LÓGICAS INSTITUCIONAIS E A DUALIDADE ENTRE CULTURA E PRÁTICA NA RESILIÊNCIA DA SEGURANÇA DA AVIAÇÃO CIVIL
cultura de segurança; lógicas institucionais; segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita.
A cultura organizacional possui um papel importante na proteção de infraestruturas críticas. No setor da aviação civil e da energia atômica, há um histórico do uso do conceito de “cultura de segurança”, a qual possui um significado amplo e abstrato, o qual refletiria aspectos de segurança na cultura organizacional. Ao buscar aliar a utilização prática do termo “cultura de segurança” com o embasamento teórico das lógicas institucionais, este trabalho apresenta uma interpretação da cultura de segurança por duas perspectivas. A primeira diz respeito à forma como as organizações reconhecem a segurança da aviação civil e dão sua devida importância, como em decisões, ações de supervisão e investimentos na organização. Sendo assim, busca-se analisar a centralidade da instituição segurança da aviação civil, assim como eventuais conflitos que possam existir com outras instituições, em especial a instituição mercado e a instituição segurança operacional. A segunda perspectiva de definição da cultura de segurança diz respeito à avaliação das práticas de segurança da organização, se são realmente internalizadas por seus profissionais ou são implementadas de forma meramente cerimonial. Julga-se que uma melhor compreensão entre a dualidade entre a cultura organizacional com a prática, pode auxiliar na identificação de fragilidades, as quais se bem geridas podem contribuir para maior resiliência da segurança. Para alcançar seus objetivos, o presente estudo apresenta uma proposta de estudo quantitativo e qualitativo, o qual envolve a aplicação de “surveys” com profissionais de segurança, observação de práticas de segurança, entrevistas com gestores, assim como a consulta a registros documentais sobre características da organização e aspectos das lideranças. Essa ferramenta de pesquisa está disponível como um produto técnico tecnológico o qual pode ser replicado ou evoluído. De forma a validar a ferramenta, será promovido um estudo de caso em três aeroportos brasileiros de grande porte, os quais foram nomeados como “A”, “B” e “C”, sendo que o presente estudo também apresenta uma análise dos seus resultados como um exemplo de uso da metodologia.