Banca de DEFESA: Juanice Pereira Santos Silva

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Juanice Pereira Santos Silva
DATA : 14/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: remoto
TÍTULO:

O USO DE MODELOS TOPOGRÁFICOS DE IMPRESSÃO 3D INTEGRADO COM PRÁTICA DE CAMPO VIRTUAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Geografia; Intervenção pedagógica; Prática de campo virtual; Ensino e aprendizagem; Modelo topográfico de impressão 3D


PÁGINAS: 167
RESUMO:

O ensino de Geografia necessita de reflexão e de análise crítica, é preciso de incremento metodológico que otimize a construção do pensamento geográfico e que possibilite o docente a acompanhar o ritmo do avanço tecnológico e das transformações que ocorrem na sociedade, faz-se necessário incluir na práxis o trabalho de campo e diversificar os recursos didático para que as aulas de Geografia sejam prazerosas e facilitadoras do processo de aprendizagem dos estudantes. Entende-se que o ensino de Geografia direciona o estudante a ler o mundo, por meio da percepção do espaço cotidiano, da construção e transformação da paisagem natural na relação sociedade e natureza. A partir do exposto o trabalho se desenvolve com a realização de uma intervenção pedagógica, com o uso de material tecnológico, na qual há a integração de modelos topográficos de impressão 3D e atividades práticas de campo virtual. A pesquisa parte da seguinte questão problematizadora: de que maneira a integração de modelos topográficos de impressão 3D e atividades práticas de campo virtual podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental da educação básica? Em busca de respostas para o questionamento, a pesquisa tem o seguinte objetivo geral: analisar o impacto da utilização do modelo topográfico de impressão 3D como recurso tecnológico no ensino do componente físico-natural relevo em atividade prática de campo virtual. Como metodologia, optou-se pela abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica e trabalho de campo. a investigação propôs também, conduzir o estudo por meio de resolução de situações-problemas no recorte espacial onde a pesquisa foi realizada, no caso o Parque Ecológico e Vivencial da Ponte Alta, na Região Administrativa do Gama, Distrito Federal. Os sujeitos que participaram dos trabalhos são estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas da cidade. A investigação concluiu que com o uso do modelo topográfico 3D integrado com a prática de campo virtual nas aulas de Geografia, os estudantes assimilaram com maior facilidade os conteúdos trabalhados. Além disso, identificou-se que há desafios a serem superados, mas as possibilidades do uso desses materiais tecnológicos como recurso didáticos promoveu a visibilidadedo Parque Ecológico, desenvolveu o sentimento de preservação do local, diversificou a metodologia para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, mostrando as potencialidades da intervenção pedagógica para a construção dos conhecimentos geográficos.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - GICÉLIA MENDES DA SILVA - UFS
Interna - ***.800.769-** - MARILIA LUIZA PELUSO - UnB
Interno - 1762987 - RAFAEL RODRIGUES DA FRANCA
Externa à Instituição - REGINA CÉLIA DE CASTRO PEREIRA - UEMA
Presidente - 1122824 - RUTH ELIAS DE PAULA LARANJA
Notícia cadastrada em: 14/01/2025 13:40
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