O USO DE MODELOS TOPOGRÁFICOS DE IMPRESSÃO 3D INTEGRADO COM PRÁTICA DE CAMPO VIRTUAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ensino de Geografia; Maquete topográfica de impressão 3D; Interdisciplinaridade.
A partir dessa indagação, busca-se cumprir o seguinte objetivo geral: analisar o impacto da utilização do modelo topográfico de impressão 3D como recurso tecnológico no ensino do componente físico-natural relevo em atividade prática de campo virtual, conduzido por meio de resolução de situação-problema relacionada ao relevo geográfico do Parque Distrital Ponte Alta do Gama, com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, em duas escolas públicas no Gama-DF. Como metodologia de trabalho, opta-se pela abordagem qualitativa (Marconi e Lakatos, 2008) e outras abordagens complementares. Além disso, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo como modalidades metodológicas fazem parte do percurso investigativo. Como resultado da pesquisa, foram identificados diversos desafios e potencialidades no uso da maquete de impressão 3D no ensino de Geografia, a saber: o uso dos materiais tecnológicos como recursos didáticos e a introdução da tecnologia nas aulas de Geografia, pois a escola nem sempre tem Internet disponível ou o professor não está preparado para o uso desses recursos. Quanto às potencialidades, a oportunidade em ampliar o conhecimento sobre o Parque Distrital Ponte Alta do Gama, a provocação da curiosidade, que motivou os alunos a participar da oficina pedagógica e da resolução das situações-problema, além do material tridimensional, que torna mais clara a abstração do conteúdo. O modelo 3D é um material de alta durabilidade e leve, podendo ser transportado para qualquer lugar. Portanto, o uso da maquete 3D é viável, ampliando a aprendizagem não só do aluno, mas também do professor, que precisará estudar para utilizar o material em sala de aula.