Banca de QUALIFICAÇÃO: ISMAEL CABRAL MENEZES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISMAEL CABRAL MENEZES
DATA : 28/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: PPGA
TÍTULO:

GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DAS UNIDADES REGIONAIS DA POLÍCIA FEDERAL


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão de Recursos Humanos; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Polícia Federal (PF); Clima Organizacional e Satisfação no Trabalho; Intenção de Rotatividade; Dimensionamento e alocação de força de trabalho; Metodologia e Normatização; Pesquisa Mista e Modelagem Computacional.


PÁGINAS: 36
RESUMO:

Esse projeto de pesquisa busca analisar as melhores estratégias que podem ser adotadas pela Polícia Federal para melhorar a gestão de recursos humanos nas unidades regionais de Tecnologia da Informação. Uma correta gestão de recursos humanos pode melhorar o clima organizacional e a qualidade de vida no trabalho desses profissionais na Polícia Federal. Melhores condições de trabalho tendem a aumentar a satisfação profissional e a retenção de pessoal na área, evitando constantes evasões e doenças laborais. Profissionais qualificados, capacitados e motivados prestam serviços públicos com maior eficiência, eficácia, efetividade e excelência. Objetivando desenvolver um estudo sobre a Gestão Estratégica de Recursos Humanos para a área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Polícia Federal, essa pesquisa busca apontar soluções para melhorar a gestão de pessoal da área, o clima organizacional e a qualidade de vida (QVT) dos profissionais da área. Para identificar problemas na gestão de recursos humanos da área de TIC e no clima organizacional das unidades regionais, realizaremos pesquisas mistas (quantitativas e qualitativas). Utilizaremos formulários com escala do tipo Likert para avaliar a satisfação no trabalho (EST) em cinco dimensões (colegas, salário, chefia, natureza do trabalho e promoções). Além disso, investigaremos a intenção de rotatividade (EIR) para avaliar o grau de insatisfação e desejo de evasão. A pesquisa utilizará de modelagem computacional para propor fórmula para determinar a alocação adequada para cada unidade regional de TIC da Polícia Federal. Tal metodologia poderá ser normatizada dentro do Capítulo de Gestão de Pessoas do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Polícia Federal (PDTIC/PF). O produto técnicotecnológico (PTT) objetivado é a metodologia para cálculo da força de trabalho adequada para cada unidade regional de TIC da PF, e de forma secundária, parte da norma regulatória que defina a gestão estratégica de recursos humanos da área de Tecnologia da Informação da Polícia Federal, dentro do Capítulo de Gestão de Pessoas do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTIC). O adequado dimensionamento da força de trabalho para a área e a garantia de efetivo mínimo, em especial, para as suas unidades regionais podem trazer melhoria no clima organizacional e maior satisfação no trabalho, diminuindo as evasões setoriais e as doenças laborais relacionadas. Utilizar ferramentas científicas para formular essa modelagem e esse dimensionamento poderá trazer uma mudança de paradigma para a área de TI da Polícia Federal, em virtude da inexistência de metodologias específicas para a gestão de recursos humanos de TIC na Polícia Federal.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DAVID NADLER PRATA - UFT
Presidente - 1719954 - FRANCISCO ANTONIO COELHO JUNIOR
Interno - ***.185.537-** - JOAO MENDES DA ROCHA NETO - UnB
Interna - 1762431 - MARINA FIGUEIREDO MOREIRA
Notícia cadastrada em: 26/06/2024 11:16
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app23.sigaa23