversalidade no seu enfrentamento e na construção da política pública relacionada, entende-se que, dentre as diferentes possibilidades de se estudar as construções de políticas públicas, a Teoria da Narrative Policy Framework (NPF) poderá permitir que se analise o cenário brasileiro relacionado a criação de política pública especificamente no tocante a política pública de drogas e assim examiná-la à partir do modelo inovador observado em Portugal. O ponto de partida será a análise da política pública de Portugal com o objetivo de realizar um estudo de caso. A natureza da pesquisa é qualitativa, hemerográfica e dotada de finalidade prescritiva. O presente estudo busca entender a política pública de drogas no Brasil e o comportamento dos atores envolvidos na sua elaboração, bem como as fases do processo a partir da atuação das diferentes narrativas e da análise do discurso produzido e da análise das narrativas do discurso predominante. Ao final, a pesquisa permitirá inferir se o caminho em construção no Brasil relacionado a política de drogas contempla aspectos e variáveis presentes no modelo adotado em Portugal e que tornaram tal modelo, um modelo bem-sucedido, ou então, se o caminho adotado no país se afasta daquele observado em Portugal, opção que, em tese, trará maiores incertezas.
-
Mostrar Abstract
-
The use of narcotic substances by humans has been observed since ancient times. However, even though the use of these substances can be seen as inherent to individuals, the ways in which societies deal with this issue have differed throughout history. From the 20th century onwards, most states adopted public policies related to drugs characterized by a prohibitionist approach that was conventionally called the “war on drugs”, an approach encouraged by the UN. Even though this approach was preponderant, reality showed that the “war on drugs” could not be won, which led several countries to rethink their public drug policies. In this context of a new approach, Portugal stands out, moving away from the then prohibitionist paradigm of the “war on drugs”, emerging as an innovative case of success in adopting a different way of dealing with people who use drugs, which makes the study of public policies adopted in Portugal relevant for other countries that are rethinking their drug policies, such as Brazil. Based on the understanding that the issue of drugs and the ways in which States deal with it is characterized as a “wicked problem” and, therefore, with a complex solution, normally interconnected with other problems and that requires transversality in its confrontation and in the construction of related public policy, it is understood that, among the different possibilities of studying the constructions of public policies, the Narrative Policy Framework Theory (NPF) may allow us to analyze the Brazilian scenario related to the creation of public policy specifically with regard to public drug policy and so on. examine it based on the innovative model observed in Portugal. The starting point will be the analysis of public policy in Portugal with the aim of carrying out a case study. The nature of the research is qualitative, hemerographic and has a prescriptive purpose. The present study seeks to understand public drug policy in Brazil and the behavior of the actors involved in its elaboration, as well as the phases of the process based on the performance of different narratives and the analysis of the discourse produced and the analysis of the narratives of the predominant discourse. In the end, the research will allow us to infer whether the path under construction in Brazil related to drug policy includes aspects and variables present in the model adopted in Portugal and which made this model a successful model, or whether the path adopted in the country deviates from that observed in Portugal, an option that, in theory, will bring greater uncertainty.
|
|
|
6
|
-
ALEXANDRE RIOS GURGEL NOGUEIRA
-
Estratégias de Gestão e Soluções Apoiadas em Tecnologias de Combate ao Tráfico de Drogas em Aeroportos Brasileiros.
-
Orientador : TOMAS DE AQUINO GUIMARAES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
TOMAS DE AQUINO GUIMARAES
-
ANTONIO ISIDRO DA SILVA FILHO
-
EDSON RONALDO GUARIDO FILHO
-
HIRONOBU SANO
-
Data: 14/04/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O tráfico internacional de drogas representa uma ameaça global que desafia a segurança e o bem-estar das sociedades, sendo aeroportos frequentemente explorados por redes criminosas devido às dificuldades na identificação de traficantes entre passageiros regulares. As técnicas tradicionais utilizadas pela Polícia Federal (PF) são muitas vezes insuficientes, exigindo alto consumo de recursos humanos e materiais. Visando mitigar essa lacuna, esta pesquisa explora estratégias de gestão e soluções tecnológicas integradas para otimizar as ações de controle do tráfico de drogas em aeroportos brasileiros. O objetivo geral do estudo é analisar essas estratégias e tecnologias para aumentar a eficiência e efetividade da atuação da PF. Os objetivos específicos incluem mapear as práticas atuais, avaliar alternativas inovadoras, identificar barreiras e facilitadores institucionais e técnicos, além de propor recomendações para integrar gestão e tecnologia na rotina operacional. O referencial teórico aborda duas grandes áreas: as dimensões e impactos econômicos e sociais do tráfico de drogas; e a administração pública com ênfase em inovação tecnológica em instituições de segurança. A metodologia qualitativa adotada incluiu análise documental e entrevistas semiestruturadas com policiais federais de diversos aeroportos internacionais brasileiros, proporcionando uma visão detalhada sobre desafios e oportunidades de gestão. Como produto técnico-tecnológico (PTT), foi desenvolvido um Manual de Procedimento Operacional Padrão (POP) específico para o combate ao tráfico de drogas em aeroportos, destacando práticas operacionais padronizadas, utilização ética e eficiente de tecnologias e respeito aos direitos dos passageiros. Este manual visa otimizar recursos humanos e materiais, garantindo uniformidade na atuação policial. As conclusões apontam que a integração eficaz entre estratégias de gestão e soluções tecnológicas, como análise preditiva e reconhecimento facial, é essencial para enfrentar a complexidade crescente do tráfico de drogas. Recomenda-se a implementação de sistemas que integrem diferentes bases de dados, fortalecendo a capacidade operacional da PF. Além disso, sugere-se o treinamento contínuo dos agentes e o fomento a uma cultura organizacional aberta à inovação tecnológica e à colaboração interinstitucional.
-
Mostrar Abstract
-
International drug trafficking represents a global threat that challenges the security and well-being of societies. Airports are frequently exploited by criminal networks due to the difficulties in identifying traffickers among regular passengers. Traditional techniques used by the Federal Police (PF) are often insufficient, requiring high consumption of human and material resources. To address this gap, this research explores management strategies and integrated technological solutions to optimize drug trafficking control actions at Brazilian airports. The general objective of the study is to analyse these strategies and technologies to enhance the efficiency and effectiveness of the PF's operations. The specific objectives include mapping current practices, evaluating innovative alternatives, identifying institutional and technical barriers and facilitators, and proposing recommendations to integrate management and technology into operational routines. The theoretical framework covers two major areas: the economic and social dimensions and impacts of drug trafficking; and public administration, with an emphasis on technological innovation in security institutions. The qualitative methodology adopted included document analysis and semi-structured interviews with Federal Police officers from various Brazilian international airports, providing a detailed view of management challenges and opportunities. As a technical-technological product, a Standard Operating Procedure Manual was developed specifically for combating drug trafficking at airports, highlighting standardized operational practices, the ethical and efficient use of technologies, and respect for passenger rights. This manual aims to optimize human and material resources, ensuring uniformity in police operations. The findings indicate that the effective integration of management strategies and technological solutions, such as predictive analysis and facial recognition, is essential to address the increasing complexity of drug trafficking. The study recommends implementing systems that integrate different databases, strengthening the PF's operational capacity. Additionally, it suggests continuous training for agents and fostering an organizational culture open to technological innovation and interinstitutional collaboration.
|
|
|
7
|
-
LUCIANA UMBELINA POLICENA DE REZENDE
-
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA CRIAÇÃO DE RELATÓRIOS CONTÁBEIS PÚBLICOS COMPREENSÍVEIS E CUSTOMIZADOS
-
Orientador : DIANA VAZ DE LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTONIO ISIDRO DA SILVA FILHO
-
DAVID NADLER PRATA
-
DIANA VAZ DE LIMA
-
ZANEI RAMOS BARCELLOS
-
Data: 23/04/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A compreensibilidade das informações geradas pela Contabilidade é um dos requisitos necessários para que ela cumpra adequadamente a sua função de apoio à tomada de decisão. No entanto, observa-se que muitos gestores públicos, embora especialistas em suas áreas de atuação, apresentam limitações técnicas quanto à compreensão da contabilidade pública, o que dificulta o uso efetivo dessas informações. Nesse contexto, a tecnologia tem se mostrado uma aliada estratégica para aprimorar a comunicação e facilitar a disseminação de informações contábeis. Este estudo tem como objetivo analisar como a aplicação da Inteligência Artificial Generativa (IAG) pode contribuir para a criação de relatórios contábeis públicos compreensíveis e customizados. A pesquisa fundamenta-se em teorias sobre a compreensibilidade da informação contábil (Adelberg, 1979; Howieson, Loftus, Schührer, 2024) e o uso de Inteligência Artificial (IA) para elaboração de relatórios financeiros (Bracci, Biondi, Kastberg, 2023; Cohen & Karatzimas, 2023). A metodologia adotada é o Design Science Research (DSR), que contempla a identificação do problema, a definição dos objetivos, o desenvolvimento de um artefato tecnológico. O Produto Técnico Tecnológico (PTT) resultante é um Framework que viabiliza a extração de informações contábeis claras, compreensíveis e customizadas a partir de sistemas contábeis existentes, adequando-se ao perfil e às necessidades específicas dos diferentes usuários.
-
Mostrar Abstract
-
The comprehensibility of information generated by Accounting is a key requirement for it to effectively fulfill its function of supporting decision-making. However, many public managers, although experts in their respective fields, face technical limitations in understanding public sector accounting, which hampers the effective use of this information. In this context, technology has proven to be a strategic ally in enhancing communication and facilitating the dissemination of accounting information. This study aims to analyze how the application of Generative Artificial Intelligence (GAI) can contribute to the creation of understandable and customized public accounting reports. The research is grounded in theories regarding the comprehensibility of accounting information (Adelberg, 1979; Howieson, Loftus, Schührer, 2024) and the use of Artificial Intelligence (AI) for the preparation of financial reports (Bracci, Biondi, Kastberg, 2023; Cohen & Karatzimas, 2023). The methodology adopted is Design Science Research (DSR), which includes problem identification, objective definition, and the development of a technological artifact. The resulting Technical-Technological Product (TTP) is a Framework that enables the extraction of clear, understandable, and customized accounting information from existing accounting systems, tailored to the specific profiles and needs of different users.
|
|
|
8
|
-
TARCÍSIO JÚNIOR MOREIRA LIMA
-
Cooperação interinstitucional entre a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União no Combate à Corrupção.
-
Orientador : SUYLAN DE ALMEIDA MIDLEJ E SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SUYLAN DE ALMEIDA MIDLEJ E SILVA
-
ADALMIR DE OLIVEIRA GOMES
-
JOAO MENDES DA ROCHA NETO
-
TEMÍSTOCLES MURILO DE OLIVEIRA JÚNIOR
-
Data: 25/04/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A corrupção configura-se como um dos principais entraves à governança pública e à integridade das instituições no Brasil. Nesse cenário, a cooperação interinstitucional entre a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) tem se consolidado como uma estratégia relevante no enfrentamento desse fenômeno. Este estudo propôs uma análise comparativa dessa parceria, examinando sua influência sobre a repressão à corrupção no período de 2003 a 2022, a partir de dados relativos à instauração de inquéritos, operações conjuntas e autônomas, mandados de busca e apreensão, além dos prejuízos financeiros apurados. Procurou-se, ainda, compreender os impactos dessa cooperação em termos de sua contribuição para a eficácia da repressão à corrupção no âmbito federal. No referencial teórico, a corrupção foi abordada como um fenômeno multidimensional, considerando suas diferentes conceituações, causas, efeitos e formas de mensuração. Foram exploradas, também, as inter-relações entre corrupção, governança e política, bem como estratégias de enfrentamento, com ênfase na colaboração entre instituições. Além disso, discutiram-se os desafios metodológicos da medição da corrupção, especialmente o uso de indicadores subjetivos e objetivos. A cooperação interinstitucional foi analisada à luz de conceitos como coordenação interagências, governança em redes e aprendizagem organizacional, destacando-se sua relevância no enfrentamento de problemas complexos como a corrupção. Foram examinadas as formas de interação entre instituições públicas, os obstáculos à colaboração como a fragmentação institucional e os conflitos de competência e os fatores que favorecem o trabalho conjunto, como a confiança mútua, a liderança adaptativa e a padronização de procedimentos. Os resultados demonstraram um crescimento expressivo da participação da CGU nas operações da PF a partir de 2016, com um ponto máximo registrado em 2020, seguido de uma retração nos anos seguintes. Verificou-se, ainda, uma distribuição geográfica desigual das operações, com maior presença da CGU em estados mais dependentes de transferências federais, enquanto a PF concentrou esforços nas regiões com maior incidência de crimes financeiros. Como contribuição prática, o estudo resultou na formulação de uma Portaria, instrumento normativo voltado à regulamentação da cooperação entre PF, CGU e outros órgãos parceiros, estabelecendo diretrizes formais para a atuação conjunta, sistematizando o intercâmbio de informações e propondo uma metodologia integrada de registro e monitoramento dos dados operacionais das operações deflagradas.
-
Mostrar Abstract
-
Corruption is one of the main obstacles to public governance and the integrity of institutions in Brazil. In this scenario, interinstitutional cooperation between the Federal Police (PF) and the Office of the Comptroller General of the Union (CGU) has been consolidated as a relevant strategy to confront this phenomenon. This study proposed a comparative analysis of this partnership, examining its influence on the repression of corruption in the period from 2003 to 2022, based on data related to the initiation of investigations, joint and independent operations, search and seizure warrants, and the financial losses determined. We also sought to understand the impacts of this cooperation in terms of its contribution to the effectiveness of the repression of corruption at the federal level. In the theoretical framework, corruption was approached as a multidimensional phenomenon, considering its different concepts, causes, effects, and forms of measurement. We also explored the interrelationships between corruption, governance, and politics, as well as strategies for confronting it, with an emphasis on collaboration between institutions. In addition, the methodological challenges of measuring corruption were discussed, especially the use of subjective and objective indicators. Interinstitutional cooperation was analyzed in light of concepts such as interagency coordination, network governance, and organizational learning, highlighting its relevance in tackling complex problems such as corruption. The forms of interaction between public institutions, obstacles to collaboration such as institutional fragmentation and conflicts of competence, and factors that favor joint work, such as mutual trust, adaptive leadership, and standardization of procedures, were examined. These elements provided the conceptual basis for the empirical analysis of the integrated action between the Federal Police and the CGU. The results demonstrated a significant growth in the CGU's participation in Federal Police operations from 2016 onwards, with a peak recorded in 2020, followed by a decline in the following years. An uneven geographic distribution of operations was also observed, with a greater presence of the CGU in states more dependent on federal transfers, while the PF concentrated its efforts in regions with the highest incidence of financial crimes. As a practical contribution, the study resulted in the formulation of an Ordinance, a normative instrument aimed at regulating cooperation between the PF, CGU and other partner agencies, establishing formal guidelines for joint action, systematizing the exchange of information and proposing an integrated methodology for recording and monitoring operational data from launched operations.
|
|
|
9
|
-
LEONARDO GOMES VIEIRA
-
Os cortes e contingenciamentos orçamentários realizados pelo Governo Federal e seus reflexos na Polícia Federal.
-
Orientador : ARNALDO MAUERBERG JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ARNALDO MAUERBERG JUNIOR
-
CLÁUDIO CÉSAR DE PAIVA
-
LUCIANO ROSSONI
-
MARINA FIGUEIREDO MOREIRA
-
Data: 25/04/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem como objeto de pesquisa verificar como os cortes e contingenciamentos orçamentários pelo Órgão Central afetam a Polícia Federal nos seus planejamentos de gastos, ações orçamentárias e impactos sobre as atividades do Órgão e consequentemente seus efeitos para a sociedade. Os problemas na segurança pública são das maiores preocupações para a sociedade brasileira, altos índices de criminalidade causam prejuízos para a população e a economia, contribuindo, muitas vezes, na avaliação da atuação dos governantes. No intuito de contribuir para a melhoria da segurança pública, a pesquisa busca verificar os efeitos dos cortes no orçamento na área, especificamente na Polícia Federal verificando os impactos sobre as operações policiais e a atividade de emissão de passaportes, que é uma atividade que afeta diretamente o cidadão. Para abordar o tema do orçamento público brasileiro, precisaremos discutir como é o processo de elaboração do orçamento público na esfera Federal, suas alocações dentro das áreas e políticas de governo e os instrumentos de alterações. As reiteradas manobras de flexibilização da peça orçamentária e a constante disputa política nas relações de poder que circundam a temática acabam por frustrar o real objetivo do orçamento público no Estado Constitucional Democrático: a concretização dos direitos fundamentais (OLIVEIRA e FERREIRA, 2017). Os valores necessários para as execuções das políticas públicas durante o ano fiscal são materializados na peça orçamentária, que, segundo Lima (2018), é a concretização do planejamento governamental e possui o escopo de atender os planos e programas a partir da previsão de receitas e fixação de despesas a serem efetivadas, com a finalidade de prover bens e serviços à sociedade. A pesquisa foi realizada com a aplicação da técnica exploratória de investigação bibliográfica, análise dos dados enviados pelas áreas operacionais e financeiras da Polícia Federal, assim como a pesquisa Survey encaminhada aos operadores do orçamento dentro do órgão. Foi realizada uma pesquisa do tipo Elite Survey, tendo em vista as posições estratégicas que os gestores entrevistados ocupam na administração pública, fazendo com que as respostas tragam a possibilidade de transmissão de uma impressão bastante adequada da realidade. Utilizou-se o método de abordagem crítico indutivo e a avaliação qualitativa. Serão apresentados dados orçamentários da Polícia Federal, desde os limites iniciais para construção da Proposta de Lei Orçamentária (PLOA) do Órgão, as dotações iniciais e finais, as formas de cortes e bloqueios no orçamento promovidos pelo Órgão Central de Planejamento e Orçamento. Os cortes e contingenciamentos no orçamento da Polícia Federal causam impactos nas atividades próprias do órgão e nas suas atividades? Diante dessa pergunta, o objetivo geral é verificar quais os impactos sobre as atividades da Polícia Federal diante das decisões de cortes e contingenciamentos no orçamento. O produto técnico tecnológico são contribuições de melhoria no tocante a eficiência do gasto do Índice de Desempenho em Administração e Logística – IDEAL. A ferramenta tem por objetivo acompanhar e avaliar a performance das diferentes áreas nas 33 Unidades Gestoras da Polícia Federal, de forma a identificar pontos de melhoria e aprimorar o desempenho como um todo. A recomendação é que o órgão e a sociedade utilizem a pesquisa como forma de avaliar e criticar o orçamento público brasileiro e seus efeitos sobre as atividades dos órgãos e consequentemente sobre a sociedade. Outras pesquisas podem ser realizadas verificando outros serviços afetados na própria Polícia Federal como também os efeitos sobre outros órgãos, utilizando, assim, os dados de cada entidade.
-
Mostrar Abstract
-
The purpose of this study is to verify how budget cuts and contingencies by the Central Body affect the Federal Police in its spending plans, budget actions and impacts on the activities of the Body and consequently its effects on society. Public security problems are a major concern for Brazilian society, with high crime rates causing damage to the population and the economy, often contributing to the evaluation of the actions of government officials. In order to contribute to improving public security, the research seeks to verify the context of budget cuts in the area, specifically in the Federal Police, checking the impacts on police operations and the activity of issuing passports, which is an activity that directly affects citizens. In order to address the issue of the Brazilian public budget, we will need to discuss how the public budget is drawn up at the federal level, its allocations within government areas and policies and the instruments for making changes. The repeated maneuvers to make the budget more flexible and the constant political dispute in the power relations that surround the issue end up frustrating the real objective of the public budget in the Democratic Constitutional State: the realization of fundamental rights (OLIVEIRA and FERREIRA, 2017). The amounts needed to implement public policies during the fiscal year are materialized in the budget, which, according to Lima (2018), is the realization of government planning, and has the scope to meet the plans and programs from the forecast of revenues and setting of expenses to be carried out, in order to provide goods and services to society. The research was carried out using the exploratory technique of bibliographical research, analysis of the data sent by the operational and financial areas of the Federal Police, as well as the survey sent to the budget operators within the agency. A survey of the Elite Survey type was carried out, given the strategic position in public administration that the managers interviewed occupy, making it possible for the answers to convey a very adequate impression of reality. A critical inductive approach and qualitative evaluation were used. Federal Police budget data will be presented, from the initial limits for the construction of the Authority's Budget Bill (PLOA), the initial and final allocations, the forms of budget cuts and blockages promoted by the Central Planning and Budget Authority. Do the cuts and blockages in the Federal Police's budget have an impact on the agency's own activities and on its activities? In view of this question, the general objective is to ascertain what the impacts are on the activities of the Federal Police when decisions are made to cut and block the budget. The technical-technological product is a contribution to improving the efficiency of the Administration and Logistics Performance Index - IDEAL. The tool aims to monitor and evaluate the performance of the different areas in the 33 Management Units of the Federal Police, in order to identify points for improvement and enhance performance as a whole. The recommendation is that the agency and society use the survey as a way of evaluating and criticizing the Brazilian public budget and its effects on agency activities and, consequently, on society. Further research could be carried out looking at other services affected within the Federal Police itself, as well as the effects on other agencies, thus using data from each entity
|
|
|
10
|
-
LUIZ GUSTAVO SILVA CAVALLARI
-
COMO AS LÓGICAS INSTITUCIONAIS AFETAM A CONFORMIDADE E A INTERNALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA AVIAÇÃO CIVIL: UM ESTUDO MULTIMÉTODO E MULTICASOS EM AEROPORTOS BRASILEIROS.
-
Orientador : LUCIANO ROSSONI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUCIANO ROSSONI
-
EDSON RONALDO GUARIDO FILHO
-
JOAO MENDES DA ROCHA NETO
-
ÉDER HENRIQSON
-
Data: 15/05/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Na literatura gerencialista, é dito que a cultura organizacional possui um papel importante na proteção de infraestruturas críticas. No setor da aviação civil e da energia atômica, há um histórico do uso do conceito de “cultura de segurança”, que possui um significado amplo e abstrato, o qual, no caso do transporte aéreo, refletiria aspectos de segurança da aviação civil (security) na cultura organizacional. Na busca de aliar a utilização prática do termo “cultura de segurança” com o embasamento das teorias institucional e de lógicas institucionais, este trabalho apresenta uma interpretação da cultura de segurança sob duas perspectivas. A primeira diz respeito à forma como as organizações reconhecem a instituição segurança da aviação civil e dão sua devida importância, como nas decisões, nas ações de supervisão e investimentos da organização. Sendo assim, o trabalho analisa a concorrência de lógicas institucionais relacionadas com a segurança da aviação civil, em especial a instituição “mercado” e a instituição segurança operacional. A segunda perspectiva de definição da cultura de segurança diz respeito à avaliação da conformidade das práticas de segurança da organização, se são realmente internalizadas por seus profissionais ou são implementadas de forma cerimonial. Julga-se que, uma melhor compreensão da dualidade entre a cultura organizacional e a prática, pode auxiliar na identificação de fragilidades, as quais, se bem geridas, podem contribuir para a segurança. Para alcançar esses objetivos, o presente estudo utilizando um multimétodo (quantitativo e qualitativo) de desenho por triangulação avaliou quatro aeroportos brasileiros de grande porte, por meio da aplicação de “surveys” com profissionais de segurança, observação de práticas de segurança, entrevistas com gestores, assim como consultas a registros documentais. Pelos resultados, foi possível identificar que a parcela cultural e cognitiva da instituição segurança da aviação civil é influenciada pelas lógicas institucionais, refletindo diretamente na internalização das práticas de segurança e na conformidade. Em especial, os resultados apontaram três cenários diferentes: um aeroporto apresentou acoplamento à instituição segurança da aviação civil, um desacoplamento entre políticas e práticas e outros dois aeroportos o desacoplamento seletivo ou desacoplamento “entre meios e fins”.
-
Mostrar Abstract
-
Organizational culture plays a key role in protecting critical infrastructures. In the civil aviation and atomic energy sectors, the concept of “security culture” has a history of use, which has a broad and abstract meaning, reflecting security aspects within organizational culture. Aiming to combine the practical use of the term “security culture” with the theoretical framework of institutionalism and institutional logics, this study presents an interpretation of security culture from two perspectives. The first focuses on the way in which organizations recognize the institution “aviation security” and assign it proper importance, such as in decision-making, supervisory actions, and investments. Therefore, this study analyzes the competition among institutional logics related to aviation security, especially the market institution and “aviation safety” institution. The second perspective for defining security culture refers to the evaluation of the organization's compliance with security practices, determining whether they are truly internalized by its professionals or are merely implemented in a ceremonial way. It is argued that a better understanding of the duality between organizational culture and practice can help identify weaknesses, which, if well managed, may contribute to improving security. To achieve its objectives, the present study adopted a triangulation design using a multimethod (quantitative and qualitative) approach to assess four major Brazilian airports. Data collection included surveys with security professionals, observation of security practices, interviews with managers, as well as consultation of documentary records. The results indicate that the cultural and cognitive components of the civil aviation security institution are influenced by institutional logics, directly affecting the internalization of security practices and compliance. Specifically, the findings revealed three different scenarios: one airport demonstrated coupling with the civil aviation security institution, another showed decoupling between policies and practices, and two others exhibited selective decoupling or 'means–ends' decoupling.
|
|
|
11
|
-
SHALON SILVA DE SOUZA FIGUEIREDO
-
Geração de Valor para a Segurança Alimentar: A Contribuição da Colaboração Público-Privada entre Embrapa e Agritechs para a Inovação
-
Orientador : CLEIDSON NOGUEIRA DIAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLEIDSON NOGUEIRA DIAS
-
ANTONIO ISIDRO DA SILVA FILHO
-
ARUANA ROSA SOUZA LUZ
-
KADÍGIA FACCIN
-
Data: 27/05/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
As parcerias entre instituições públicas de pesquisa e startups vêm se consolidando como estratégias centrais para promover a inovação e enfrentar os desafios da agricultura contemporânea. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência da estrutura relacional e o suporte em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Embrapa para a geração de valor às agritechs parceiras no âmbito do ecossistema de inovação agrícola. Por meio da pesquisa em quatro Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) — Agroenergia, Instrumentação, Soja e Agricultura Digital — a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em coleta de dados com dirigentes de agritechs e da Embrapa, bem como no uso de dados secundários, como documentos internos da Embrapa e relatórios técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Os resultados demonstram que os espaços compartilhados de inovação são fundamentais para a construção de ambientes cooperativos que viabilizam a transferência de tecnologia, o desenvolvimento de soluções escaláveis e a articulação de redes de colaboração. Ao mesmo tempo, evidenciam que a capacidade relacional da Embrapa, sua estrutura de governança adaptativa e o suporte estratégico em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) desempenham papel decisivo na consolidação de um ecossistema mais integrado, sustentável e orientado à segurança alimentar. Os achados oferecem subsídios relevantes para o aprimoramento de políticas públicas e práticas institucionais de inovação aberta no setor agropecuário.
-
Mostrar Abstract
-
Partnerships between public research institutions and startups have increasingly become central strategies for promoting innovation and addressing the challenges of contemporary agriculture. This study aims to analyze the influence of Embrapa's relational structure and support for Research and Development (R&D) on value creation for partner agritechs within the agricultural innovation ecosystem. The research draws on case studies from four units of the Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa) — Agroenergy, Instrumentation, Soybean, and Digital Agriculture — and adopts a qualitative approach based on data collected from interviews with managers of agritechs and Embrapa, as well as secondary data such as internal Embrapa documents and technical reports from the Ministry of Agriculture and Livestock (Mapa). The findings show that shared innovation spaces are fundamental for building cooperative environments that enable technology transfer, the development of scalable solutions, and the articulation of collaborative networks. Furthermore, they highlight that Embrapa’s relational capacity, its adaptive governance structure, and its strategic support for R&D play a decisive role in consolidating a more integrated, sustainable ecosystem focused on food security. The results provide relevant insights for the improvement of public policies and institutional practices related to open innovation in the agricultural sector.
|
|
|
12
|
-
TALITHA PASSOS DE LIMA WORMHOUDT
-
Legitimando o proibido: estratégias retóricas e lógicas institucionais manifestas nos votos de diretores da Anvisa na regulamentação do uso medicinal do Canabidiol
-
Orientador : LUCIANO ROSSONI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUCIANO ROSSONI
-
EDSON RONALDO GUARIDO FILHO
-
JOAO MENDES DA ROCHA NETO
-
CLAYTON PEREIRA GONÇALVES
-
Data: 29/05/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo deste trabalho é analisar a manifestação de estratégias retóricas de legitimidade e de lógicas institucionais na justificação do voto da regulamentaçao do uso medicinal do canabidiol. Utilizando-se do aporte teórico da Teoria da Legitimidade, foram analisados os votos dos diretores da Anvisa no período 2014-2023, que engloba mandatos diversos, o que busca trazer diversidade à pesquisa. A metodologia utilizada foi do tipo categorial e Análise de Correspondência Múltipla (ACM) na qual foram coletados excertos dos votos, os classificando segundo o tipo de instrumento de legitimação. Obteve-se como resultado que, de 362 parágrafos, 101 excertos pertenciam à categoria discurso científico/médico, 360 pertenciam à abordagem regulatória, 3 eram sobre comunicação de riscos, 337 sobre transparência e prestação de contas, 6 na categoria responsabilidade social e ética e nenhuma na categoria julgamento moral, o que demonstrou que, apesar da pressão social, política e midiática que sofre, a agência reguladora consegue manter um compromisso com a ciência e a conformidade normativa.
-
Mostrar Abstract
-
The objective of this work is to analyze the manifestation of rhetorical strategies of legitimacy and institutional logic in the justification of the vote to regulate the medicinal use of cannabidiol. Using the theoretical framework of Legitimacy Theory, the votes of Anvisa directors in the period 2014-2023 were analyzed, which encompasses different mandates, which seeks to bring diversity to the research. The methodology used was categorical and Multiple Correspondence Analysis (MCA), in which excerpts of the votes were collected and classified according to the type of legitimation instrument. The result was that, of 362 paragraphs, 101 excerpts belonged to the scientific/medical discourse category, 360 belonged to the regulatory approach, 3 were about risk communication, 337 about transparency and accountability, 6 in the social and ethical responsibility category and none in the moral judgment category, which demonstrated that, despite the social, political and media pressure it suffers, the regulatory agency manages to maintain a commitment to science and regulatory compliance.
|
|
|
13
|
-
EMMANOEL FERNANDES DE BARROS
-
Desempenho das unidades de compra da Polícia Federal: um estudo dos recursos estratégicos com emprego da técnica de Análise Qualitativa Comparativa (QCA).
-
Orientador : CLEIDSON NOGUEIRA DIAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLEIDSON NOGUEIRA DIAS
-
CARLOS ANDRE DE MELO ALVES
-
PATRICIA GUARNIERI DOS SANTOS
-
FLAVIO MANOEL COELHO BORGES CARDOSO
-
Data: 27/06/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O desempenho organizacional tem sido objeto de interesse crescente no estudo da administração pública, especialmente diante da demanda por serviços mais eficientes e eficazes. No entanto, o conhecimento sobre os fatores que explicam o bom desempenho em áreas específicas, como a das compras públicas, ainda é limitado. Diante disso, este estudo teve como objetivo geral identificar os recursos organizacionais que explicam o desempenho superior de certas unidades de compra da Polícia Federal, com base na lente teórica da Visão Baseada em Recursos (VBR). Os objetivos específicos foram: (i) identificar os recursos estratégicos para a atividade de compras da Polícia Federal; (ii) analisar os principais fatores que influenciam o desempenho superior de determinadas unidades de compra da Polícia Federal; e (iii) desenvolver, como Produto Técnico-Tecnológico, material didático a partir do conhecimento obtido na pesquisa. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa, com caráter descritivo, e foi estruturada em três etapas: uma fase exploratória, com a realização de grupo focal para identificação de recursos relevantes; aplicação de questionário junto aos servidores da área de compras; e construção de um índice de desempenho para posterior comparação entre as unidades com resultados distintos. Utilizou-se a Análise Qualitativa Comparativa (QCA) para identificar combinações causais de recursos associadas ao desempenho satisfatório. Os resultados revelaram que fatores como suporte jurídico, networking, institucional e sistemas informatizados com interface amigável são decisivos para o bom desempenho, enquanto outros recursos atuam como reforçadores em determinadas configurações. Como desdobramento prático da pesquisam, foi elaborado o Produto Técnico-Tecnológico intitulado “Guia Referencial de Procedimentos em Compras Públicas da Polícia Federal”, com vistas à aplicação do conhecimento produzido.
-
Mostrar Abstract
-
Organizational performance has become an increasingly relevant topic in public administration studies, especially in response to the growing demand for more efficient and effective public services. However, knowledge about the factors that explain high performance in specific areas, such as public procurement, remains limited. In this context, this study aimed to identify the organizational resources that explain the superior performance of certain procurement units of the Brazilian Federal Police, based on the theoretical framework of the Resource-Based View (RBV). The specific objectives were: (i) to identify the strategic resources relevant to the procurement activity of the Federal Police; (ii) to analyze the main factors that influence the superior performance of certain procurement units; and (iii) to develop, as a Technical-Technological Product, didactic material based on the knowledge obtained from the research. The study followed a qualitative, descriptive approach and was structured in three stages: an exploratory phase with a focus group to identify relevant resources; a questionnaire applied to procurement professionals; and the construction of a performance index to enable comparison across units with different results. Qualitative Comparative Analysis (QCA) was used to identify causal combinations of resources associated with satisfactory performance. The results showed that factors such as legal support, institutional networking, and user-friendly digital systems are decisive for high performance, while other resources act as reinforcers in specific configurations. As a practical outcome of the study, a Technical-Technological Product entitled Reference Guide of Procurement Procedures of the Brazilian Federal Police was developed, aiming to support the application of the knowledge produced.
|
|
|
14
|
-
MURILO LUIZ CARDOSO
-
CARACTERÍSTICAS DE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO E-LEARNING CORPORATIVO DA POLÍCIA FEDERAL
-
Orientador : ARNALDO MAUERBERG JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ARNALDO MAUERBERG JUNIOR
-
ADALMIR DE OLIVEIRA GOMES
-
MARINA FIGUEIREDO MOREIRA
-
ANDERSSON PEREIRA DOS SANTOS
-
Data: 27/06/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A Polícia Federal brasileira mantém um programa de educação corporativa que conta, em 2024, com mais de 20 mil egressos entre policiais federais, estaduais, penais e servidores públicos das mais variadas carreiras, brasileiros e estrangeiros. Oferece cursos presenciais, híbridos e a distância com o objetivo de formar e especializar profissionais de segurança pública para exercerem, com excelência, suas atribuições, bem como formular e difundir a doutrina policial em defesa da sociedade. Esse programa oferece diversos cursos em E-learning, via internet, em plataformas próprias baseadas em Moodle, possuindo em seu catálogo cursos com acompanhamento docente e no formato autoinstrucional (Massive Online Open Courses - MOOC). Dentre os MOOC, destacamse os de captação por livre-matrícula, destinados indistintamente a todos os servidores. O objetivo desta pesquisa é avaliar as características da aprendizagem autorregulada (SelfRegulated Learning – SRL) em curso E-Learning ofertado pela Polícia Federal dentro dos construtos propostos por Barnard et al. (2009), identificando as principais estratégias de SRL relatadas e verificando se o impacto de tais estratégias interfere no resultado (aprovação ou desligamento). Foram amostrados 335 alunos de MOOC de livre demanda exclusivamente destinado aos servidores ativos usuários da Plataforma ANP.net. O tratamento estatístico dos dados partiu de uma análise descritiva e da aplicação de teste de confiabilidade com o Coeficiente Alfa de Cronbach, para comparar com os dados do OSLQ validados por Rodrigues et al. (2016). Buscou-se verificar as estratégias mais comumente aplicadas entre os alunos com maior índice no OSLQ e aqueles que obtiveram aproveitamento no MOOC, averiguando a percepção de diferença estatisticamente significante entre o desempenho dos alunos de maior nota no OSLQ daqueles com menor nota. Foi confirmada que a adoção de estratégias metacognitivas é a mais frequente estratégia de SRL aplicada por alunos de MOOC na ANP.net. Também se confirmou a associação entre a pontuação nos construtos do OSLQ e a aprovação no MOOC. Por fim, foi elaborado material didático com certo elenco de métodos e ferramentas de Design Instrucional (DI) em metodologias ativas, com suportes variados de SRL focado em estratégias metacoginitivas com potencial para incrementar o desempenho acadêmico.
-
Mostrar Abstract
-
The Brazilian Federal Police maintains a corporate education program that will have more than 20,000 graduates in 2024, including federal, state, and penal police officers and civil servants from a wide range of careers, both Brazilian and foreign. It offers in-person, hybrid, and distance learning courses with the aim of training and specializing public security professionals to perform their duties with excellence, as well as formulating and disseminating police doctrine in defense of society. This program offers several elearning courses, via the internet, on its own platforms based on Moodle, and its catalog includes courses with teacher supervision and in self-instructional format (Massive Online Open Courses - MOOC). Among the MOOCs, those with free enrollment stand out, aimed at all civil servants without distinction. The objective of this research is to evaluate the characteristics of self-regulated learning (SRL) in an e-learning course offered by the Federal Police within the constructs proposed by Barnard et al. (2009), identifying the main SRL strategies reported and verifying whether the impact of such strategies interferes with the result (approval or dismissal). A sample of 335 students from an on-demand MOOC exclusively intended for active servers using the ANP.net Platform was sampled. The statistical treatment of the data was based on a descriptive analysis and the application of a reliability test with Cronbach's Alpha Coefficient, to compare with the OSLQ data validated by Rodrigues et al. (2016). The aim was to verify the most commonly applied strategies among students with the highest score in the OSLQ and those who obtained success in the MOOC, investigating the perception of a statistically significant difference between the performance of students with the highest score in the OSLQ and those with the lowest score. It was confirmed that the adoption of metacognitive strategies is the most frequent SRL strategy applied by MOOC students on ANP.net. The association between the score in the OSLQ constructs and approval in the MOOC was also confirmed. Finally, teaching material was developed with a certain range of Instructional Design (ID) methods and tools in active methodologies, with varied SRL supports focused on metacognitive strategies with the potential to increase academic performance.
|
|
|
15
|
-
CRISTIANO BARBOSA SAMPAIO
-
FATORES QUE INFLUENCIAM A QUALIDADE DO INQUÉRITO POLICIAL E A EFICIÊNCIA DA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL
-
Orientador : TOMAS DE AQUINO GUIMARAES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
TOMAS DE AQUINO GUIMARAES
-
ADALMIR DE OLIVEIRA GOMES
-
CARLOS ANDRE DE MELO ALVES
-
NUNO CAETANO LOPES DE BARROS POIARES
-
Data: 27/06/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação investiga fatores que influenciam a qualidade do inquérito policial e a eficiência da investigação criminal no sistema de justiça brasileiro. O quadro teórico-conceitual explora fatores jurídico-legais que orientam a condução da investigação e as capacidades organizacionais da polícia judiciária, necessárias a essas investigações. Uma pesquisa com abordagem qualitativa foi utilizada, apoiada em análise documental e 15 entrevistas semiestruturadas com magistrados, membros do Ministério Público e advogados, para coletar percepções sobre a qualidade dos inquéritos, os desafios enfrentados e as oportunidades de melhoria desses procedimentos. Os dados foram analisados com apoio da técnica de análise de conteúdo, e utilização de softwares de análise qualitativa. Os resultados revelam que a qualidade do inquérito é influenciada por fatores jurídico-legais intrínsecos ao inquérito (como o respeito aos direitos constitucionais, a busca pela verdade, a abrangência da investigação, a eficácia na elucidação dos fatos, a imparcialidade e a qualidade das evidências coletadas), por fatores relacionados às capacidades organizacionais (como a qualificação do efetivo policial, a disponibilidade de recursos materiais e a gestão dos processos de trabalho) e, ainda, por fatores externos à polícia judiciária (como as relações interinstitucionais e a pressão midiática). As principais deficiências identificadas nesses procedimentos incluem a dificuldade na coleta eficiente de provas, o viés na condução das investigações, a dificuldade na individualização de condutas, as limitações de recursos disponíveis e a falta de padronização de procedimentos. A pesquisa propõe recomendações para aprimorar a qualidade dos inquéritos, como o cumprimento rigoroso de normas jurídicas e princípios éticos, a imparcialidade na condução das investigações, a cooperação eficaz entre os atores do sistema de justiça criminal, o investimento em tecnologia, a valorização profissional e uma articulação interinstitucional qualificada. Uma proposta de disciplina em curso de formação ou de capacitação continuada foi gerada e incluída como parte da dissertação, que contribui para o debate sobre a melhoria do sistema de justiça criminal, oferecendo sugestões práticas para aprimorar os procedimentos investigativos e fortalecer a confiança da sociedade nas instituições.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation investigates factors influencing the quality of police inquiries and the efficiency of criminal investigations within the Brazilian justice system. The theoreticalconceptual framework explores legal-normative factors guiding the conduct of investigations and the organizational capacities of the judicial police, which are essential for these investigations. A qualitative research approach was employed, supported by document analysis and 15 semi-structured interviews with judges, public prosecutors, and lawyers, to gather perceptions regarding the quality of inquiries, the challenges encountered, and opportunities for improving these procedures. Data were analyzed using content analysis techniques and qualitative analysis software. The findings reveal that the quality of inquiries is influenced by intrinsic legal-normative factors (such as respect for constitutional rights, the pursuit of truth, the comprehensiveness of the investigation, effectiveness in elucidating facts, impartiality, and the quality of collected evidence), by factors related to organizational capacities (such as the qualification of police personnel, the availability of material resources, and work process management), and also by external factors to the judicial police (such as inter-institutional relations and media pressure). The main deficiencies identified in these procedures include difficulties in efficient evidence collection, bias in the conduct of investigations, challenges in individualizing conduct, limitations of available resources, and a lack of procedural standardization. The research proposes recommendations to enhance the quality of inquiries, such as strict compliance with legal norms and ethical principles, impartiality in conducting investigations, effective cooperation among criminal justice system actors, investment in technology, professional development, and qualified inter-institutional articulation. A proposed course discipline for training or continuing education programs was generated and included as part of the dissertation, which contributes to the debate on improving the criminal justice system by offering practical suggestions to enhance investigative procedures and strengthen public trust in institutions
|
|
|
16
|
-
KEILA ROBERTA MENDONÇA TAVARES
-
PREVENÇÃO AO SUICÍDIO NA PF: IDENTIFICAÇÃO DE FATORES POTENCIALMENTE PROTETIVOS
-
Orientador : FRANCISCO ANTONIO COELHO JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCISCO ANTONIO COELHO JUNIOR
-
JOAO MENDES DA ROCHA NETO
-
LAÍS SILVEIRA SANTOS
-
Helga Cristina Hedler
-
Data: 27/06/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Fatores associados à prevenção e ao cuidado com a saúde mental permeiam a literatura sobre comportamento humano nas organizações. Quando se trata do contexto de organizações, cujo lócus são organizações de segurança pública, a preocupação com a saúde mental se torna ainda mais importante e estratégica. Esta dissertação aborda a preocupante questão do suicídio entre profissionais de segurança pública no Brasil, com foco na Polícia Federal (PF). Visa-se, com este estudo, preencher parte de uma lacuna científica sobre fatores protetivos ao suicídio, e contribuir para a gestão pública. Esta dissertação está aderente e alinhada à Meta 7 do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social – PNSPDS, e ao Mapa Estratégico da PF, na medida em que se propõe a investigar, de um ponto de vista indutivo-científico, temáticas associadas à saúde mental de profissionais que atuam em segurança pública. O objetivo geral deste trabalho foi relacionar potencialidades protetivas identificadas na PF, com percepções de qualidade de vida no trabalho (QVT), job crafting (ressignificado, ou redesenho, do trabalho, tornando-o mais representativo ao trabalhador) e florescimento laboral, junto a profissionais que atuam na Polícia Federal brasileira. Ainda, apresenta-se uma proposta de um produto técnico-tecnológico, baseado nos achados empíricos desta pesquisa. Utilizando metodologia mista, quali e quantitativa (com o emprego de técnicas de análise documental, grupo focal e survey), o estudo apresenta evidências de construção e de validade da Escala de Avaliação de Fatores Potencialmente Protetivos perante o Suicídio (EAFPPS), com dois fatores, Organizacionais e Individuais/Familiares. Ainda, este estudo, na sua abordagem quantitativa, testa um modelo empírico, em que os fatores anteriormente mencionados, da EAFPPS, são variáveis critério, e qualidade de vida, job crafting e florescimento são variáveis antecedentes. Variáveis pessoais e profissionais, também, foram testadas como variáveis antecedentes aos dois fatores de EAFPPS. Os resultados das análises quantitativas (análise fatorial exploratória, análise de variância - ANOVA e regressão linear múltipla) indicaram que job crafting, na dimesão que afere os aspectos das relações, e o florescimento no trabalho, predisseram atitudes protetivas. Florescimento foi o preditor mais forte para os fatores individuais/familiares. Diferenças significativas na percepção da EAFPPS e QVT foram encontradas em relação à gênero, cargo, idade e renda. Como produto técnico-tecnológico, foi desenvolvido um desenho instrucional para um curso de formação de voluntários do Programa Rosa dos Ventos da PF, oferecendo capacitação baseada em evidências. Conclui-se que as políticas da PF estão alinhadas às diretrizes nacionais, mas recomenda-se investir na capacitação de lideranças com foco em cuidado e atenção, e em ações que fortaleçam relações interpessoais e competências socioemocionais para reforçar os fatores protetivos.
-
Mostrar Abstract
-
The general objective of this work was to relate protective potentialities identified within the PF to perceptions of quality of work life (QWL), job crafting (redesign or reframing of work, making it more meaningful to the worker), and workplace flourishing among professionals serving in the Brazilian Federal Police. Furthermore, a proposal for a technical-technological product, based on this research's empirical findings, is presented. Using a mixed-methods approach—qualitative and quantitative (employing techniques such as document analysis, focus groups, and surveys)—the study provides evidence for the development and validity of the Protective Factors Against Suicide Assessment Scale (Escala de Avaliação de Fatores Potencialmente Protetivos perante o Suicídio, EAFPPS), which includes two dimensions: Organizational and Individual/Family factors. Additionally, the quantitative approach of this study tests an empirical model where the factors mentioned above (from the EAFPPS) are criterion variables, while quality of life, job crafting, and flourishing are antecedent variables. Personal and professional variables were also tested as antecedents to the two EAFPPS factors. The results of quantitative analyses (exploratory factor analysis, analysis of variance - ANOVA, and multiple linear regression) indicated that job crafting, specifically in the dimension that measures relationship aspects, and workplace flourishing are predictors of protective attitudes. Flourishing was found to be the strongest predictor for the individual/family dimension. Significant differences in perceptions of EAFPPS and QWL were found across gender, position, age, and income. As a technical-technological product, an instructional design was developed for the training course of volunteers in the Rosa dos Ventos Program of the Federal Police, offering evidence-based training. The conclusion is that the Federal Police’s policies align with national guidelines, but it is recommended to invest in leadership training focused on care and attention, and in actions that strengthen interpersonal relationships and socio-emotional skills to reinforce protective factors.
|
|
|
17
|
-
JEDSON CARLO ABDALA MIRANDA
-
A CONEXÃO ENTRE CAPITAL INTELECTUAL, CAPACIDADE ABSORTIVA E DESEMPENHO DA POLÍCIA FEDERAL
-
Orientador : CLEIDSON NOGUEIRA DIAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLEIDSON NOGUEIRA DIAS
-
ADALMIR DE OLIVEIRA GOMES
-
ANTONIO ISIDRO DA SILVA FILHO
-
PRISCILA REZENDE DA COSTA
-
Data: 30/06/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Os órgãos do setor público almejam melhoria de desempenho organizacional através da reestruturação e comprometimento de seus servidores, uma vez que os recursos humanos são geralmente escassos. O propósito desta pesquisa foi de verificar a influência do Capital Intelectual e da Capacidade Absortiva no desempenho da Polícia Federal. A resposta a tal questionamento poderá ter impacto direto nas decisões de gestores públicos, com direcionamento de recursos e processos de aprendizagem ao órgão. Ademais, verifica-se ainda que o resultado desta análise poderá ser utilizado por outras instituições públicas para mediar e intensificar a performance de seus servidores, por meio das teorias da visão baseada em recursos e da visão baseada no conhecimento. Para tanto, foram utilizadas métricas conhecidas de survey, aplicadas a 439 servidores da Polícia Federal, ou seja, número amostral válido, com análise através de método quantitativo de Modelagem de Equações Estruturais, na busca de evidenciar achados que corroborem, complementem ou refutem outras pesquisas referentes aos construtos apresentados. Como resultado, será apresentado um Relatório Técnico Conclusivo, do subtipo Processo de Gestão, demonstrando onde será mais importante a intervenção do órgão para melhoria do desempenho da organização através de seus servidores.
-
Mostrar Abstract
-
The public sector organization aim to improve organizational performance through the restructuring and commitment of their employees, since human resources are generally scarce. The purpose of this article was to verify the influence of Intellectual Capital and Absorptive Capacity on the performance of the Federal Police. The answer to such a question could have a direct impact on the decisions of public managers, directing resources and learning processes to the instituition. Furthermore, it appears that the result of this analysis can be used by other public institutions to mediate and intensify the performance of their employees, through resource-based view theory and knowledge-based view theory. To this end, known survey metrics was used, applied to 439 Federal Policie employees, in other words, a valid sample number, with analysis using a quantitative method by Structural Equations Modeling, in an attemp to highlight findings that corroborate, complement or refute other research related to the constructs presented. As a result, a Conclusive Technical Report, of the Management Process subtype, will be presented, demonstrating where the agency's intervention will be most important to improve the organization’s performance through its employees.
|
|
|
18
|
-
JURANDIR CAMPOS JUNIOR
-
ANÁLISE CONJUNTA DOS MECANISMOS TRIBUTÁRIOS E LICITATÓRIOS NO DESEMPENHO DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE EM LICITAÇÕES PÚBLICAS
-
Orientador : CAIO CESAR DE MEDEIROS COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CAIO CESAR DE MEDEIROS COSTA
-
ARNALDO MAUERBERG JUNIOR
-
MARINA FIGUEIREDO MOREIRA
-
PAULO RICARDO DA COSTA REIS
-
Data: 30/06/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A burocracia estatal tem como um dos seus encargos a execução de políticas públicas. Ações políticas originadas na ascensão dos Direitos Humanos de Segunda Geração, políticas públicas são respostas estatais destinadas à resolução de problemas públicos e políticos através da concessão de materialidade. Dado a sua inerente concretude, estas ações necessitam de instrumentação à execução operada conjuntamente pela burocracia e pelos destinatários da ação. Contudo, em um Estado Democrático de Direito, estas instrumentações são normativos jurídicos que operam sistematicamente de forma autopoiética. Esta condição natural de auto referencialidade pode ocasionar a produção de efeitos indesejados às políticas públicas. Às microempresas e empresas de pequeno porte é direcionada política pública que visa estabelecer tratamento diferenciado e exclusivo tanto no campo tributário como no tocante ao acesso de compras governamentais. Neste sentido, este trabalho averigua se a natureza autopoiética das instrumentações sistematizadas utilizadas à construção desta política pública de tratamento diferenciado e exclusivo está consistente. Especificamente se a auto referencialidade do mecanismo licitatório de acesso ao mercado de compras governamental está consistente com o mecanismo tributário.
-
Mostrar Abstract
-
One of the responsibilities of the state bureaucracy is the execution of public policies. Political actions originated in the rise of Second Generation Human Rights, public policies are state responses aimed at solving public and political problems through the concession of materiality. Given their inherent concreteness, these actions require instrumentation to the execution operated jointly by the bureaucracy and the recipients of the action. However, in a Democratic State of Law, these instrumentations are legal norms that operate systematically in an autopoietic way. This natural condition of self-referentiality can cause the production of undesirable effects on public policies. A public policy is directed to micro and small companies that aims to establish differentiated and exclusive treatment both in the tax field and in terms of access to government purchases. In this sense, this work investigates whether the autopoietic nature of the systematized instrumentations used in the construction of this public policy of differentiated and exclusive treatment is consistent. Specifically, whether the self-referentiality of the bidding mechanism for access to the government procurement market is consistent with the tax mechanism.
|
|
|
19
|
-
EDELSON DE CARVALHO CAVALCANTI
-
ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ATIVIDADE DA POLÍCIA FEDERAL DO BRASIL: O USO DO SMARTPHONE
-
Orientador : CLEIDSON NOGUEIRA DIAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLEIDSON NOGUEIRA DIAS
-
ADALMIR DE OLIVEIRA GOMES
-
ANTONIO ISIDRO DA SILVA FILHO
-
EDUARDO DIAS LEITE
-
Data: 08/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa analisa o uso das tecnologias de informação e comunicação, com ênfase na aplicação de smartphones nas atividades da Polícia Federal do Brasil (PF). O objetivo central é examinar a utilização de dispositivos móveis como ferramenta funcional no processo de inovação no contexto policial. A investigação está fundamentada na identificação de barreiras e facilitadores para a adoção desses dispositivos, bem como na avaliação dos resultados internos e externos da inovação tecnológica no setor público. A metodologia empregada combina abordagens quantitativa e qualitativa, com a aplicação de questionários estruturados enviados por e-mail funcional (@pf.gov.br) a policiais federais de diversas regiões e unidades. A análise das respostas será conduzida com base na escala de Likert, convertendo os dados em gráficos e estatísticas descritivas. Adicionalmente, serão realizadas entrevistas semiestruturadas e revisão bibliográfica. Os resultados obtidos serão encaminhados ao setor de Tecnologia da Informação da PF, com a recomendação de incorporação do uso funcional de smartphones nas atividades operacionais. Como Produto Técnico-Tecnológico (PTT), será desenvolvido um curso de capacitação em plataforma digital de ensino a distância (EAD), contribuindo para a disseminação de práticas inovadoras na instituição.
-
Mostrar Abstract
-
This study examines the use of information and communication technologies, with emphasis on the application of smartphones in the activities of the Brazilian Federal Police (PF). The main objective is to analyze the use of mobile devices as functional tools in the innovation process within the police context. The research is based on identifying barriers and facilitators to the adoption of such devices, as well as evaluating the internal and external outcomes of technological innovation in the public sector. The methodology combines quantitative and qualitative approaches, through structured questionnaires sent via institutional e-mail (@pf.gov.br) to federal police officers across various regions and units. Responses will be analyzed using the Likert scale, with data converted into graphs and descriptive statistics. Additionally, semi-structured interviews and a literature review will be conducted. The results will be forwarded to the Federal Police’s Information Technology (IT) sector, along with a recommendation to incorporate smartphones as functional tools in operational activities. As a Technical-Technological Product (TTP), a training course will be developed on a distance learning digital platform, promoting the dissemination of innovative practices within the institution.
|
|
|
20
|
-
PEDRO PAULO SIMÃO DA ROCHA
-
INQUÉRITOS POLICIAIS MEDIADOS POR TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: O USO DO e-Pol AVALIADO POR DELEGADOS DE POLÍCIA FEDERAL
-
Orientador : ANTONIO ISIDRO DA SILVA FILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTONIO ISIDRO DA SILVA FILHO
-
CLEIDSON NOGUEIRA DIAS
-
HIRONOBU SANO
-
MARINA FIGUEIREDO MOREIRA
-
Data: 28/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A utilização de ferramentas computacionais tecnologicamente mais avançadas no âmbito do serviço público no Brasil, fazendo-se uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), vem ganhando relevo ao longo dos anos caracterizando o potencial inovador que o país possui para conduzir as atividades voltadas para a gestão da coisa pública e para a boa prestação de serviços ao cidadão. Nesse contexto a Polícia Federal (PF) também vem atuando fortemente na implementação e aprimoramento de sistemas para o exercício de sua atividade fim que vem a ser as investigações policiais, consubstanciadas no procedimento chamado inquérito policial (IP). Em 2016 iniciou-se na PF a implementação de um sistema eletrônico para condução do IP chamado de Inquérito Policial Eletrônico (e-Pol). Tal sistema digitalizou todos os inquéritos em trâmite no órgão, além de agilizar e permitir um maior controle desses procedimentos. Malgrado o advento do e-Pol, é provável que o sistema em questão ainda possa ser bastante incrementado com a correção de inconsistências e adoção de módulos e novas funcionalidades otimizando ainda mais as atividades de polícia judiciária. Procedeu-se a uma pesquisa do tipo qualitativa cujos participantes entrevistados foram delegados de Polícia Federal lotados em distintas unidades policiais no estado do Rio de Janeiro. Ao término do trabalho efetuou-se uma verificação junto aos entrevistados acerca da propensão do grupo à aceitação de novas tecnologias gerando, ao final, um artefato prototipado contendo melhorias e eventuais inovações a serem aplicadas ao sistema em estudo.
-
Mostrar Abstract
-
The use of technologically advanced computing tools in public services in Brazil, using information and communication technologies (ICT), has been gaining prominence over the years, demonstrating the country's innovative potential to conduct activities aimed at managing public affairs and providing good services to citizens. In this context, the Federal Police (PF) has also been working hard to implement and improve systems for carrying out its core activity, which is police investigations, embodied in the procedure known as police inquiry (PI). In 2016, the PF began implementing an electronic system for conducting IP called Electronic Police Inquiry (e-Pol). This system digitized all ongoing inquiries at the agency, in addition to streamlining and allowing greater control over these procedures. Despite the advent of e-Pol, it is likely that the system in question can still be significantly improved by correcting inconsistencies and adopting modules and new functionalities, further optimizing the activities of the judicial police. A qualitative study was conducted, with the participants interviewed being Federal Police officers assigned to different police units in the state of Rio de Janeiro. At the end of the study, the interviewees were asked about their propensity to accept new technologies, resulting in a prototyped artifact containing improvements and possible innovations to be applied to the system under study.
|
|
|
21
|
-
MÁRCIO ALVES DE OLIVEIRA SILVA
-
Legitimidade e Engajamento Digital com a Polícia Federal: os Sentimentos da Audiência em Redes Sociais durante a Transição Governamental.
-
Orientador : LUCIANO ROSSONI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUCIANO ROSSONI
-
EDSON RONALDO GUARIDO FILHO
-
JOAO MENDES DA ROCHA NETO
-
CARLA BONATO MARCOLIN
-
Data: 28/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa explora a influência das estratégias de comunicação digital na percepção da legitimidade institucional da Polícia Federal (PF). Em um cenário onde as redes sociais revolucionaram a interação pública, moldando dinamicamente a percepção, o estudo analisou quantitativamente postagens da PF em mídias sociais. A metodologia empregou a análise de métricas de engajamento (likes, comentários) e, de forma central, a avaliação do sentimento (positivo, neutro, negativo) dos comentários. Para tal, foi utilizado um modelo de Processamento de Linguagem Natural baseado em BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers), que foi ajustado (finetuned) para o contexto da comunicação digital em português. Adicionalmente, as postagens foram submetidas a uma classificação temática em categorias predefinidas (Operacionais, Institucionais, Educativas/Preventivas, Serviços ao Cidadão e Treinamento/Seleção de Candidatos), permitindo uma compreensão contextualizada das interações. O objetivo final foi desenvolver diretrizes estratégicas e práticas para aprimorar a comunicação digital da PF, visando ao reforço de sua legitimidade institucional.
-
Mostrar Abstract
-
This research explores the influence of digital communication strategies on the perception of institutional legitimacy of the Brazilian Federal Police (PF). In a scenario where social media has revolutionized public interaction, dynamically shaping perception, the study quantitatively analyzed PF's social media posts. The methodology employed the analysis of engagement metrics (likes, comments) and, centrally, the evaluation of comment sentiment (positive, neutral, negative). For this purpose, a Natural Language Processing model based on BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers) was utilized, which was finetuned for the context of digital communication in Portuguese. Additionally, posts were subjected to a thematic classification into predefined categories (Operational, Institutional, Educational/Preventive, Citizen Services, and Training/Candidate Selection), allowing for a contextualized understanding of interactions. The ultimate goal was to develop strategic and practical guidelines to enhance the PF's digital communication, aiming to reinforce its institutional legitimacy.
|
|
|
22
|
-
NAYARA MENEZES DE OLIVEIRA
-
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA POLÍCIA FEDERAL: ANÁLISE DO PAPEL DAS COMPRAS DE INOVAÇÃO
-
Orientador : MARINA FIGUEIREDO MOREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADALMIR DE OLIVEIRA GOMES
-
ANTONIO ISIDRO DA SILVA FILHO
-
JOSÉ EDUARDO FERREIRA LOPES
-
MARINA FIGUEIREDO MOREIRA
-
Data: 28/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A contratação pública tem sido uma ferramenta política valiosa para alcançar os resultados desejados na Administração Pública. Através da seleção e aquisição de tecnologias é possível aumentar a eficiência, eficácia e agilidade das atividades do setor público. No contexto da Polícia Federal do Brasil, as compras públicas de tecnologias inovadoras impactam diretamente a eficiência das atividades desenvolvidas pelos servidores, contribuindo para a modernização da Polícia Federal. Este estudo busca analisar os processos de compras que buscaram promover avanços tecnológicos na Polícia Federal, oferecendo uma oportunidade única para entender como a inovação pode ser adquirida no setor público. Serão analisados os artefatos elaborados no planejamento das contratações, como o Estudo Técnico Preliminar e o Termo de Referência das licitações realizadas pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Inovação (DTI) da Polícia Federal nos últimos cinco anos. A pesquisa avaliará o nível de inovação presente nas compras da DTI, identificando as barreiras e oportunidades de melhoria a fim de propor recomendações para otimizar os processos de aquisição. O estudo contribuirá para o entendimento de como as compras públicas podem ser uma ferramenta valiosa na promoção da inovação em setores estratégicos
-
Mostrar Abstract
-
Public procurement has been a valuable policy tool for achieving desired outcomes in public administration. Through the selection and acquisition of technologies, it is possible to enhance the efficiency, effectiveness, and agility of public sector operations. In the context of the Brazilian Federal Police, the procurement of innovative technologies directly impacts the efficiency of activities carried out by officers, contributing to the organization's modernization. This study aims to analyze the procurement processes that sought to promote technological advancements within the Federal Police, offering a unique opportunity to understand how innovation can be facilitated in the public sector. The research will examine the planning artifacts, such as the Preliminary Technical Study (Estudo Técnico Preliminar - ETP) and the Terms of Reference (Termo de Referência - TR), from procurements conducted by the Directorate of Information Technology and Innovation (DTI) over the past five years. The research will assess the level of innovation present in the DTI's procurements, identifying barriers and opportunities for improvement to propose recommendations for optimizing the acquisition processes. This study will contribute to understanding how public procurement can serve as a valuable tool for promoting innovation in strategic sectors
|
|
|
23
|
-
LUIZ CLAUDIO DE QUEIROZ RODRIGUES
-
COMPETÊNCIAS PARA O CARGO DE OFICIAL DE INTELIGÊNCIA: PROPOSTA DE MODELO BASEADO EM DESAFIOS ESTRATÉGICOS DA ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA NO BRASIL
-
Orientador : ANTONIO ISIDRO DA SILVA FILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTONIO ISIDRO DA SILVA FILHO
-
FRANCISCO ANTONIO COELHO JUNIOR
-
MARIANA CAROLINA BARBOSA REGO
-
MARINA FIGUEIREDO MOREIRA
-
Data: 29/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A Gestão por Competências (GPC) é uma abordagem estratégica que, lastreada por uma Modelagem de Competências (Competency Modelling) robusta e que identifica conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desempenho eficaz de uma função ou cargo, favorece o alinhamento de recursos humanos de determinada organização com seus objetivos estratégicos. No contexto dos Serviços de Inteligência, essa abordagem revela-se particularmente relevante, dado o alto grau de especialização e de complexidade das atividades realizadas por estas organizações. Lastreando-se em pesquisa bibliográfica e documental, além de realização de entrevistas com ex-gestores das áreas de Recursos Humanos, Ensino/Capacitação, Análise, Operações e Administrativa do órgão central de Inteligência do Estado brasileiro – a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) –, o presente trabalho busca investigar se a GPC vem sendo plataforma utilizada por esta organização em seus diferentes subsistemas, como o de recrutamento e seleção de colaboradores, formulação de trilhas de capacitação, processos de encarreiramento, mensuração de desempenho de equipes entre outros. Também é analisado se a GPC tem sido adotada por Serviços de Inteligência estrangeiros e por fim, lastreada na metodologia do Design Science Research, sugere-se um framework de competências para o cargo de Oficial de Inteligência da ABIN, visando fornecer orientações e estruturas de análise que permitam aos gestores da organização melhor compreender e, porventura, implementar e incrementar a GPC na ABIN.
-
Mostrar Abstract
-
Competency Management (GPC) is a strategic approach that, supported by robust Competency Modeling and which identifies knowledge, skills and attitudes necessary for the effective performance of a function or position, favors the alignment of human resources of given organization with its strategic objectives. In the context of Intelligence Services, this approach proves to be particularly relevant, given the high degree of specialization and complexity of the activities carried out by these organizations. Based on bibliographic and documentary research, in addition to conducting interviews with former managers in the areas of Human Resources, Teaching/Training, Analysis, Operations and Administrative of the central Intelligence body of the Brazilian State – the Brazilian Intelligence Agency (ABIN) –, this work seeks to investigate whether GPC has been a platform used by this organization in its different subsystems, such as recruiting and selecting employees, formulating training paths, career processes, measuring team performance, among others. It is also analyzed whether the GPC has been adopted by foreign Intelligence Services and finally, based on the Design Science Research methodology, a competency framework is suggested for the position of ABIN Intelligence Officer, aiming to provide guidance and analysis structures that allow the organization's managers to better understand and, perhaps, implement and increase GPC at ABIN
|
|
|
24
|
-
ANDRE LUIS DECCACHE DIAS
-
FACILITADORES E OBSTÁCULOS PARA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS RELATIVAS A CRIMES CIBERNÉTICOS: ESTUDO NA PERCEPÇÃO DE POLICIAIS FEDERAIS.
-
Orientador : CARLOS ANDRE DE MELO ALVES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLOS ANDRE DE MELO ALVES
-
CLEIDSON NOGUEIRA DIAS
-
JOAO MENDES DA ROCHA NETO
-
ALEXANDRE DOS SANTOS CUNHA
-
Data: 29/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O enfrentamento dos crimes cibernéticos apresenta-se como um desafio na atualidade, inclusive para as polícias em diferentes países. A este respeito, constata-se a necessidade de iniciativas sobre a gestão do conhecimento em atividades investigativas que se refiram a tais crimes. O objetivo geral desta pesquisa é descrever os facilitadores e os obstáculos para gestão do conhecimento em atividades investigativas relativas a crimes cibernéticos, na percepção de policiais federais. O quadro teórico-conceitual apresenta gestão do conhecimento (GC), facilitadores e obstáculos à GC, segurança cibernética, crimes cibernéticos e a estrutura das polícias brasileiras para investigações de tais crimes, enfatizando a Polícia Federal. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A coleta dos dados foi feita por meio de entrevistas com servidores da Polícia Federal, complementada pela coleta de documentos públicos e internos não sigilosos do referido órgão de segurança pública. Para tratamento dos dados empregou-se a análise documental e análise de conteúdo. Abordou-se na análise de conteúdo o teor do quadro teórico contendo facilitadores e obstáculos à GC, como também, a classificação dos facilitadores e dos obstáculos percebidos segundo os níveis individual, organizacional ou ambiental. Os principais resultados indicaram que os policiais percebem a definição de GC considerando oito elementos de conceito baseados na literatura. Além disso, foram identificados sete facilitadores e dez obstáculos à GC, previamente citados no quadro teórico-conceitual. Esses facilitadores e esses obstáculos não se distribuíram uniformemente entre os níveis organizacionais. Verificou-se que três facilitadores e dois obstáculos se vinculam ao nível individual; quatro facilitadores e sete obstáculos vinculam-se ao nível organizacional; e um obstáculo vincula-se ao nível ambiental. O resultado obtido nas pesquisas deu subsídios para a criação de material didático em forma de cartilha com potencial de uso por gestores e investigadores policiais que atuem na área de crimes cibernéticos. Capturar a percepção das dificuldades e dos processos bem-sucedidos na GC das investigações de crimes cibernéticos não apenas contribui para as unidades especializadas no tema, mas também para as organizações policiais envolvidas em investigações criminais, bem como para atividades correlatas que envolvam órgãos de segurança atuantes no setor público.
-
Mostrar Abstract
-
Combating cybercrime presents a contemporary challenge, including for police forces in various countries. In this context, there is a recognized need for initiatives concerning knowledge management in investigative activities related to such crimes. The general objective of this research is to describe the facilitators and obstacles to knowledge management in investigative activities related to cybercrimes, from the perception of federal police officers. The theoretical-conceptual framework encompasses knowledge management, facilitators and obstacles to its implementation, cybersecurity, cybercrime, and the structure of Brazilian police forces responsible for investigating such offenses, with emphasis on the Federal Police. To achieve this, a descriptive study with a qualitative approach was conducted. Data collection involved interviews with Federal Police officers, complemented by the analysis of public and non-confidential internal documents from the institution. Data were analyzed using document analysis and content analysis. The content analysis addressed the theoretical framework on facilitators and obstacles to knowledge management, as well as the classification of these factors according to individual, organizational, or environmental levels. The main results indicated that officers understand the concept of knowledge management in terms of eight elements derived from the literature. In addition, seven facilitators and ten obstacles to knowledge management were identified, all of which were previously addressed in the theoretical-conceptual framework. These facilitators and obstacles were not evenly distributed across analytical levels: three facilitators and two obstacles were linked to the individual level; four facilitators and seven obstacles to the organizational level; and one obstacle to the environmental level. The findings supported the creation of an educational product in the form of a guidebook, with potential application by managers and investigators working in the field of cybercrime. Capturing the perception of challenges and successful practices in knowledge management related to cybercrime investigations not only contributes to specialized units but also to police organizations involved in criminal investigations and to other security-related activities within the public sector.
|
|
|
25
|
-
RONALD DA SILVA DE MIRANDA
-
CONFORMIDADE DA POLÍCIA FEDERAL ÀS RECOMENDAÇÕES INTERNACIONAIS RELATIVAS ÀS ATIVIDADES INVESTIGATIVAS ENVOLVENDO CRIPTOATIVOS: UM ESTUDO BASEADO NA PERSPECTIVA INSTITUCIONAL
-
Orientador : CARLOS ANDRE DE MELO ALVES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLOS ANDRE DE MELO ALVES
-
CLEIDSON NOGUEIRA DIAS
-
LUCIANO ROSSONI
-
RAFAEL SOUSA LIMA
-
Data: 02/09/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A temática dos criptoativos é contemporânea e vem merecendo cada vez mais atenção dos governos, de órgãos e de entidades ligados à segurança pública, bem como à aplicação da lei de diversos países, verificando-se a disseminação de um conjunto de recomendações relativas às atividades investigativas sobre essa temática. O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar o grau de conformidade da Polícia Federal (PF) às recomendações internacionais relativas às atividades investigativas envolvendo criptoativos. O Quadro teórico-conceitual apresenta a perspectiva institucional e abrange aspectos conceituais e tipologias de respostas estratégicas à luz dessa perspectiva. Além disso, abordam-se os criptoativos, destacando-se os aspectos gerais, as investigações criminais, as práticas recomendadas internacionalmente e entidades nacionais envolvidas com o tema. Esta é uma pesquisa descritiva e qualitativa, com abordagem transversal. A coleta de dados abrangeu entrevistas obtidas até a saturação teórica com policiais federais selecionados entre os que participaram de investigações envolvendo criptoativos nos anos de 2019 a 2023, e um levantamento documental utilizado para validar as informações fornecidas pelos entrevistados. Para análise dos dados, empregou-se as técnicas de análise documental e de conteúdo. A análise de conteúdo considerou seis recomendações e dezoito detalhamentos dessas recomendações, baseados em fontes do Quadro teóricoconceitual. Os resultados permitiram identificar dezesseis detalhamentos entre dezoito possíveis e possibilitou a atribuição do grau de conformidade da PF às recomendações internacionais, conforme segue: quatro das seis recomendações analisadas receberam o grau “Conformidade”. As duas restantes receberam o grau “Customização”. Nenhuma recomendação recebeu o grau “Não conformidade”. Em complemento, foi proposto um Produto Técnico-Tecnológico, na forma de um processo não patenteável, que possibilita a autoavaliação do grau de conformidade de órgãos ou de entidades ligados à segurança pública às recomendações internacionais relativas às atividades investigativas envolvendo criptoativos. Este trabalho buscou trazer reflexões sobre as respostas estratégicas da PF às pressões institucionais relativas às investigações criminais envolvendo criptoativos, bem como contribuir para o aperfeiçoamento da instituição e de outros órgãos e entidades congêneres que atuem em investigações envolvendo criptoativos em qualquer geografia.
-
Mostrar Abstract
-
The topic of cryptoassets is a contemporary one that has been receiving increasing attention from governments, agencies, and entities involved in public security, as well as law enforcement in several countries. A set of recommendations regarding investigative activities on this topic has been disseminated. The overall objective of this research was to assess the Federal Police's (PF) compliance with international recommendations regarding investigative activities involving cryptoassets. The theoretical-conceptual framework presents the institutional perspective and covers conceptual aspects and typologies of strategic responses in light of this perspective. Furthermore, it addresses cryptoassets, highlighting general aspects, criminal investigations, internationally recommended practices, and national entities involved in the topic. This is a descriptive, qualitative study with a cross-sectional approach. Data collection included interviews conducted until theoretical saturation was achieved with federal police officers selected from among those who participated in investigations involving cryptoassets between 2019 and 2023, and a documentary survey used to validate the information provided by the interviewees. Document and content analysis techniques were used to analyze the data. Content analysis considered six recommendations and eighteen detailed descriptions of these recommendations, based on sources from the theoretical-conceptual framework. The results identified sixteen details out of a possible eighteen and enabled the Federal Police to assign their level of compliance with international recommendations, as follows: four of the six recommendations analyzed received a "Compliance" rating. The remaining two received a "Customization" rating. None recommendation received a "NonCompliance" rating. Additionally, a Technical-Technological Product was proposed, in the form of a non-patentable process, which will enable the self-assessment of the level of compliance of public security agencies or entities with international recommendations regarding investigative activities involving cryptoassets. This work sought to reflect on the Federal Police's strategic responses to institutional pressures related to criminal investigations involving cryptoassets, as well as contribute to the improvement of the institution and other similar agencies and entities involved in investigations involving cryptoassets in any geography.
|
|
|
26
|
-
JANAINA STAEL DE CARVALHO SILVA
-
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: DA EVASÃO À PERMANÊNCIA
-
Orientador : MARINA FIGUEIREDO MOREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADALMIR DE OLIVEIRA GOMES
-
CARLOS EDUARDO SANCHES DA SILVA
-
FRANCISCO ANTONIO COELHO JUNIOR
-
MARINA FIGUEIREDO MOREIRA
-
Data: 27/10/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Essa dissertação buscou compreender as causas da evasão discente e identificar ações institucionais capazes de promover a permanência, contribuindo para a expansão sustentável da EaD e para o alcance das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O estudo adotou abordagem qualitativa, de caráter descritivo, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com coordenadores de cursos de Administração Pública na modalidade EaD, vinculados a universidades federais que obtiveram conceito 4 ou 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, permitindo a identificação de fatores institucionais, individuais e tecnológicos associados à evasão e à permanência dos estudantes. Os resultados evidenciaram que a fragilidade na institucionalização da EaD nas universidades federais, a dependência de recursos externos, a ausência de políticas de apoio estudantil específicas e as dificuldades de conciliação entre estudo, trabalho e vida familiar estão entre os principais fatores que contribuem para a evasão. Por outro lado, boas práticas como o fortalecimento de núcleos de EaD, a valorização da tutoria, o uso de tecnologias inovadoras e o acompanhamento contínuo do desempenho discente mostraram-se determinantes para promover a permanência e a qualidade da modalidade. Como produto técnico-tecnológico, foi desenvolvido um Manual de Boas Práticas para gestores das IFES, que reúne diretrizes voltadas à redução da evasão e ao fortalecimento da institucionalização da modalidade sugeridas a partir das melhores práticas identificadas nos casos de sucesso. Este trabalho, portanto, contribui para o debate acadêmico e oferece subsídios práticos para gestores e formuladores de políticas, reforçando a EaD como ferramenta essencial de democratização e inclusão no ensino superior brasileiro.
-
Mostrar Abstract
-
Abstract: This dissertation sought to understand the causes of student attrition and identify institutional actions capable of promoting retention, contributing to the sustainable expansion of distance education and achieving the goals of the National Education Plan (PNE). The study adopted a qualitative, descriptive approach, collecting data through semi-structured interviews with coordinators of Public Administration distance education courses affiliated with federal universities that received a Preliminary Course Concept (CPC) of 4 or 5. The data were analyzed using content analysis, allowing us to identify institutional, individual, and technological factors associated with student dropout and retention. The results showed that the weak institutionalization of distance learning at federal universities, dependence on external resources, the lack of specific student support policies, and difficulties in balancing study, work, and family life are among the main factors contributing to dropout. On the other hand, good practices such as strengthening distance learning centers, valuing tutoring, using innovative technologies, and continuously monitoring student performance have proven crucial for promoting retention and quality in the modality. As a technical and technological product, a Good Practices Manual for IFES managers was developed, which brings together guidelines aimed at reducing dropout rates and strengthening the institutionalization of the modality, suggested based on best practices identified in successful cases. This work, therefore, contributes to the academic debate and offers practical insights for managers and policymakers, reinforcing distance learning as an essential tool for democratization and inclusion in Brazilian higher education.
|
|
|
27
|
-
MÁRIO CESAR LEAL JUNIOR
-
ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL NAS FRONTEIRAS A PARTIR DAS TEORIAS DA GOVERNANÇA COLABORATIVA E DA COOPERAÇÃO INTERAGÊNCIAS
-
Orientador : JOAO MENDES DA ROCHA NETO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOAO MENDES DA ROCHA NETO
-
LUCIANO ROSSONI
-
MARINA FIGUEIREDO MOREIRA
-
LUDMILA MENDONÇA LOPES RIBEIRO
-
Data: 29/10/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A gestão das fronteiras constitui um dos maiores desafios contemporâneos da administração pública brasileira, em razão da extensão territorial, da complexidade geopolítica e da crescente atuação de organizações criminosas transnacionais. O presente estudo analisa a atuação da Polícia Federal (PF) na segurança de fronteiras à luz das teorias da governança colaborativa e da cooperação interagências, buscando avaliar em que medida a instituição ajustou sua governança — interna e externa — após as auditorias operacionais realizadas pelo Tribunal de Contas da União (2014–2016). Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem mista, que integra análise documental-normativa, survey e dados empíricos de desempenho operacional, triangulados de forma a permitir a avaliação da maturidade institucional da PF no exercício da função de polícia de fronteira. O estudo adota como referência analítica o International Framework for Good Governance in the Public Sector (IFAC/CIPFA), examinando dimensões como estrutura organizacional, processos decisórios, gestão de recursos, coordenação interna e cooperação interinstitucional. Os resultados demonstram avanços normativos e operacionais significativos, especialmente após a criação do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF/2016), do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP/2018) e da Política Nacional de Fronteiras (PNFron/2024). Entretanto, persistem lacunas de institucionalização e assimetrias estruturais entre as unidades fronteiriças, indicando a necessidade de consolidação de mecanismos permanentes de governança, indicadores de desempenho e doutrina específica de policiamento de fronteira. Como produto técnico-tecnológico, apresenta-se um conjunto de propostas normativas, estruturais e procedimentais voltadas ao fortalecimento da governança e da cooperação interagências na Polícia Federal, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas e o fortalecimento da presença estatal em territórios sensíveis.
-
Mostrar Abstract
-
Border management represents one of the major contemporary challenges for Brazilian public administration, due to the country’s vast territorial extension, geopolitical complexity, and the growing influence of transnational criminal organizations. This study analyzes the performance of the Federal Police (PF) in border security through the theoretical lenses of Collaborative Governance and Interagency Cooperation, assessing the extent to which the institution has adjusted its internal and external governance following the operational audits conducted by the Federal Court of Accounts (TCU, 2014–2016). It is an applied research project with a mixed-methods approach, combining documentary and normative analysis, a survey, and operational performance data, triangulated to evaluate the institutional maturity of the PF in exercising its border policing function. The analytical framework is based on the International Framework for Good Governance in the Public Sector (IFAC/CIPFA), focusing on organizational structure, decision-making processes, resource management, internal coordination, and interagency cooperation. The findings indicate substantial normative and operational progress, particularly after the creation of the Integrated Border Protection Program (PPIF/2016), the National Public Security System (SUSP/2018), and the National Border Policy (PNFron/2024). However, persistent institutional gaps and structural asymmetries among border units reveal the need to consolidate permanent governance mechanisms, performance indicators, and a specific doctrine for border policing. As a technicaltechnological product, the research presents a set of normative, structural, and procedural proposals aimed at strengthening governance and interagency cooperation within the Federal Police, thereby contributing to the improvement of public security policies and reinforcing the State’s presence in sensitive border territories.
|
|
|
28
|
-
TIAGO CHAVES DE MIRANDA
-
Elementos principais da Governança Pública no planejamento aeroportuário na porção amazônica da Região Norte
-
Orientador : JOAO MENDES DA ROCHA NETO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADALMIR DE OLIVEIRA GOMES
-
FRANCISCO ANTONIO COELHO JUNIOR
-
JOAO MENDES DA ROCHA NETO
-
LUIZ ANDREI GONÇALVES PEREIRA
-
Data: 30/10/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A Região Norte do Brasil, caracterizada por extensos rios, baixa densidade populacional e grandes distâncias entre centros urbanos, depende fortemente do transporte aéreo como vetor de integração territorial e de acesso a bens e serviços essenciais. No entanto, o planejamento aeroportuário nessa região enfrenta desafios relacionados à governança pública, incluindo limitações institucionais, fragmentação de políticas e baixa coordenação entre os diferentes níveis de governo. Este artigo tem por objetivo identificar os fatores que impactam a governança pública no setor aeroportuário da Região Norte, analisando as percepções de atores governamentais federais diretamente envolvidos no planejamento e execução de políticas aeroportuárias. Utilizando metodologia qualitativa, baseada em análise documental e entrevistas semiestruturadas com representantes de órgãos federais — ANAC, Ministério de Portos e Aeroportos, COMAER, Polícia Federal e Presidência da República —, a pesquisa identifica fragilidades na coordenação interinstitucional, lacunas na participação social e assimetrias na capacidade técnica e financeira dos órgãos responsáveis. Os resultados indicam que o fortalecimento da governança pública e o aprimoramento dos mecanismos de cooperação intergovernamental são fundamentais para a efetividade das políticas de infraestrutura aeroportuária na Amazônia. Como produto técnico, propõe-se um Manual de Governança Aeroportuária voltado ao fortalecimento institucional e à eficiência das políticas públicas na Região Norte.
-
Mostrar Abstract
-
The Northern Region of Brazil, characterized by vast rivers, low population density, and large distances between urban centers, relies heavily on air transportation as a means of territorial integration and access to essential goods and services. However, airport planning in this region faces significant challenges related to public governance, including institutional limitations, fragmented policies, and weak coordination among different levels of government. This study aims to identify the factors that affect public governance in the airport sector of the Northern Region by analyzing the perceptions of federal government actors directly involved in the planning and implementation of airport policies. Using a qualitative methodology based on document analysis and semi-structured interviews with representatives from federal agencies — ANAC, Ministry of Ports and Airports, COMAER, Federal Police, and the Presidency of the Republic — the research identifies weaknesses in interinstitutional coordination, gaps in social participation, and asymmetries in the technical and financial capacities of the responsible entities. The findings indicate that strengthening public governance and improving intergovernmental cooperation mechanisms are essential for the effectiveness of airport infrastructure policies in the Amazon region. As a technical product, the study proposes an Airport Governance Manual aimed at institutional strengthening and enhancing the efficiency of public policies in the Northern Region.
|
|